pix copia e cola

Pix Copia e Cola: como funciona e quais são as vantagens?

O termo Pix permanece em alta quando o assunto é formas de pagamento. Criado pelo Banco Central no fim de 2020, esse sistema vem sendo usado por milhares de pessoas físicas e jurídicas. Uma das últimas melhorias relacionadas a ele é o lançamento do Pix Copia e Cola.

Você já testou essa opção ou presenciou alguém usando no momento de pagar produtos e serviços? É uma solução parecida com a técnica do QR Code, que tira proveito de um código de barras estilizado pra agilizar o processamento de diferentes informações.

Um dos grandes diferenciais dessa atualização está na praticidade pra pagar. Ou seja, o que já simplificava a rotina das pessoas pode ficar ainda melhor. Nesse sentido, é crucial que lojistas conheçam todos os pontos positivos e saibam como aderir ao modelo em suas negociações.

Que tal aprender mais sobre a ferramenta e as vantagens que ela proporciona às vendas online? Fique de olho no conteúdo que preparamos pra você!

O que é Pix Copia e Cola?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos relembrar os itens básicos do famoso sistema de pagamento instantâneo. Você já deve saber que o Pix está disponível nos aplicativos de bancos e demais instituições financeiras como uma ferramenta adicional pra cobrar ou transferir dinheiro.

Pois bem, para usar esse recurso, o usuário precisa cadastrar espécies de chaves que possam identificar a sua conta. Elas são compostas por números ou letras que, quando combinados, criam códigos específicos. O objetivo é associar esses símbolos a um local que possa receber os valores negociados.

Existem, por exemplo, as chaves de CPF, CNPJ, telefone e e-mail. São todas opções que utilizam informações ou documentos próprios das lojas, empresas e consumidores. Também há as chamadas chaves aleatórias, que são geradas pelo próprio sistema e, portanto, não envolvem nenhum dado pessoal.

Como alternativa às chaves, os usuários podem enviar ou solicitar um QR Code pra agilizar a identificação da conta de destino. E é aí que entra a funcionalidade do Pix Copia e Cola. Ele atende muito bem às pessoas que não querem realizar a leitura do código ou têm dificuldade pra cumprir essa etapa.

Resumindo, a ferramenta que copia e cola transforma a imagem do QR Code em um link ou código. Esse dado, por sua vez, deve ser colocado no campo de pagamento do aplicativo pra que a operação seja concluída. Acontece da mesma forma que os números apresentados sob o código de barras de um boleto.

O Pix Copia e Cola deve ser ofertado por todas as instituições que operam com o Pix. Assim, seja qual for o seu nicho de mercado e o modelo de negócio, é importante que disponibilize o sistema de pagamento instantâneo. Isso certamente vai estimular os clientes a comprar com mais frequência.

Como funciona o Pix Copia e Cola?

Essa opção de pagamento é bem simples e pode ser feita com poucos toques. Quem transfere o valor vai realizar um processo semelhante àquele usado pra quitar um boleto. Nesse caso, em vez de digitar os números do código de barras, basta preencher o campo com o conjunto de dados gerado pelo QR Code.

Vale deixar claro que o Pix com função de copia e cola não tem nada a ver com a chave aleatória. Algumas pessoas confundem as ferramentas porque ambas são geradas de forma automática pelo aplicativo. Porém, existe uma diferença importante na forma de usar cada uma.

Enquanto a chave aleatória pode ser criada e compartilhada várias vezes, pra receber diferentes valores de pessoas ou empresas, a funcionalidade Copia e Cola só serve pra um pagamento específico. Ou seja, ela é usada apenas uma vez porque surge com um montante fixo e previamente definido.

Confira agora os passos cumpridos pelas duas partes envolvidas na transação.

Para quem faz a cobrança

Um prestador de serviço ou vendedor de loja virtual pode aproveitar a ferramenta copia e cola pra receber diferentes valores em sua conta. A cobrança deve ser feita dentro da área Pix do aplicativo, onde é possível gerar o QR Code com o preço do produto ou trabalho desenvolvido.

O código será criado junto à imagem e poderá ser copiado pelos clientes. Portanto, se você é o responsável pela cobrança, é só enviar esse link à pessoa que comprou algo ou contratou uma solução sua.

Para quem faz o pagamento

Imagina comprar um produto pelo celular e receber o QR Code de pagamento pelo mesmo dispositivo? Se não fosse pelo recurso de cópia de código, você teria dificuldade pra fazer a operação com base na leitura da imagem.

É por isso que o Pix Copia e Cola passou a ser enviado junto com as figuras compostas por pixels (aqueles quadradinhos em preto e branco). Assim, se o cliente comprar produtos em uma plataforma que aceita pagamento via Pix, só precisa solicitar o QR Code e transferir o código para o campo do aplicativo.

Quais são as vantagens do Pix Copia e Cola?

As pessoas desejam autonomia pra cumprir suas tarefas diárias sem perder tempo e energia. Com a internet e seus recursos, ficou cada vez mais fácil lidar com as partes chatas da rotina, o que inclui pagar contas de produtos e serviços.

Se já era bom poder acessar a conta bancária e realizar inúmeras operações pela tela do celular, a tendência é que essa relação com as finanças fique ainda melhor. Veja agora os principais benefícios do pagamento eletrônico instantâneo, que também se aplicam à função Copia e Cola.

Método intuitivo

O Pix, por si só, é muito simples e rápido de usar. Ele é disponibilizado no aplicativo de todo banco ou empresa de pagamentos, o que significa que o usuário só precisa baixar a ferramenta no celular pra acessar todas as opções do sistema.

Ao comprar uma mercadoria em um e-commerce que aceita esse recurso, por exemplo, você consegue selecionar o campo de “pagar com Pix” e quitar o valor rapidamente — a duração média é de apenas 10 segundos!

Tanto quem envia quanto quem recebe o dinheiro consegue aproveitar o Pix Copia e Cola sem dificuldade. Isso porque as funcionalidades aparecem de forma clara nos apps, facilitando a compreensão das pessoas.

Praticidade para o usuário

Tudo pode ser feito com poucos toques na tela do celular. Até um tempo atrás, era necessário preencher vários dados nos sites das lojas pra pagar compras com cartão de crédito.

Agora, basta que a pessoa faça o login em seu aplicativo e clique na aba relacionada ao Pix. A partir daí, poderá escolher entre várias formas de pagamento. Ainda que as chaves agilizem o trabalho de debitar valores, muita gente prefere receber o QR Code pra fazer a leitura do pedido ou copiar o código fornecido.

A validade desse material pode variar de uma empresa pra outra. Caso deixe o tempo expirar, o usuário precisará gerar um novo código.

Transferência instantânea

Outro ponto atrativo desse tipo de pagamento é a rapidez com que o dinheiro cai na conta de destino. Seja pelas chaves, seja pelo QR Code com Pix Copia e Cola, o valor costuma ser transferido logo após a confirmação da operação.

Para os vendedores, é um benefício e tanto pra agilizar a aprovação das compras e, dessa forma, criar um diferencial entre os concorrentes. Pra quem consome, isso traz conforto em saber que a encomenda será processada rapidinho e chegará no prazo previsto.

É importante destacar que, em caso de suspeita de fraude, o sistema pode acabar retendo o montante por até uma hora. Esse tempo será usado pra verificar a situação e descartar problemas.

Funcionamento 24 horas

Ninguém gosta de se prender aos períodos estabelecidos para quitar boletos e fazer outras operações tradicionais, como TED e DOC. Pois bem, no Pix não existe limite de data e horário pra realizar pagamentos, e isso se estende a todas as funções do sistema.

Quer dizer que, ao usar esse recurso, você consegue enviar e receber valores a qualquer momento do dia, durante a semana ou até mesmo em um feriado.

O funcionamento 24 horas representa uma ótima notícia pra quem gosta de explorar os sites de compras à noite ou na madrugada. Também favorece a vida dos vendedores que desejam eliminar esse tipo de obstáculo na comercialização de produtos.

Transações ilimitadas

O Pix Copia e Cola, assim com os pagamentos com chaves, podem ser feitos repetidas vezes para o custeio de uma série de coisas. Não há limite de transações por dia, já que a aprovação depende apenas da existência de dinheiro em conta.

É claro que, na desconfiança de fraudes e outros problemas, o banco ou instituição envolvida tem condições de barrar a operação. Na ausência desses fatores, é possível aproveitar o pagamento eletrônico sempre que você quiser.

Inclusive, o envio e recebimento de valores não se limita a negociações de compra e venda de produtos. Além de adquirir artigos como calçados e peças de roupa, o usuário pode fazer um Pix pra pagar desde contas mensais (luz, água e internet) até impostos.

O guia definitivo para criar bons anúncios no marketplace

Economia

Esse benefício existe pra todo tipo de usuário. Ainda que as taxas sejam aplicadas apenas a pessoas jurídicas, elas são menores quando comparadas ao custo das transações para vendas via boleto ou cartão. Isso significa economia para quem comercializa produtos ou presta serviços como empresa.

Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs), por outro lado, não pagam nada pra fazer seus pagamentos ou receber valores com Pix. A gratuidade chama a atenção em um mercado que, até recentemente, cobrava pelas transferências feitas entre bancos diferentes.

Satisfação do cliente

O Pix Copia e Cola é mais uma alternativa vantajosa para facilitar a jornada de compra do consumidor. Assim, os negócios que trabalham com esse sistema acabam ampliando as opções de pagamento dos clientes, permitindo que tenham liberdade pra escolher o melhor caminho.

Por conta de todos os benefícios citados até aqui, o Pix acaba sendo bastante atrativo pra diversos públicos. Com o tempo, a tendência é que mais pessoas queiram encontrar essa ferramenta nos sites ou estabelecimentos que frequentam.

Um empreendedor que se preocupa em proporcionar uma boa experiência motiva os clientes a continuar investindo em sua marca. Com o aumento da métrica de satisfação, os retornos e as novas indicações passam a ser garantidos.

Segurança para ambas as partes

O Pix é um sistema seguro devido aos vários tipos de proteção. As operações realizadas pelo método contam com a garantia do sigilo bancário, além de camadas de autenticação e criptografia — as mesmas usadas nas transferências tradicionais.

As informações trocadas por quem envia e recebe os valores também são amparadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. Esse reforço dos desenvolvedores em manter o ambiente seguro deixa os usuários mais tranquilos pra realizar pagamentos e cobranças pelos aplicativos.

Pouco tempo após a transferência, a pessoa que solicitou o dinheiro recebe uma notificação indicando que ele caiu na conta. Isso sem contar que, pra quem vende, o Pix Copia e Cola evita equívocos na precificação do produto. Isso porque é o próprio lojista que digita o valor total antes de compartilhar o código.

Outro ponto favorável aos QR Codes e seus códigos é o mesmo encontrado na chave aleatória. Como são compostos por letras e números misturados, não entregam informações pessoais dos usuários. Isso tira o receio de quem não pretende divulgar o próprio CPF, telefone ou e-mail a desconhecidos.

Como tem sido usado por diferentes grupos?

O uso do pagamento instantâneo brasileiro ainda é recente. Apesar do pouco tempo de lançamento, esse sistema tem conquistado diferentes públicos e já supera outros tipos de transação. Afinal, quem entra em contato com a conveniência do método acaba se encantando com tantas vantagens.

Consumidores

A experiência agradável na hora de adquirir bens e serviços está entre as principais necessidades do consumidor. Pessoas de todas as idades estão atentas ao modo como as marcas se posicionam e entregam seus diferenciais. O desejo pela alta qualidade passa por todas as etapas que envolvem a interação com um negócio.

Ao procurar produtos, por exemplo, os consumidores se preocupam em avaliar as opiniões dos demais, seja pesquisando resenhas, seja conferindo as reclamações em sites específicos. Hoje, com tanta informação e canais disponíveis para a troca, ficou muito mais fácil comparar benefícios e decidir.

Nesse sentido, as empresas que procuram se atualizar e aderir às novidades saem na frente. A adoção do Pix como forma de pagamento representa o interesse dos empreendedores que buscam uma percepção positiva do público-alvo.

Ninguém quer ter trabalho extra pra comprar um produto ou contratar um serviço, concorda? Logo, se o mercado oferece ferramentas capazes de facilitar a vida das pessoas, é esperado que os profissionais mais antenados queiram trazer essas inovações para seus clientes.

Empresas

Do lado de quem faz vendas em marketplaces ou negociações em lojas físicas, o uso do Pix Copia e Cola tem favorecido muita coisa. Primeiro entram fatores como o baixo custo e a simplicidade para compartilhar os dados associados à conta do negócio. Como a transferência dos valores é imediata, o controle das finanças passa a ser muito mais eficaz.

Outra condição que estimula cada vez mais empresas a se adequar ao pagamento eletrônico é a possibilidade de conquistar mais clientes. Em um mundo que passa por transformações tão intensas, as pessoas acabam priorizando as marcas que conseguem se atualizar e, assim, melhorar suas soluções.

Você deve ter percebido, nos últimos meses, um aumento da adesão ao sistema de pagamento instantâneo. Se navegar pelos sites de grandes companhias, por exemplo, verá que boa parte delas — senão todas — já disponibiliza o Pix como condição pra comprar e contratar.

Assim, é um detalhe importante para a boa reputação da marca, principalmente por demonstrar que a experiência do cliente tem sido valorizada ao longo dos anos. Ou seja, se tem como aprimorar a interação do público com as plataformas, o ideal é que isso ocorra quanto antes.

Quais são os passos para começar a usar?

O cadastro para as empresas que desejam aproveitar o Pix é semelhante ao das pessoas físicas. Antes de tudo, é preciso abrir uma conta transacional (corrente, poupança ou de pagamento) em um prestador de serviços financeiros, como banco ou fintech (startup financeira).

O registro do sistema vai acontecer nos canais ou nos aplicativos próprios da agência bancária ou plataforma escolhida pra manter a conta pessoa jurídica. Cabe destacar que não há restrições sobre tipo e tamanho de empresa que queira aproveitar os recursos do Pix Copia e Cola.

Seja você um empreendedor que está construindo uma pequena loja virtual ou um gerente de uma grande corporação, saiba que poderá desfrutar de todas as funcionalidades do novo sistema. Assim como fariam as pessoas físicas, é preciso cadastrar as chaves de sua preferência.

Cuidados para fazer cobranças

A geração de QR Code é uma forma de otimizar os pagamentos em lojas que recebem muitos pedidos. Assim, em vez de apresentar chaves aleatórias ou que contenham dados específicos, basta disponibilizar o código pra que o cliente consiga transferir o valor.

A produção do QR Code é feita no próprio aplicativo do banco. Então, faça o login, clique na opção “Pix” e selecione o botão “Cobrar”. Defina o valor da compra e aperte o campo que diz “Criar QR Code”. Depois, é só enviá-lo ao cliente pra que ele faça a leitura ou utilize o Pix Copia e Cola.

Quem tem ponto de venda físico pode, inclusive, gerar o código na hora da negociação e mostrá-lo ao cliente. A partir disso, ele pode apontar o próprio dispositivo em direção à imagem e processar os dados. Isso agiliza a cobrança de qualquer artigo presente no mix de produtos da loja.

Por que escolher um marketplace que ofereça Pix Copia e Cola?

Se trabalhar com vendas é o seu principal objetivo, já deve ter considerado a possibilidade de estabelecer uma parceria com os grandes sites do mercado. Fazer parte do universo das grandes marcas é uma excelente forma de ganhar visibilidade e construir um negócio de sucesso.

Muita gente ainda tem dúvidas se deve investir em e-commerce e marketplace, ou ficar apenas com uma dessas opções. Pra tomar essa decisão, você precisa pesar os prós e contras com bastante cuidado, além de pesquisar sobre os diferenciais de cada modelo de negócio.

Um dos grandes motivos que levam empreendedores a apostar nos marketplaces é a estrutura completa do ambiente de vendas. Afinal, marcas de renome levaram tempo até construir cada detalhe e conhecem os procedimentos necessários pra tornar uma ideia viável.

Em outras palavras, participar de um marketplace fará com que você tenha acesso a um modelo pronto para receber cada pedido dos clientes. Basta fazer o cadastro e começar a organizar os produtos nas chamadas prateleiras virtuais, sempre caprichando nas fotos e descrições.

Assim como muitas plataformas para e-commerce, os marketplaces também podem oferecer o pagamento por meio de Pix Copia e Cola. Quer saber por que você deve priorizá-lo? Confira agora os motivos.

Para atrair mais clientes

Como dito, o pagamento eletrônico instantâneo conquistou lugar de destaque na rotina dos consumidores. As pessoas não querem mais lidar com processos demorados, que tomem seu tempo ou sejam excessivamente burocráticos.

Por conta dessa mudança, é crucial que as empresas estejam aptas a facilitar o dia a dia dos clientes. Esse desafio envolve simplificar o custeio das compras, e não há espaço mais preparado que um marketplace consolidado em sua área.

Para melhorar o fluxo de caixa

Nos métodos tradicionais, o processo de pagamento pode variar entre débito, crédito e boleto. O problema dessas transações é que não ocorrem no mesmo instante em que o cliente digita o valor e processa a compra. Como resultado, o vendedor precisa aguardar dias ou até meses pra receber o dinheiro.

Com o Pix, a previsão de orçamento e o controle das finanças melhoram consideravelmente. Isso porque o montante cai direto na conta, logo após a confirmação. Assim, é possível saber que o valor descrito já está disponível.

Para reduzir custos

Já dissemos que as transferências tradicionais envolviam custos em muitas situações. O lado bom do Pix é que as tarifas cobradas por transação são menores. Isso gera economia para o empreendedor, que pode destinar o dinheiro a outros processos relevantes para o negócio.

Gostou de aprender sobre os diferenciais do Pix Copia e Cola? Pois saiba que o Magalu Marketplace já inclui esse sistema entre as opções de pagamento. Isso quer dizer que, ao entrar para a nossa lista de parceiros, você terá como oferecer a novidade a todos os clientes.

Ficou com vontade de testar a funcionalidade? Entre em contato com a gente e saiba como se cadastrar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa