pdv online

O que significa PDV online e como eles funcionam na prática?

Obviamente, para qualquer varejista, gerar vendas é uma grande preocupação. Quando o ambiente for em marketplaces, essa preocupação vem com certos tipos de possibilidades. E é nessa hora que entra o PDV online. 

Mas, afinal de contas, como é possível fazer um Ponto de Venda (PDV) digital se não temos uma estrutura física, Magalu? Esse é o grande ponto de atenção porque, para conseguir divulgar produtos, não é necessário que isso seja feito em um ambiente físico.

As ações para conquistar novos clientes e ficar com os atuais engajados, mantendo-os consumidores, devem ser colocadas com prioridade. E, pensando nisso, esse tipo de prática é uma das melhores opções e seu cliente é quem sai ganhando.

Você sabe como essa ferramenta funciona? Então vem com a gente porque o Magalu vai te explicar o que mais é preciso saber sobre o assunto agora mesmo. Acompanhe!

Como o PDV online funciona?

Originalmente, PDV ou Ponto de Venda é uma prática bastante comum entre os varejistas. Focado em merchandising, a ideia consiste em promover um contato entre o público com um produto, uma linha de produtos ou até uma marca como todo.

Entretanto, como podemos gerar esse tipo de aproximação entre seus consumidores quando estamos dentro do ambiente digital? Bem, quando falamos sobre PDV online, a ideia consiste em uma ferramenta de gestão de vendas online, criada exclusivamente para esse mercado. 

A partir dele, esse sistema ERP permite que todos os processos ligados à compra digital sejam automatizados. Quando falamos de marketplace, essa tecnologia oferece mais autonomia aos parceiros no controle de seus produtos.

Isto é, desde o controle de gestão de estoque até as atividades financeiras relacionadas à compra do cliente, como a emissão de nota fiscal e a gestão de pagamentos. Dessa forma, o PDV online oferece uma visão completa de todo o percurso do seu negócio, mostrando quais são os gargalos processuais que podem afetar diretamente os indicadores do negócio.

Quais são as principais funcionalidades do PDV online?

Sabendo da necessidade em tornar os resultados cada vez mais precisos e atender com eficiência a sua demanda, o PDV online é considerado um braço direito para os empreendedores de um marketplace.

Confira a seguir quais são as principais funções que eles têm a oferecer. Acompanhe.

Frente de Caixa

Essa é uma das principais tendências em qualquer segmento do varejo. A ideia da frente de caixa é a de que o consumidor possa fazer todo o processo de compra sem nenhum contato com um profissional.

Assim, o e-commerce precisa estar preparado para entregar todas as informações necessárias que o cliente precisa e realizar a jornada de compra para ele como se estivesse sendo atendido por alguém.

Logística Integrada e Gerenciamento de Estoque

A agilidade no recebimento dos produtos é, sem sombra de dúvidas, uma das principais preocupações em termos de experiência do consumidor. Portanto, um sistema como esse deve estar integrado com os centros de distribuição e identificando os métodos mais ágeis para entrega.

Além disso, outro mecanismo que podemos observar com a logística integrada é o acompanhamento do estoque — e essas informações estarão presentes dentro da plataforma. Por exemplo, quando um produto apresenta uma grande saída e cessa o estoque, automaticamente o marketplace não apresentará mais o produto como disponível. Assim, evitamos falhas em vendas de produtos indisponíveis.

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Fazer todo o processo de gestão financeira em uma empresa nem sempre é um trabalho fácil — ainda mais quando o assunto é referente às questões tributárias e contábeis. Nesse sentido, um bom PDV online deve contar com um emissor de nota fiscal eletrônica.

Assim que o consumidor finaliza sua compra, o sistema automaticamente já deve gerar o documento fiscal e enviar para ele. Mas a automatização da ferramenta vai além disso: para garantir que o marketplace esteja cumprindo suas regras, o sistema também manda a NF para as secretarias da fazenda estaduais e/ou municipais.

Gestão Financeira

Ainda sobre a gestão financeira, como podemos fazer isso, acompanhando todos os indicadores em tempo real, principalmente aqueles voltados para as vendas?

Um bom sistema de gestão de PDV online faz esse monitoramento sozinho, permitindo que os empreendedores conheçam o ritmo de vendas, de campanhas e de resultados sem muito esforço. Com esses dados em mãos, é possível tomar as melhores decisões para evitar que o faturamento seja abaixo do esperado. 

Como escolher o ideal?

Mesmo com todas as benfeitorias relacionadas ao PDV online, esse sistema de gestão de vendas precisa ser bem escolhido. Do contrário, nenhum desses resultados serão gerados e o efeito pode ser contrário, trazendo mais prejuízos, afetando a dinâmica do negócio e, também, a satisfação do consumidor.

Confira alguns itens fundamentais para quem deseja implementar a tecnologia no seu negócio:

  • empresa de confiança;
  • se as funções atendem à demanda;
  • níveis de integração com marketplace;
  • níveis de segurança de dados.

Com esses critérios em mãos, você poderá contar com uma ferramenta que auxiliará a controlar toda a cadeia de compra dos seus clientes, além de ter um fornecedor de confiança que o dará suporte nos momentos em que seu negócio demandar mais funcionalidades.

Por que optar por um marketplace consolidado no mercado?

Em resumo, não basta que você tenha um bom PDV online em mãos para garantir o sucesso do seu negócio. É preciso contar com um marketplace que já esteja consolidado no mercado. Isso porque, no geral, a empresa parceira que já atua no mercado “empresta” seu nome, gerando mais confiança, mesmo para organizações que são novas no mercado.

Considerando o contexto atual, onde muitos crimes virtuais acontecem dia a dia, é preciso investir em uma empresa que, além de fornecer segurança para você e seus consumidores, também impulsione seu negócio, promovendo suas vendas com mais facilidade.

Como pudemos observar neste artigo, o PDV online é um grande aliado para gerar percepção dos seus produtos em seus clientes. Ele será responsável por garantir bons resultados para o seu negócio. Entretanto, não basta que seja qualquer marketplace. Ele deve ser um consolidado no mercado, para que, assim, você consiga conquistar uma maior percepção de valor para seu negócio.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então aproveite e conheça o grupo do Magalu no Facebook! Lá você poderá conhecer várias pessoas que estão crescendo no mercado conosco, além de ter mais acesso a mais informações que ajudarão muito em suas vendas. Não perca tempo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa