Papelaria virtual

Quer saber como montar uma papelaria virtual? Veja aqui!

Você já deve ter ouvido falar que o e-commerce teve um alto crescimento, especialmente após o início da pandemia de Covid-19. Não apenas isso, mas o interesse por materiais de escritório e artigos escolares também aumentou consideravelmente nos últimos anos. É nesse contexto que abrir uma papelaria virtual se torna uma ótima ideia de negócio.

Seja pra montar um escritório de home office, seja pra atividades do dia a dia, os artigos de papelaria são úteis pra muitas pessoas. No entanto, pra se destacar nessa área, é preciso oferecer um atrativo aos clientes visando garantir a fidelidade.

Por esse motivo, na hora de criar um planejamento estratégico pra montar a sua papelaria virtual, é importante considerar que ter um diferencial é o que faz com que uma marca se destaque no mercado com concorrência online

Está pensando em abrir uma papelaria virtual, mas não sabe como começar? Conte com a gente nessa jornada! Acompanhe este post e veja ótimas dicas pra tirar os planos do papel e ter um negócio de sucesso!

Conheça o público-alvo

O primeiro passo pra direcionar o plano de vendas da papelaria, pra escolher os produtos a serem comercializados e pra criar ações de marketing é definir o público-alvo. Comece se perguntando pra quem você deseja vender.

A partir dessa definição, é possível:

  • ir em busca de fornecedores;
  • criar uma identidade visual pra marca que converse com o público;
  • planejar as principais estratégias de marketing pra chamar atenção dos seus clientes ideais;
  • montar um estoque;
  • entre outras providências fundamentais para o início de uma loja.

Ao começar a estruturar o seu planejamento, é importante também definir o orçamento limite pra investir, pensando sempre em deixar uma reserva pra emergências e uma quantia para o fluxo de caixa. Com isso, é possível manter a loja funcionando até que os retornos financeiros comecem a aparecer. 

Escolha produtos de qualidade

A qualidade dos produtos é outra das prioridades pra uma papelaria virtual. Nesse caso, é sempre importante considerar que os seus clientes não conseguem ter um contato físico com os produtos antes de comprá-los.

Desse modo, seria bastante desagradável se uma pessoa conhecesse a sua loja, fizesse uma compra e, ao recebê-la, notasse que o produto é de uma qualidade inferior ao que esperava, não é mesmo? 

Pra evitar esse tipo de situação que pode impactar negativamente a imagem da sua loja e pra se certificar de que a sua papelaria virtual ofereça sempre produtos relevantes, é fundamental entrar em contato com fornecedores confiáveis e optar por materiais de qualidade garantida.

Aposte em boas fotos

Outro ponto negativo de os clientes não terem contato com os produtos da papelaria virtual antes de concluir a compra é que não é possível avaliar a estética dos materiais. Nesse ramo, a boa aparência e a qualidade do acabamento são fundamentais pra encantar o cliente.

É por isso que não é apenas com a qualidade dos materiais que você deve se preocupar ao abrir a loja. Garantir que cada produto seja registrado com uma foto atraente e que permita ver os detalhes do item também é um ponto crucial para o sucesso de sua papelaria virtual.

Inclusive, tirar boas fotos dos seus produtos é o que pode fazer com que as fraquezas desse tipo de negócio se tornem uma força. Afinal, ao capturar imagens de qualidade, com boa iluminação e em ângulos que favorecem o produto, é possível torná-lo ainda mais atraente para os clientes.

Além disso, é interessante ressaltar que boas fotos dos produtos podem ajudar a loja não apenas no site de compras como nas redes sociais. Desse modo, ao garantir a qualidade das imagens, você ainda contribuirá pra produção de um conteúdo relevante pra encher os perfis da papelaria virtual, atraindo ainda mais clientes.

Faça parcerias

No início de um negócio, ter parcerias faz toda a diferença. No entanto, até mesmo pra isso é importante prezar pela qualidade. Vale ressaltar que ter a marca associada a uma empresa ou uma pessoa que não tem uma boa imagem no mercado traz um impacto muito negativo para o sucesso da loja.

Em contrapartida, receber a divulgação de pessoas e de empresas reconhecidas no nicho em que a sua loja atua é ótimo pra aumentar a credibilidade de sua papelaria e fazer com que o seu público-alvo se aproxime.

Uma dica que vale muito a pena atualmente é criar parcerias com influenciadores digitais, como com o envio de alguns de seus produtos em troca de divulgação. Além disso, marcar presença nas redes sociais e fazer promoções de inauguração ou em datas comemorativas são boas práticas de marketing, principalmente pra produtos com conteúdo que desperta interesse visualmente, como é o caso da papelaria.

Escolha uma boa plataforma pra papelaria virtual

Faz parte também do seu planejamento a escolha de um ambiente pra vender os seus produtos. É sempre importante destacar que uma boa plataforma de vendas virtuais é fundamental pra garantir o sucesso no negócio.

Por esse motivo, na hora de montar o seu e-commerce, busque sempre um site responsivo, seguro e com boa usabilidade. O ideal é que toda a jornada de compra do cliente seja simples e com o mínimo de obstáculos possível.

Outra opção muito relevante é vender em um marketplace. Esses são espaços que reúnem as mais variadas lojas, dos mais diversos nichos. Por receber um grande volume de clientes diariamente, é muito mais fácil, pra um negócio que está começando, conseguir uma boa visibilidade.

Sem contar que um marketplace como o do Magalu é capaz de simplificar muito a criação de um espaço pra vendas online, tendo em vista que oferece todos os recursos necessários e um ótimo suporte aos parceiros. Desse modo, as suas preocupações podem se voltar em atrair os clientes e garantir a qualidade dos serviços.

Gostou da ideia de abrir uma papelaria virtual? Na prática, ao montar um bom planejamento, a missão não é tão difícil quanto parece. A jornada vai ser ainda mais incrível ao contar com o apoio de um marketplace. Afinal, você tem ao seu dispor uma plataforma pronta pra cadastrar os produtos e aumentar as vendas logo no início do negócio.

Estas dicas inspiraram você a ir em busca do seu sonho de ter uma papelaria virtual? Então, assine a nossa newsletter e não perca os nossos conteúdos. Assim, você tem acesso a muito mais dicas valiosas!

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