Remarketing

Entenda o que é remarketing e como usá-lo para aumentar as vendas online

Dá pra apostar que você sabe o que é remarketing, só não está ligando o nome à ação. Então, vamos resolver logo qualquer dúvida sobre o significado e a forma de aplicar essa importante ferramenta.

Ela é fundamental pra garantir uma boa conversão e diminuir os custos de aquisição de clientes. Isso quer dizer que o seu uso impacta, ao mesmo tempo, no aumento das vendas e na diminuição dos gastos. Não dá pra perder essa informação! Veja aqui com o Magalu como você pode lidar com isso!

E-book Marketing para Marketplace

O que é remarketing?

Pra entender e não esquecer, vamos dividir a palavra em duas: “re-marketing”. Assim, fica fácil perceber que falamos da repetição (re) de uma ação promocional (marketing). Lembra da última vez que você desistiu de uma compra em um ambiente de checkout? Depois foi conferir as últimas no Facebook? E apareceu uma oferta do que procurava em um link patrocinado?

Esse é um bom exemplo de uma ação de remarketing. Perceba que, necessariamente, a repetição não é idêntica. Talvez apresente um produto similar, uma oferta imperdível ou uma orientação adicional.

De qualquer maneira, fica claro o objetivo, que nos ajuda a definir o termo de um modo mais específico. Quer ver? Remarketing é a repetição de uma interação com o cliente que manifestou interesse, com o objetivo de estimular a decisão de compra.

Qual a importância do remarketing no e-commerce?

Esse tipo de ação é fundamental no marketing pra e-commerce, pois desistências e adiamentos de compras ocorrem naturalmente. Acontece do mesmo modo na venda presencial, mas nos canais digitais é mais fácil de o cliente nunca mais retornar.

Mesmo que ele tenha a intenção, ele provavelmente não vai ter o link salvo, nem vai gastar muito tempo procurando, o que pode levá-lo a fechar com a concorrência. Ou seja, sem o remarketing, muitas lojas virtuais podem “esquentar” o cliente pra outra empresa fechar o negócio. Bata três vezes na madeira!

Além disso, como dissemos na introdução, o remarketing aumenta as conversões, o que diminui os custos de atração de clientes.

Como fazer uma campanha de remarketing?

Você pode usar as ferramentas do Facebook, do Instagram, do Google Ads, do LinkedIn, do YouTube e do Twitter, por exemplo. Esses recursos são pagos, mas geram grandes resultados quando bem aplicados. Podem, ainda, ser preparados com configurações simples e automatizadas.

O e-mail marketing é outra possibilidade. Dá pra dizer que essa é a abordagem clássica do remarketing, que é aplicado com o envio de um fluxo de e-mails com o objetivo de manter o interesse de um lead e estimular a ação de compra nele.

Como integrar remarketing e inbound marketing?

O marketing digital não funciona sem integração, seja de canais, seja de estratégias. Pense que, quando suas ações são alinhadas em perfeita sinergia, elas se complementam e reforçam.

É comparável ao que ocorre quando você assiste a uma propaganda na TV e passa na frente de um outdoor, com uma frase curta, que lembre o comercial. Sozinhas, essas ações não teriam o mesmo impacto.

Imagine, por exemplo, uma ação de remarketing feita por meio de um fluxo de e-mails. Ao final, as mensagens podem sugerir o acesso a uma landing page pra gerar leads. Se essas duas ferramentas fizerem um sentido complementar para o cliente, vai ficar mais fácil dele fechar negócio.

Qual a diferença entre remarketing e retargeting?

Antes de concluir, precisamos falar sobre o retargeting, assim evitamos confusões entre os termos, o que é muito comum de acontecer. “Target” significa alvo e, no marketing, é usado pra se referir ao público-alvo, o que ajuda a diferenciar as duas ações.

Ou seja, o retargeting é a repetição de ações direcionadas a um público. Por exemplo, um grupo que comprou computadores, que é abordado com a oferta de acessórios. Ótima ideia também, não é?

Já o remarketing é voltado para a jornada de compra de um lead, buscando estimular que ele avance para a etapa seguinte. Ficou claro?

Agora, aproveitando, não deixe de dar uma olhada nos detalhes sobre o Magalu Ads. Essa é uma importante ferramenta que pode te ajudar com sua estratégia de marketing. Acesse!

E-book Marketing para Marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa