Prazo de expedição

Prazo de expedição: como ele influencia na data de entrega dos produtos?

Se você tem um marketplace e já tomou todas as providências para que o controle de estoque seja o mais eficaz possível, ficam aqui os nossos parabéns! Afinal, é sinal de que seu negócio está no caminho certo do sucesso no disputado universo do comércio eletrônico. Dito isso, como anda a gestão do prazo de expedição da sua empresa?

Se o assunto chega a ser uma novidade para você, pare tudo o que estiver fazendo e comece, desde já, a tratá-lo com a atenção que ele merece. Isso porque a qualidade da administração desse prazo está ligada ao índice de atrasos nas entregas dos produtos aos clientes. Já parou para pensar nisso?

Com o objetivo de facilitar sua vida, nós preparamos um material dedicado ao tema. Descubra, a seguir, por que o prazo de expedição é fundamental para manter seus clientes totalmente satisfeitos com o serviço de entregas do seu marketplace!

O que é prazo de expedição?

Para que não reste nenhuma dúvida sobre a relevância da expedição de mercadorias, vamos a uma explicação básica sobre ela. De forma resumida, trata-se de um processo que compreende um determinado conjunto de procedimentos necessários para o envio dos produtos ao cliente final.

A depender de fatores específicos, o tempo necessário para a expedição pode ser menor ou maior do que o desejável. No primeiro caso, você amplia o índice de satisfação de consumidores e de clientes. No segundo, existe o risco de atraso na entrega.

Como esse prazo interfere na data de entrega dos produtos?

Antes de um dado produto ser liberado para a transportadora, ele passa por uma série de medidas atreladas à gestão de armazenamento. Um ótimo exemplo se refere à organização dos itens dentro do local de depósito de mercadorias. Desde que todos estejam bem-posicionados lá dentro, a localização e o preparo para envio tendem a consumir menos tempo.

Esses e outros cuidados semelhantes contribuem consideravelmente para o bom andamento do ritmo das entregas. O inverso também é verdade, já que um depósito desorganizado ou mal gerenciado fica propenso a comprometer o cumprimento do prazo de expedição idealizado no planejamento estratégico logístico.

Se houver gargalos em uma ou mais etapas do processo de expedição, fica fácil imaginar que levará mais tempo para que a transportadora entre em ação. Consequentemente, também é previsível que haja certa dificuldade para que os produtos cheguem aos endereços de entrega dentro do intervalo informado ao cliente.

Nunca é demais ressaltar que o consumidor moderno analisa sua experiência de compra em diferentes aspectos. Ele não se limita mais à funcionalidade, qualidade de acabamento e durabilidade de um produto, por exemplo. No caso do e-commerce, o prazo para recebimento do item adquirido também entra na conta.

Do mesmo modo que sua empresa pode ser elogiada pela rapidez das entregas concretizadas de maneira muito antecipada, ela tende a ser avaliada negativamente em situação contrária.

Pior do que isso: quanto mais um produto demora para ser entregue, maior a chance da solicitação de cancelamento do pedido. Como você deve imaginar, esse extremo prejudica o caixa da empresa, que deixa de receber um valor que era dado como certo.

Além disso, você ainda precisa se desdobrar para convencer o cliente de que aquele foi um episódio eventual, a fim de fazer com que ele experimente a loja mais uma vez e, então, tenha suas expectativas atendidas ou superadas.

Esse processo de reconquista da confiança do consumidor é complicado e demanda o consumo do item central que está em jogo: justamente o tempo. Basta um rápido exercício mental para concluir que a repetição desses problemas costuma criar uma reação em cadeia, que exigirá um contorno preciso dos gestores do negócio.

Como garantir que a encomenda não atrase?

Felizmente, existe uma maneira de garantir o prazo das encomendas dos seus clientes e, assim, manter distância das dores de cabeça mencionadas há pouco. Para tanto, você deve ter em mente quais são as melhores práticas voltadas à melhora dos processos ligados ao prazo de expedição. Vamos a elas!

Mantenha um bom controle do estoque

Um dos maiores segredos de uma expedição impecável reside na qualidade do monitoramento de todo o fluxo de entrada e saída de produtos. A partir do momento em que um item chega ao depósito, ele precisa estar devidamente identificado, e toda a sua movimentação interna deve ser registrada.

Os cuidados acima facilitam a localização das mercadorias com maior antecedência, algo essencial para otimizar o tempo de entrega. Na prática, a soma de alguns minutos por vez gera uma economia de horas ao término de determinado período.

Outro aspecto elementar de uma gestão de estoque exemplar diz respeito aos inventários. Descobrir que o item prometido para o cliente simplesmente não está disponível para pronta-entrega é inaceitável nos dias de hoje.

Muitas vezes, o ponto decisivo da escolha dos clientes pelo site A, em vez do B, é exatamente o menor prazo de entrega. Com inventários minuciosos, você evita a ocorrência de algo que pode ser interpretado como amadorismo por parte do seu público-alvo.

Para facilitar a realização desses e de outros procedimentos, considere a adoção de um sistema de gestão, como o famoso ERP.

Conheça bem todo o processo de expedição

Como dissemos anteriormente, ficar por dentro das etapas que antecedem o envio dos produtos aos clientes é uma tarefa indispensável para o sucesso da sua loja virtual.

À medida que você se familiariza com os processos em questão, passa a ter maior domínio sobre a complexidade logística relacionada ao marketplace. A partir daí, aprende a se programar melhor, de acordo com as nuances envolvidas, incluindo possíveis imprevistos.

Tenha margem para imprevistos

Por falar nisso, adquira o hábito de calcular o tempo estimado de cada entrega e, em seguida, adicionar um intervalo a mais. Aqui, o intuito é diminuir a probabilidade de frustração por parte do cliente em casos de atraso, por mais ligeiro que ele seja. O ideal é que, no pior das circunstâncias, o item desejado chegue ao seu destino no último dia acordado. Logo, apresente prazos realistas.

Como demonstrados ao longo deste post, o prazo de expedição é, de longe, um dos fatores mais cruciais para o sucesso de um negócio na internet. Com uma boa dose de planejamento, organização e ferramentas apropriadas, você tem tudo para manter o prazo das entregas dos seus produtos em dia.

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