Pós-venda: etapa ideal pra cativar o cliente!

Gente, contar com um bom pós-venda é fundamental pra conquistar destaque pro seu e-commerce num mercado competitivo, viu? Além de ter produtos com bom preço e de qualidade, é preciso investir no relacionamento com o cliente pra que ele volte a escolher sua loja virtual e a recomende a outras pessoas!

Quer saber como cuidar bem da relação com o cliente em pós-venda? Nós aqui do blog vamos te contar!

Etapas de pós-venda

Olha, o pós-venda precisa englobar tudo após a confirmação da compra, ta? Isso inclui desde embalar o produto até a chegada dele na casa do cliente em bom estado, por exemplo. E também é importante manter a pessoa informada sobre as principais etapas da entrega!

Um consumidor que gostou do seu atendimento tem mais chances de voltar a escolher seus produtos, recomendar seu e-commerce e te avaliar bem em vários lugares, como redes sociais.

Além disso, trabalhar bem o pós-venda envolve antecipar necessidades das pessoas que possam aparecer. Por exemplo, se alguém comprou com a sua loja uma impressora, é provável que daqui um tempo precise de tinta pra ela! Daí você pode enviar um lembrete com ofertas especiais quando tiver chegando perto da hora dessa troca. Bom, né?

Aliás, pra entender melhor o que o cliente vai precisar e quando isso vai acontecer, é fundamental ter informações sobre ele. Quanto mais você conhecer a pessoa, melhor vai conseguir oferecer outros produtos com sucesso!

Ferramentas que ajudam

Google Forms é uma ferramenta prática e gratuita pra aplicar questionários

Um jeito de saber mais sobre os consumidores é aplicando pesquisas, tá? No entanto, leve em conta que as pessoas tendem a não querer responder questionários muito longos. Então, é importante fazer as perguntas de modo bem direto e que elas sejam exatamente o que você precisa saber pra manter um bom atendimento futuro.

A dica é enviar por e-mail um pequeno formulário após a compra pra obter alguns dados e avaliar seu atendimento. Dá pra desenvolver essa pesquisa sem nenhum custo com o Google Forms, por exemplo. Muito prático! 

Pra guardar todos os dados dos seus clientes e construir uma relação com eles de um jeito bem prático, vale a pena ter uma ferramenta de CRM. Essa é a sigla em inglês pra Gestão de Relacionamento com Clientes, tá? E o bom é que dá pra encontrar versões gratuitas e bem legais dessas aplicações pra pequenas empresas, como o Hubspot CRM

Um detalhe importante: é sempre legal perguntar ao cliente por qual meio de contato ele prefere ser contatado, tá? Daí fica ainda mais simples manter contato quando quiser!

Algo aconteceu diferente do esperado e gerou uma reclamação? Isso acontece às vezes! O importante é entender o que é preciso resolver e dar uma resposta rápida ao cliente. Busque a melhor solução pra você e o consumidor.

Ah, quer conhecer outras ferramentas que ajudam seu e-commerce a melhorar o relacionamento com seu público? Dá uma olhadinha aqui

Fala sério, fica bem mais simples alcançar o melhor desempenho da sua empresa com as dicas aqui do nosso blog do Magalu, né?

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