Precificação marketplace

Como é feita a precificação em marketplace? Entenda!

Você, que está pensando em montar uma loja virtual, já parou pra pensar sobre a influência do preço dos produtos sobre sua margem de lucro? Além de uma estratégia de marketing eficiente, o crescimento do seu negócio depende de uma boa precificação marketplace.

Afinal, é ela que fará com que sua loja consiga bater as metas de lucro trimestrais, semestrais e anuais. Com critérios de precificação bem definidos, pensar se está cobrando menos ou mais do que deveria deixa de ser uma preocupação.

Se você não tem experiência no e-commerce e tem dificuldade na hora de repassar o preço dos seus produtos para os clientes, está no lugar certo! Nós estamos aqui para explicar os pontos mais relevantes do assunto.

Então, continue com a gente pra aprender como definir o preço de venda dos produtos no marketplace!

Considere os custos e taxas

O primeiro passo pra uma precificação adequada em marketplace consiste em contabilizar todos os custos relacionados à atividade econômica do seu negócio. Assim como a empresa física, uma loja virtual reúne gastos, mas com algumas diferenças.

No caso do marketplace, você precisa levar em conta os seguintes aspectos:

  • custos operacionais — conta de energia elétrica, aluguel de espaço para estocagem de mercadorias, softwares etc.;
  • custos de venda — comissão do marketplace e frete (se houver);
  • custos por produto — montante usado para adquirir os produtos destinados à revenda. Se houver despesas com embalagens ou equivalentes, elas também entram aqui.

Com relação à comissão mencionada acima, trata-se da quantia cobrada por cada venda efetuada pela plataforma da marca parceira. Tenha em mente que ela contempla um conjunto de fatores que, se fossem arcados somente por você, exigiriam um desembolso considerável.

Estes são os elementos incluídos nas taxas de marketplace:

  • gateway de pagamento;
  • campanhas de marketing integradas à marca principal da plataforma;
  • manutenção do site;
  • mecanismos antifraude;
  • serviço de atendimento ao cliente.

Se você fizer a parceria ideal, com o Magalu Marketplace, pode receber condições ainda mais especiais, como isenção da comissão sobre o valor do frete. Esse é modo de funcionamento do Magalu Entregas. Interessante, não é?

Estude seus concorrentes

Sim, saber quanto seus concorrentes estão cobrando é importante pra que você garanta um preço atrativo pra potenciais clientes. No entanto, isso não significa que se deva usar o preço de mercado como a precificação média final, sem qualquer ressalva.

Note que, por mais que um dado produto seja o mesmo, os valores vinculados à sua aquisição variam conforme o lote de compra. A empresa que pode comprar mais, paga menos, e consequentemente pode vender por um preço mais baixo do que outras lojas.

Essa lógica é decisiva, inclusive, pra que você planeje a montagem e o controle de estoque do seu marketplace. Às vezes, não compensa revender um item que terá um preço final alto, se comparado com a oferta dos concorrentes. Tentar se equiparar a eles apenas para não perder as vendas não é uma estratégia adequada.

Dito tudo isso, seja coerente com os custos que já citamos e mantenha o preço médio do mercado apenas como uma das referências. Dessa forma, você se distancia de pontos extremos.

Conheça seu público

Segmentar o público-alvo é fundamental pra que você pratique preços apropriados. Aqui, vale a pena pensar se você está vendendo caro ou barato demais, pois esse fator está intimamente ligado ao poder aquisitivo do seu público.

Observe que a questão não é definir qualquer preço simplesmente porque, por exemplo, seus clientes têm dinheiro para pagar sem pensar duas vezes. Na verdade, o ponto-chave é outro: o quanto seus clientes estão dispostos a pagar por um item que já não é tão facilmente encontrado no momento?

Na hora de colocar em prática estratégias direcionadas à comercialização de produtos mais valorizados pelo efeito raridade, é preciso saber precificar esse valor. É certo que, nessas situações, a precificação depende de uma pesquisa de mercado mais aprofundada. Mas isso pode fazer a diferença no momento de fechar uma grande venda.

Agregue valor ao produto

Para precificar melhor os seus produtos, você precisa entender o conceito de percepção de valor. Como você deve notar, abordamos o assunto já no tópico anterior. Isso porque indivíduos e grupos sociais manifestam percepções de valores bem particulares. Seja por conta de uma marca ou devido ao status que ela proporciona a quem a utiliza, muitas pessoas são seletivas em suas escolhas.

Independentemente do nicho de mercado, existem diferentes produtos que podem se tornar as estrelas das prateleiras. Pra que a conta feche, a ideia é que você consiga conciliar esses itens com as expectativas e o perfil de consumo do seu cliente ideal. Feitas as ponderações necessárias, você não só passa a lucrar mais em determinados produtos como também consegue conquistar um número maior de clientes.

Lembre-se do valor de divulgação

Dissemos que uma das grandes vantagens de se ter um marketplace é justamente usufruir das campanhas de marketing que já são realizadas normalmente pela marca detentora da plataforma de compras.

Agora, perceba que você também pode — e deve — ampliar a divulgação do seu negócio de outras maneiras. Uma forma bem comum de fazer isso é usando as principais redes sociais do momento, como Instagram e Facebook.

Nos locais certos e com uma chamada bem elaborada, é possível utilizar esses canais para divulgar links de produtos vendidos no seu marketplace. Existem pacotes de anúncios pagos que ajudam a levar as postagens para mais pessoas — devidamente alinhadas ao perfil desejado.

Com todas essas dicas, você sabe como praticar uma precificação em marketplace atraente ao seu público e, ao mesmo tempo, lucrativa para seu negócio. Assim, fica mais fácil garantir o capital de giro necessário para sustentar o negócio e fazê-lo crescer.

Note que a precificação em marketplace é apenas um dos detalhes voltados à melhora do seu lucro. Outro aspecto relevante se refere à utilização de algumas táticas frequentemente usadas pelos melhores vendedores do mercado.

Quer saber quais são elas? Baixe nosso e-book gratuito sobre como fazer uma estratégia de marketing ideal para seu marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa