phygital

Saiba o que é phygital e quais são os impactos em sua empresa

De modo geral, a presença cada vez mais intensificada do mundo digital em nossas vidas se deve à incrível velocidade de lançamento de novas tecnologias. Elas, por sua vez, estão associadas tanto a dispositivos eletrônicos quanto à parte de sistemas e softwares.

Em meio a tudo isso, também somos envolvidos pelo surgimento de diversos conceitos inovadores. Às vezes, eles são constituídos em uma única palavra, como é o caso do phygital.

Pra quem deseja iniciar um e-commerce de sucesso, ficar por dentro das tendências e mudanças desse universo é fundamental. Por isso, você deve não apenas saber o que é esse phygital, mas igualmente ficar a par das consequências que ele proporciona na trajetória do seu negócio online.

Quer entender melhor como essa visão ajuda seu marketplace a vender mais? Vem com a gente na sequência!

O que é phygital e por que ele é tão importante para o seu negócio?

Embora esteja em inglês, o significado da mensagem transmitida por phygital é de fácil assimilação. Basta ter em mente que o “phy” (que vem de physical) se refere ao nosso “fi”, de físico. O restante é ainda mais tranquilo e nos dá o sentido da nova palavra: físico e digital.

Na prática de quem tem uma loja física e outra virtual — independentemente dos sistemas para marketplace utilizados —, o phygital remete à união desses dois ambientes. Não à toa, ele tem uma forte ligação com o omnichannel.

Graças às melhorias da internet e aos smartphones avançados que temos hoje em dia, é possível criar sites e aplicativos com uma extensa gama de recursos. Isso faz com que o consumidor tenha acesso a um número maior de detalhes a respeito da loja, das características do produto, da origem dos itens etc.

A parte física do estabelecimento aparece na hora de oferecer às pessoas a possibilidade de ver o produto de perto. Assim, uma cena cada vez mais comum é a de consumidores que visitam a loja física, mas preferem finalizar a compra por algum meio digital.

Muitas vezes, eles preferem simplesmente adquirir o produto por site ou app, mas buscar na loja. Quanto antes as empresas aderem a essa inevitável integração entre os ambientes físico e digital, mais chances elas têm de atrair clientes.

Funciona assim: com tantas opções disponíveis no mercado, as pessoas tendem a escolher aquelas que estejam alinhadas às suas expectativas. Então, se você também tem uma loja física, precisa conectá-la à ala digital, e não colocar barreiras entre as duas, como ocasionalmente acontece. 

Como aplicar o phygital em sua estratégia?

As organizações que rapidamente perceberam a importância do phygital contam com o sucesso há um bom tempo. Basicamente, é necessário enxergar o ambiente digital e tudo o que estiver associado a ele como uma extensão da loja física.

Nesse sentido, é possível explorar as mais variadas estratégias, perfeitas pra interligar esses dois mundos de maneira espontânea e ágil.

Use o marketing de conteúdo

Uma das maneiras mais eficazes de criar essa conexão é por intermédio do marketing digital para e-commerce. Nele, queremos destacar o papel da criação de conteúdo gratuito e de qualidade para o público do seu marketplace.

Com artigos, infográficos, e-books e vídeos, sua loja tem uma grande oportunidade de chamar a atenção de pessoas que realmente se interessam por ela. À medida que elas se deparem com conteúdos de qualidade, a marca do seu negócio passa a solidificar sua credibilidade no mercado. Assim, ela caminha pra se tornar, no tempo dela, uma referência de respeito.

Seja mobile

Como até já adiantamos em um momento anterior, os smartphones modernos foram determinantes pra impulsionar todo esse movimento do phygital. Isso porque conseguimos fazer praticamente qualquer coisa desde que tenhamos conexão com a internet e um desses dispositivos em mãos. E é exatamente esse o comportamento do chamado consumidor digital.

Pra mostrar que seu marketplace existe e conquistá-lo, você precisa garantir que seu negócio seja acessado de modo intuitivo e fluido em qualquer plataforma. Entre outras coisas, isso significa que é necessário desenvolver bons apps e assegurar que os sites estejam otimizados para o mobile.

Sabe quando a gente tenta acessar o site de uma empresa pelo navegador do celular e o layout aparece distorcido e estranho? Pois é sobre isso que estamos falando: certifique-se de que sua plataforma esteja funcionando adequadamente tanto em desktops como em dispositivos móveis. Ao vender no Magalu Marketplace, você pode ficar bem tranquilo quanto a isso.

Marque presença online

Outro aspecto que merece ser destacado é a própria abrangência da sua marca no meio online. Aqui, o ponto principal é a criação e a administração apropriada de perfis do seu marketplace nas redes sociais.

Em um primeiro momento, vale a pena concentrar as ações no Facebook, Instagram e YouTube. No entanto, nada o impede de explorar outros campos, como Twitter, LinkedIn e TikTok.

As escolhas e a elaboração das estratégias mudam de acordo com o perfil da persona do negócio e outras variáveis. Por sinal, isso lembra a importância de se atentar à linguagem usada, pois ela deve, como podemos dizer, falar a língua dos seus potenciais clientes.

Tenha a tecnologia como aliada

Além dos celulares de cada consumidor, também é interessante pensar em outras maneiras de promover a máxima integração entre o online e o offline. Um bom exemplo são aqueles totens, que disponibilizam o acesso e a compra de itens comercializados pela loja.

Como o phygital pode favorecer seu negócio?

O grande diferencial do phygital consiste no fato de que ele coloca o cliente no centro da estratégia. Isso quer dizer que ele se sente no pleno controle da situação, com a liberdade de realizar as mais variadas ações no site, no app ou em um ambiente físico da loja.

Essa experiência híbrida proporciona uma sensação de profunda ligação com o dinamismo de nossa época. Principalmente (mas não só, é claro) para as pessoas da nova geração de consumidores, que já crescerem mergulhados em novas tecnologias, esse detalhe faz toda a diferença.

Em resumo, o phygital estimula e acelera o processo de transformação digital do seu negócio. Ao mesmo tempo, a concretização do conceito também aproxima sua marca de um público cada vez mais acostumado a fazer tudo por aplicativos — mesmo que esteja dentro de uma unidade física da loja.

Por falar nisso, não vá embora antes de conhecer as vantagens do app de marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa