Publicidade no whatsapp

Publicidade no WhatsApp: como fazer anúncios atrativos para vender

Já pensou em fazer publicidade no WhatsApp? As redes sociais podem ser grandes aliadas para divulgar o negócio, conquistar mais clientes e manter um relacionamento próximo com o público. Desse modo, por que não apostar em uma das mídias mais utilizadas pelos brasileiros?

Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas utilizam o WhatsApp ao redor de todo o mundo. Além do mais, essa é uma rede social que tem sido muito utilizada para o marketing, pois as pessoas falam com empresas pelo WhatsApp.

Isso mostra que usar o WhatsApp para vender mais é uma ótima estratégia. Neste post, vamos mostrar como é possível fazer publicidade e atrair mais clientes nessa rede social. Acompanhe!

Por que divulgar no WhatsApp?

Uma das maiores vantagens de fazer publicidade no WhatsApp é a possibilidade de divulgar a marca sem gastar muito. Os custos com anúncios para o público nessa rede social são baixos, e é possível alcançar várias pessoas que se interessam pelo seu negócio.

Além do mais, existem diversas formas de aproveitar o WhatsApp, como mensagens de texto, imagens, vídeos, áudios, sem contar outras ferramentas como o compartilhamento de localização e as listas de transmissão.

Outro ponto importante é que o WhatsApp ajuda a estreitar a relação com o público. Por meio dele, é possível conversar com o cliente nas redes sociais, responder às perguntas dos consumidores, oferecer atendimento pós-venda e receber mensagens de satisfação ou críticas.

Como fazer publicidade no WhatsApp?

A primeira coisa que você precisa saber sobre publicidade no WhatsApp é que todos os seus contatos precisam estar cientes de que você tem o número de telefone deles. Desse modo, jamais compre listas de contatos prontas. Prefira sempre criar estratégias pra montar a sua própria.

Vale ressaltar que mensagens não autorizadas podem trazer grandes problemas para a reputação da empresa, como processos, além de não proporcionarem bons retornos. Sendo assim, apostar nas boas práticas ajuda a manter a boa imagem do negócio e, ainda, aproveitar melhor os benefícios desse tipo de divulgação.

A seguir, veja algumas dicas pra fazer anúncios atrativos utilizando as boas práticas de divulgação de negócios pelo WhatsApp!

Utilize gatilhos mentais

Esse aplicativo permite utilizar diversos recursos que funcionam como gatilhos mentais para os consumidores. É possível, por exemplo, colocar negrito ou itálico nos textos, cores, depoimentos de clientes, entre outros.

Você pode começar com uma frase atrativa que apresenta uma palavra-chave que fala diretamente como o público, inserir um vídeo ou imagem que potencialize a divulgação e, assim, mostrar os seus produtos.

É importante que os anúncios apresentem todas as informações que os clientes precisam saber, mas que, ainda assim, não sejam longos nem cansativos. É isso que vai ajudar a fazer com que mais consumidores leiam as mensagens e queiram continuar recebendo.

Escolha bem a imagem

Os vídeos e fotos fazem toda a diferença nesse tipo de anúncio. Por isso, é fundamental acertar na imagem escolhida. O que funciona muito para a divulgação de produtos é o uso de imagens reais. A qualidade e os detalhes também são importantes.

Além disso, é bom sempre se lembrar do tamanho das imagens. No WhatsApp, o ideal é apostar na orientação retrato, pois facilita a visualização nos smartphones. Desse modo, aposte na resolução de 1080×1920 píxeis para ter fotos com alta qualidade e que chamem a atenção do público.

Faça textos curtos

Dificilmente um cliente lerá um texto publicitário longo. Faz parte das boas práticas de publicidade no WhatsApp apresentar conteúdos concisos, mas estratégicos.

Dessa forma, vale muito mais a pena utilizar poucas palavras que transmitem exatamente a intenção do anúncio e, caso queira apresentar mais informações, oferecer um link direcionando o cliente pra mais detalhes.

Além do mais, lembre-se de inserir informações que o cliente gostaria de saber. Se a mensagem enviada no WhatsApp é sobre uma promoção, mostre as vantagens que o consumidor vai receber, como descontos, preço antigo e preço novo, entre outras.

Já se a intenção é apresentar um novo produto da loja no marketplace, é mais eficiente resumir em poucas palavras o que ele oferece, mostrando por que ele é interessante para o cliente.

Pense bem na frequência de envio

Encher os consumidores de mensagens diariamente não é uma boa estratégia, assim como não mandar nada por um longo período. O mais adequado é definir uma frequência de envio de acordo com a sua estratégia de vendas.

Por exemplo, se toda quinta-feira o seu negócio apresenta uma promoção, é interessante enviar mensagens semanais avisando sobre essa ação. A ideia é priorizar o equilíbrio, de modo que o público não fique saturado com a quantidade de anúncios recebidos no WhatsApp.

Crie promoções específicas para o WhatsApp

Cada mídia social apresenta alguns tipos de promoções que trazem melhores resultados, e encontrar as ideais para o WhatsApp é fundamental. Como você viu, é interessante que as mensagens sejam curtas, mas estratégicas.

Assim, pra alinhar tanto a necessidade de praticidade quanto a instantaneidade das mensagens com as ações promocionais, vale a pena fazer divulgações que proporcionam o senso de imediatismo. Promoções apenas para uma data específica e cupons de desconto para os primeiros 50 usuários são apenas alguns exemplos.

Como estreitar a relação com o cliente pelo WhatsApp?

A importância das redes sociais para o relacionamento com o cliente é enorme. Espaços como o WhatsApp permitem ter contato direto com o público, facilitando a satisfação dos consumidores.

Contudo, pra isso, também é importante apostar em algumas estratégias de atendimento ao cliente, como:

  • responda rápido e defina o tempo de resposta — clientes preferem negócios que apresentam agilidade;
  • deixe claro o horário de funcionamento — evita a frustração, caso as respostas não sejam rápidas;
  • demonstre educação — todos os consumidores gostam de ser bem tratados, principalmente se comunicando diretamente com o negócio;
  • evite inconvenientes — o profissionalismo não deve ser deixado de lado, mesmo utilizando redes sociais de contato direto com o cliente ou linguagem informal.

A publicidade no WhatsApp pode ser muito vantajosa para os negócios que aproveitam as boas práticas das redes sociais para a divulgação da marca. Desse modo, faça um planejamento estratégico pra garantir mais vendas e clientes fiéis.

Este post ajudou você? Então, continue lendo mais conteúdos relevantes. É só acompanhar as nossas postagens no Instagram e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa