qualidade e produtividade

Como aumentar a qualidade e produtividade da sua loja virtual? Veja dicas essenciais

Quer aumentar as vendas no marketplace? Para isso, nada melhor do que investir em qualidade e produtividade pra a sua loja virtual. Com uma porção de planejamento e uma pitada de organização, é possível ver o negócio crescer em pouco tempo.

O contexto atual é propício para investimentos em e-commerce. Afinal, essa dinâmica de compras chama muito a atenção dos consumidores devido aos melhores preços, praticidade e diversidade de opções.

Desse modo, vale muito a pena aproveitar esse período de crescimento de vendas online para ter sucesso na sua empresa. Neste post, trouxemos algumas dicas importantes pra melhorar a qualidade e produtividade do seu e-commerce. Acompanhe!

A importância da qualidade e da produtividade para a loja virtual

Gerenciar uma loja virtual nunca foi uma tarefa fácil. Todos os processos internos apresentam desafios, como concorrência, valores de frete, problemas de logística, prazos de entrega etc. Assim, pra ver o negócio crescer, é preciso aprender a superá-los.

Otimizar a qualidade e a produtividade da loja virtual é uma maneira essencial de criar estratégias pra enfrentar os desafios do mercado e, assim, beneficiar-se do aumento de vendas e da lucratividade.

Melhorar os aspectos internos de um negócio, como a produtividade e qualidade, também é importante pra aumentar a satisfação do cliente. É isso que vai fazer com que mais consumidores cheguem à sua loja no marketplace e que os atuais se fidelizem.

Sendo assim, como primeiro passo, você precisa se informar sobre as técnicas e ferramentas de gestão de loja virtual pra identificar os erros que podem ser cometidos e investir em estratégias que vão melhorar o rendimento.

Dicas para aumentar a qualidade e a produtividade da loja

Sabendo que dar atenção para a qualidade e produtividade de uma loja virtual é capaz de potencializar a satisfação dos clientes e aumentar o volume de vendas, aposto que você tem interesse em conhecer algumas dicas pra investir nessas melhorias, não é mesmo?

A seguir, confira algumas estratégias que você pode seguir pra aumentar a produtividade e a qualidade do e-commerce!

Analise as deficiências de produtividade

Primeiramente, tente entender o que está atrapalhando o processo produtivo de sua loja. É a rotina? São as ferramentas utilizadas? É a falta de preparação dos colaboradores? Identifique os problemas que estão surgindo e trace o caminho até chegar à origem deles.

A partir disso, é possível começar a investir em métricas pra corrigir os problemas e melhorar a produtividade interna. Além disso, aceite a opinião dos colaboradores e clientes. Toda informação pode ser útil pra identificar as deficiências dos processos.

Defina metas

Depois de conhecer os problemas, é preciso fazer um planejamento pra corrigir aqueles que estão ao seu alcance no momento. A definição de metas é uma ideia interessante, pois divide um desafio em pequenos pedaços, sendo possível enfrentá-lo gradualmente.

Além do mais, as metas são grandes estimulantes pra toda a equipe. O importante é que os objetivos sejam bem definidos, com a estipulação de prazos e os passos que devem ser dados.

Powered by Rock Convert

É imprescindível também criar metas que são alcançáveis no prazo determinado. Somente assim você vai conseguir fazer um planejamento adequado. Um exemplo seria aumentar em 20% as vendas nos próximos 3 meses, por meio de promoções e investimento nas redes sociais.

Utilize ferramentas e softwares de gestão

Existem diversos erros que podem ser reduzidos ou eliminados apenas com o uso de algumas ferramentas digitais e softwares. Um sistema de loja virtual, por exemplo, pode ser tudo o que você precisa para acertar na gestão do negócio.

Além disso, planilhas, agenda digital e sistemas integrados pra toda a equipe são ferramentas que ajudam a melhorar a produtividade da empresa e a qualidade dos processos.

Automatize processos

Falando em processos, outro uso muito vantajoso dos recursos digitais são os sistemas de automatização. O trabalho manual pode ser eficaz, mas o uso de softwares que realizam esses serviços ajuda a otimizar o tempo e utilizá-lo pra melhorar as deficiências de produtividade.

Chatbots (sistemas de bate-papo), e-mails padronizados, entre várias outras ferramentas, serão muito úteis para potencializar o seu negócio.

Tenha um bom controle de estoque

Um dos principais erros de empreendedores de marketplace está no controle de estoque. A logística também é um dos aspectos importantes para uma loja virtual, e é preciso mantê-la em sincronia com as vendas.

Desse modo, faça um acompanhamento de tudo o que entra e sai, tanto de mercadoria quanto de matéria-prima, pra manter a produtividade e a qualidade do negócio.

Ofereça promoções

Promoções chamam muito a atenção de novos clientes e permitem que a sua marca aumente o alcance. No entanto, elas precisam fazer parte do planejamento do negócio. Portanto, trace uma estratégia, tome decisões pra que as promoções sejam bem implementadas e tente associá-las com as metas estabelecidas.

Por exemplo, se existem produtos parados no estoque e você gostaria de trazer mais consumidores para o negócio, é possível fazer uma promoção com esses produtos. Assim, os dois objetivos são alcançados, e é possível manter a empresa competitiva no mercado.

Conheça bem a persona

Para que as promoções e as estratégias de marketing sejam bem-sucedidas, no entanto, é preciso conhecer o seu público. A definição de uma persona ajuda muito nessa tarefa. Basicamente, trata-se da reunião de características-chave dos clientes que você gostaria de ter em sua empresa, transformando-os em um personagem semifictício.

Para defini-la, faça questionários e entrevistas pra conhecer melhor os seus clientes, analise esses dados coletados e descubra quais são as suas preferências e características principais, como escolaridade, local de residência, gênero, cargo, rotina, problemas frequentes, objetivos, entre outros.

Com esses dados, é possível estruturar uma persona. A partir disso, o objetivo das suas estratégias de marketing se voltam pra mostrar como a sua empresa pode oferecer uma solução para os principais problemas e objetivos dessa persona.

Como visto, existem diversos processos pelos quais é preciso passar para melhorar a qualidade e produtividade da sua loja virtual no marketplace. Nesse momento, é possível contar com a ajuda do Magalu, que oferece treinamentos pra parceiros como você.

Gostou da ideia? Então, aproveite a visita e conheça mais sobre os treinamentos do Magalu Marketplace!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa