personalização de produtos

Como fazer a personalização de produtos? Entenda a importância!

Em um mercado cada vez mais competitivo, adotar estratégias de venda online pra se destacar entre os concorrentes e fidelizar clientes é fundamental. Entre elas, uma que merece atenção especial é a personalização de produtos.

Basicamente, o processo está muito ligado à contínua mudança comportamental dos consumidores. Como você deve saber, uma parte deles guarda um enorme potencial pra se tornar cliente da sua empresa.

Nesse sentido, saber por que e como customizar aquilo que sua marca tem a oferecer faz diferença no resultado. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir uma nova forma de conquistar seu público-alvo? Continue com a gente a seguir!

O que é a personalização de produtos?

Se já era tendência nos últimos anos, rapidamente a personalização de produtos se transformou em realidade. Pautada em cada novo lançamento, trata-se de dos mecanismos usados pelas empresas pra conceder um caráter singular à sua linha de itens comercializados.

Na prática, o conceito se refere ao ato de dar um toque particular aos produtos, mesmo que eles sejam produzidos em larga escala. Um bom exemplo são os cartões de crédito customizáveis. Além de escolher nome e sobrenome impresso, alguns clientes podem selecionar a cor do seu cartão — tudo depende, é claro, da instituição financeira em questão.

O ponto é que: seja qual for o porte da organização e seu ramo de mercado, personalizar seus produtos é uma das técnicas de crescimento dos negócios que veio pra ficar. Se é possível fazer isso com itens que há nem tanto tempo assim eram idênticos, basta imaginar o que pode ser feito com certos nichos de mercado, como o de vestuário.

Qual é a sua importância?

Toda a ideia que respalda essa necessidade de personalização gira em torno da crescente exigência do público consumidor. Atentas às novas possibilidades de criações, impulsionadas pelo avanço tecnológico, as pessoas começaram a não se limitar à qualidade e funcionalidade do produto em si.

Elas estão de olho na qualidade da experiência de compra proporcionada pela marca por meio de seus itens. Além disso, quando tudo fica muito parecido e surge um número grande de empresas que atuam em um mesmo setor, é preciso saber como se diferenciar.

Nesse contexto, a escolha pela loja A em detrimento da B é baseada em detalhes. A conquista do cliente reúne diversos elementos, como uma arquitetura interna convidativa e trilha sonora ambiente agradável. Em plataformas pra e-commerce, o efeito é o mesmo, mas substituído pela ótima composição e fluidez da navegação pelo site.

Se, além disso, você exibir um produto capaz de gerar aquele sentimento de “isso é minha cara”, sua marca tem grandes chances de ganhar um lugar especial na memória de uma pessoa. Às vezes, a simples existência de uma versão com a cor preferida já é o bastante pra fechar a venda.

Agora, admita a possibilidade de deixar o produto com a tonalidade desejada pelo cliente ou adicionar algum outro detalhe que cause a sensação de exclusividade. Sim, o efeito é ainda maior do que aquele anterior, que já é, por si só, efetivo pra atrair clientes.

Se fôssemos resumir, poderíamos dizer que a personalização de produtos transmite uma imagem de criatividade atrelada à capacidade de propiciar novidades com certa frequência. Na mente do cliente, isso permite que ele se lembre da marca sempre que quiser conferir as novidades com relação ao que ela produz.

Quais são as vantagens?

A partir do início desse relacionamento promissor e duradouro entre empresa e seu público-alvo, diversos benefícios começam a aparecer. A gente selecionou alguns deles pra você.

Ampliação da satisfação dos clientes

Da mesma forma que ninguém gosta de retornar a lojas ou sites que ocasionaram alguma experiência frustrante, as pessoas são propensas a voltarem aos lugares que lhes deixaram boas lembranças.

A customização de produtos exerce um papel importante nesse aspecto, pois cria um sentimento de valorização em quem consome. Ao entrar em contato com algo distinto do que encontrou em suas andanças pela internet, o cliente percebe que houve uma preocupação em tentar surpreendê-lo positivamente.

Aumento das vendas

Consequência do fator anterior, o número favorável das vendas é uma vantagem mais do que evidente. Queremos salientar a influência de seus produtos de destaque sobre indicações de seus clientes pra futuros novos consumidores.

Maior divulgação da marca

Dando sequência às demais vantagens, a marca do seu negócio se torna muito mais popular entre as pessoas que, de fato, interessam. Trata-se daquelas que preenchem os requisitos do perfil ideal de cliente da sua empresa.

São justamente as pessoas que se identificam com os produtos da marca e os valores defendidos por ela que fornecem consistência à sua base de faturamento. Em outras palavras, elas tendem a comprar com maior frequência, enquanto outros consumidores podem aparecer de vez em quando.

Sim, cada venda conta a favor do desenvolvimento do seu negócio. Contudo, é preciso saber priorizar determinados itens do catálogo, bem como os compradores mais constantes.

Como realizar a personalização de produtos?

Ciente do que você tem a ganhar com isto, resta saber como colocar o processo de customização de produtos em prática. Para tanto, a dica é seguir alguns aspectos.

Foque as necessidades dos clientes

Sem dúvida, um dos pontos principais se refere a atender às expectativas dos seus clientes. Então, o princípio básico de um item personalizado é não perder de vista o teor funcional dele.

Note que a intenção não se limita a ofertar algo mais colorido ou esteticamente elegante. Na verdade, você deve pensar a personalização como um incremento que agregue valor ao produto.

Peça feedbacks

Pra facilitar a visualização do que seus clientes valorizam, é simples: pergunte a eles o que pensam. Desse modo, peça feedbacks e analise-os cuidadosamente junto aos seus parceiros de negócio.

Realize testes

Feedbacks só fazem sentido se forem considerados no processo de mudança que estiver em curso. Dito isso, lembre-se de ir devagar. Antes de criar algo em larga escala, prefira observar e avaliar qual é a reação das pessoas perante as novidades. Ao verificar quais detalhes agradam mais, você conhecerá aqueles que merecem maior investimento e, quem sabe, um toque diversificado.

Sujeita a ainda passar por muitas transformações, a personalização de produtos simboliza a importância de observar as mais leves nuances do perfil comportamental dos consumidores. Faça isso e certamente já estará alguns passos à frente da concorrência. Nesse processo, contar com uma plataforma de marketplace pode ajudar bastante, além de contribuir para o atendimento das necessidades do negócio.

E aí? Já está pensando em como personalizar os principais produtos da sua empresa? Comente aqui pra gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa