promoção de vendas

6 técnicas de promoção de vendas que você pode usar no marketplace

Vender pela internet é uma grande oportunidade de conquistar um público maior, mas não dá pra negar que a concorrência também é alta no meio digital, não é? Por isso, quem deseja se destacar precisa trabalhar com estratégias de promoção de vendas pra ter um diferencial.

Isso não é diferente pra quem é parceiro de um marketplace. Nesse tipo de plataforma, o lojista divide espaço com outros vendedores que trabalham com os mesmos produtos ou com mercadorias similares às dele. Sendo assim, pra fazer com que o cliente dê preferência para o que você está vendendo, é importante oferecer vantagens a mais.

Mas o que traz bons retornos no marketplace? Quais são as estratégias que promovem as vendas online com mais sucesso nesse tipo de plataforma? Preparamos este post pra mostrar pra você algumas técnicas que vão trazer os resultados que deseja. Olha só!

1. Frete grátis

Sabia que tem gente que, às vezes, deixa de comprar pela internet só por causa do frete? Isso se justifica em muitos casos, já que ele pode acabar pesando no bolso do cliente e fazer com que as compras online não sejam mais tão vantajosas assim.

É por isso que o consumidor dá preferência para as lojas que oferecem o frete grátis, e essa é uma excelente forma de você fazer a promoção de vendas no marketplace. Afinal, entre um produto que eu preciso pagar pra receber e outro que eu vou receber de graça, é claro que vou na segunda opção, concorda?

Apenas tome o cuidado de fazer suas contas direitinho pra que o frete não acabe prejudicando os seus lucros. Os parceiros do Magalu Marketplace têm uma vantagem nesse sentido, já que podem contar com o Magalu Entregas e participar das campanhas de promoção de frete grátis sem que esse valor saia do seu bolso.

2. Brindes

Você conhece alguma pessoa que não gosta de ganhar presentes? É muito difícil encontrar, não é verdade? Quando a gente recebe um mimo, sente-se especial, e você pode usar essa estratégia pra fazer a promoção de vendas no marketplace, nesse caso, oferecendo brindes aos seus clientes.

Ao vender um celular, por exemplo, pode enviar também uma película de proteção. Quem sabe, enviar um brinco ou uma pulseira como brinde pra quem compra um vestido; ou talvez um sachê de comida pra pet na compra de algum outro item para o bichinho de estimação.

Enfim, tudo depende do seu nicho de atuação e daquilo que combina com a mercadoria que está sendo comprada. O mais legal é que seu cliente vai se sentir agradado e vai dar preferência para o seu produto, já que recebe algo a mais comprando com você.

3. Desconto à vista

Essa é uma promoção de vendas interessante para o cliente e também para o vendedor. A lógica é muito simples: quem decide fazer o pagamento à vista recebe um desconto especial, que é definido pelo próprio vendedor conforme ele julgar mais adequado. 

Oferecendo um desconto à vista, você proporciona para o público a oportunidade de pagar menos por um produto, o que acaba diferenciando a sua loja da concorrência. Ao mesmo tempo, recebe o valor integral daquela mercadoria, aumentando seu faturamento no mês. 

Lembrando, mais uma vez, que é importante fazer muito bem as suas contas pra definir o preço e pra que o desconto não acabe trazendo prejuízos pra sua loja. Veja qual é a margem de segurança com a qual você pode trabalhar, aquela que vai ser atrativa ao seu cliente, mas que não coloque os seus ganhos em risco.

Powered by Rock Convert

4. Promoções em datas especiais

Datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças geralmente fazem aumentar o número de vendas naturalmente. Afinal, as pessoas estão em busca de presentes, e você pode usar isso ao favor da sua loja. 

Fique de olho no calendário para planejar promoções especiais para essas datas e capriche na divulgação. Coloque as categorias de produtos que são do interesse de quem será presenteado a um preço diferente, com descontos que sejam atrativos. 

Você pode também criar kits presenteáveis compostos por produtos que se complementam. Pra ficar ainda melhor, é válido oferecer embalagens especiais para esses kits, que vão dar aquele toque a mais e, assim, agradar o cliente e fazer suas vendas decolarem.

5. Combos com os produtos mais vendidos

Sabe aqueles produtos de destaque que vendem mais na sua loja ou são carros-chefes dela? Você pode criar um combo especial pra chamar ainda mais atenção e, por que não, fazer um pequeno desconto em cada um dos itens desse pacote.

Se você reduzir um pouquinho sua margem de lucro ao montar esses combos, pode usar esse argumento como uma promoção de vendas. Afinal, se a pessoa fosse comprar tudo separado, ela pagaria tanto a mais por isso; já no combo, consegue um precinho especial.

Sem falar que você pode enviar o produto em uma embalagem personalizada. Se o frete for cobrado, pode usar também esse argumento, já que o cliente vai pagar um frete só pra ter todos os produtos de que gosta. O importante é fazer uma oferta que seja bem atrativa para os seus compradores.

6. Entrega expressa

Quem compra em uma loja física já saí de lá com seu produto na mão; no caso das compras pela internet, é preciso esperar chegar. Isso gera ansiedade no cliente, que quer receber aquilo que comprou o mais rápido possível. Então, trabalhe com o diferencial da entrega expressa.

Ela permite ao cliente receber o seu produto no dia seguinte, ou até mesmo no próprio dia, e isso influencia bastante a decisão de compra. Às vezes, as pessoas preferem pagar mais só pra ter o benefício dessa agilidade, em vez de esperar dias e dias pra receber o que compraram.

Mas não se esqueça de que a sua agilidade também influencia muito nesse aspecto. Afinal, é preciso encurtar ao máximo o tempo de despacho do produto, aquele entre a confirmação de um pedido, a separação no estoque e a postagem. Quanto mais rápido isso for feito, também mais rápido o cliente vai receber a mercadoria.

Todas essas estratégias são muito bem-vindas, mas outra coisa que faz muita diferença pra atrair e fidelizar clientes é a plataforma de marketplace escolhida. Faça parceria com uma bem-estruturada, que tenha a confiança das pessoas, respeite os direitos do consumidor e ofereça todo o suporte de que você precisa pra criar uma loja incrível.

De nada adianta conhecer todas as técnicas de promoção de vendas e ter boas ideias pra colocar em prática se a plataforma não ajuda, não é? Então, comece fazendo uma boa parceria, porque isso, associado às suas estratégias promocionais, vai trazer excelentes resultados e fazer a sua loja bombar na internet!

Sabia que o Magalu Marketplace tem toda a estrutura de que você precisa pra alcançar sucesso com as vendas online? Acesse o site pra conhecer um pouco mais sobre a gente!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa