Regras marketplace

Conheça as principais regras de um marketplace

Se você quer empreender, vendendo produtos na internet, já deve conhecer as vantagens de fazer parceria com plataformas de marketplace, certo? No entanto, apesar das facilidades desse modelo de negócio, um fator importante é conhecer as principais regras do marketplace.

Existem aspectos que se aplicam a qualquer plataforma com essa proposta, como as normas que aparecem na Lei do E-commerce. Mas também há pontos que podem ser mais específicos de acordo com a parceria realizada.

Se você quer ter uma loja em um marketplace, precisa conhecer as regras dessa plataforma, concorda? Então vem com a gente e descubra quais são as normas pra ter uma loja virtual no Magalu Marketplace!

Por que conhecer as regras dos marketplaces?

O marketplace funciona como um shopping virtual e dá a oportunidade pra lojistas de todos os tamanhos terem uma vitrine nesse espaço. Assim, você divulga e vende seus produtos, contando com uma estrutura online completa pra sua loja online.

Mas, pra que você possa se programar certinho com as suas vendas, desde a escolha do produto até o atendimento do cliente no pós-venda, a dica é conhecer as principais regras desse tipo de plataforma.

Dessa forma, você evita erros que podem trazer dor de cabeça no futuro. Imagine estar se programando pra vender um item que é proibido na plataforma?

Além disso, seguir o que estipula a plataforma em que sua loja virtual vai funcionar é uma maneira de atender bem o seu cliente. Assim, você ganha a satisfação dos consumidores e reduz as chances de cancelamento das vendas realizadas.

Aliás, entender o funcionamento do marketplace é importante até pra você se cadastrar nesse modelo de negócio. Isso porque passa a ter todas as informações de que precisa para organizar a papelada da sua empresa pra ela ser aprovada com tranquilidade.

Quais são as regras importantes?

Agora que você sabe por que é preciso ter atenção às regras do marketplace, deve ter curiosidade em conhecer essas normas, não é mesmo? A seguir você confere as regras adotadas aqui no Magalu Marketplace!

Pré-requisitos para ser vendedor

Quer ter uma loja no Magalu Marketplace? O primeiro aspecto ao qual você precisa ter atenção é quanto aos pré-requisitos pra vender na plataforma. Um deles diz respeito a ter um CNPJ ativo, que esteja aberto há no mínimo 3 meses. Então, se você acabou de se tornar pessoa jurídica, vai precisar aguardar esse período para se tornar nosso parceiro.

E quando se fala em CNPJ saiba que é permitido, inclusive, o modelo de microempreendedor individual (MEI). Isso porque o Magalu Marketplace é um shopping virtual que disponibiliza uma vitrine para lojistas de todos os portes, inclusive os menores.

Além de ter a empresa formalizada, é exigido que você emita notas fiscais nas vendas realizadas e que possa entregar seus produtos pelos Correios. Aqui no Magalu, você conta com um serviço de entregas e recebe uma etiqueta após concretizar a venda pra despachar o produto utilizando uma agência dos Correios.

Funcionamento das comissões

Quem quiser participar do Magalu Marketplace sabe que o cadastro da sua loja virtual é gratuito. Para utilizar esse shopping virtual, não é preciso pagar nenhuma mensalidade. Além dessa vantagem, o empreendedor conta ainda com o Magalu Entregas e com as ações de marketing da plataforma sem ter custo algum.

Porém, há as comissões do marketplace, e é preciso conhecer as regras pra que você possa fazer seu planejamento financeiro sem erros. São taxas que incidem sobre as vendas feitas por meio da plataforma. No Magalu Marketplace, a comissão cobrada pelas vendas varia de acordo com o segmento de produto:

  • relógios e joalheria;
  • moda;
  • demais categorias.

Direitos do consumidor

Pra vender no marketplace, o lojista deve seguir à risca os direitos do consumidor online. Dessa forma, você precisa ter transparência nos anúncios, detalhando as principais características dos produtos (inclusive riscos à segurança e saúde).

Sua loja virtual deve ainda entregar o que foi combinado, cumprir os prazos e cancelar a venda caso o cliente se arrependa da compra após 7 dias do recebimento do item. Nessa situação, é preciso estornar valores e fazer a logística reversa, a fim de coletar o produto sem que o consumidor tenha que arcar com qualquer custo.

No Magalu, após a expedição do produto ao cliente, é ainda dever do lojista emitir a nota fiscal em até dois dias úteis. Além disso, é necessário oferecer um canal de atendimento ao cliente, inclusive no pós-venda.

Fotos dos produtos

No Magalu Marketplace, existe a regra de cadastrar seus produtos nas categorias da plataforma, bem como normas pra fazer a descrição e fotos dos seus produtos. Dentre as especificações, as descrições precisam ser completas e é necessário que as fotos dos itens sejam feitas em fundo branco.

Nesse quesito, além de atender às normas da plataforma, é uma maneira de tornar seus produtos mais atrativos, o que certamente aumentará seu faturamento.

Inegociáveis Magalu

Por último, uma regra do marketplace que você deve conhecer são os produtos que não podem ser comercializados na plataforma. No Magalu, são os chamados inegociáveis, como é o caso de itens que não tenham nota fiscal.

Saiba que também não é permitido vender produtos falsificados de qualquer categoria ou ainda contribuir para a pirataria. A plataforma também proíbe venda de itens que tenham origem ilegal, como fruto de contrabando ou carga roubada.

Entre os inegociáveis Magalu estão, é claro, produtos em que a venda é proibida no país, como drogas, armas de fogo, munições e medicamentos sem autorização.

Então, caso o lojista faça a comercialização de algum item listado como inegociável, ele comete uma falta grave e, consequentemente, tem sua conta suspensa de forma imediata.

Gostou de conhecer as regras do marketplace, especialmente as do Magalu? Acompanhar e cumprir essas normas vai garantir que você possa vender com tranquilidade e ainda atender seu cliente com qualidade.

E aí? Como está sua motivação pra ter sucesso com a sua loja virtual aproveitando as vantagens de ter uma vitrine em nosso shopping virtual? Não perca tempo e cadastre-se no Magalu Marketplace!

Cadastro plataforma magalu marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa