Reputação online

Quer ter uma boa reputação online? Confira nossas dicas!

Como anda a reputação online da sua loja? Ter uma boa imagem no ambiente virtual é fundamental para qualquer negócio que visa o sucesso, vendendo ou não pela internet. Afinal, é esse o espaço que os seus clientes buscarão pra conhecer os seus produtos.

Manter a reputação em alta também é importante pra que a loja consiga continuar competitiva no mercado, apresentando um diferencial em relação aos demais concorrentes. Sendo assim, o que fazer para conquistar uma boa imagem na internet?

Neste post, vamos mostrar a importância da reputação online, como conquistá-la e o impacto que isso trará para a sua loja. Acompanhe pra saber mais!

Por que a reputação online é tão importante?

A reputação online nada mais é do que um resumo da visão que os seus clientes tiveram da sua loja. Ou seja, é uma maneira de sintetizar todas as avaliações e opiniões sobre o seu negócio, do ponto de vista dos produtos, do atendimento, da filosofia da marca, da qualidade dos serviços, entre outros.

Ter uma boa reputação é importante pra que a sua loja se mostre de confiança para as pessoas que ainda não a conhecem. Esse é um indicador fundamental para a decisão de compra dos clientes e mais ainda para garantir a fidelização do público.

No entanto, pra fortalecer a imagem digital de seu negócio, é preciso garantir que os clientes possam encontrá-lo na internet. Para isso, é fundamental se estabelecer em ambientes virtuais, como as redes sociais, marketplace, sistema de loja virtual e blog.

Como ter uma boa reputação?

Ainda não conseguiu entender o que você precisa fazer para garantir uma boa reputação e desfrutar dos benefícios que isso pode trazer para o crescimento de sua loja? Então, confira as dicas a seguir pra saber por onde começar!

Mostre o lado humano da sua marca

O público não gosta mais de sentir que está se relacionando apenas com empresas. O cliente atual tem preferência por saber que está fazendo negócio com outras pessoas. Por esse motivo, quanto mais o lado humano de sua marca se sobressair, mais confiança passará para os consumidores.

Na prática, isso envolve fazer com que os clientes conheçam mais os bastidores de sua loja. Apresentar o processo de produção, mostrar as pessoas que estão por trás de todo o negócio, ter uma linguagem mais acolhedora: todas essas são estratégias que você pode utilizar para apresentar a sua marca de forma mais humana.

Seguir essa dica é fundamental pra tornar o negócio menos impessoal com os clientes e criar um verdadeiro relacionamento com quem dá a chance de fazer com que a sua loja possa se desenvolver.

Invista em diferentes canais de comunicação

Para manter uma boa reputação online também é preciso marcar presença no ambiente virtual. Lembre-se de que esse é o principal canal de comunicação que os clientes e potenciais consumidores terão pra se aproximar da sua loja.

Mas será que apenas um canal de comunicação é eficiente? Suponha que a sua loja tenha um conjunto de clientes ideais para determinados produtos na faixa etária de 40 anos. Após fazer uma pesquisa, você notou que esse público utiliza mais o Facebook como rede social. Logo, é válido marcar presença nesse espaço, não é mesmo?

No entanto, outra linha de produtos de sua loja combina com um público mais jovem que não está mais tão presente nessa rede social. Ao utilizar apenas um canal de comunicação, você estará perdendo a chance de atrair e captar novos clientes que preferem outros meios.

O mesmo acontece quando a loja disponibiliza apenas um e-mail para contato, e não tem uma via de comunicação mais prática, como mensagens rápidas, contato pelas redes sociais, telefone, entre outros.

Sendo assim, tendo em vista que uma estratégia fundamental para melhorar a reputação online é manter uma boa comunicação com o público, é importante investir em diferentes canais pra não deixar nenhum cliente de fora.

Monitore a reputação

Já pensou se você está achando que a sua loja está cada vez mais bem falada entre o público, mas, na verdade, aconteceu algum problema que passou despercebido e a reputação do negócio está lá embaixo?

É por esse motivo que monitorar a reputação é outro ponto importante. Encare isso como uma avaliação dos resultados obtidos com as estratégias empregadas. Desse modo, caso você tenha um retorno negativo, é possível solucionar o problema antes que ele interfira na imagem geral da loja.

Desse modo, fique sempre de olho nas notas e nos comentários das suas redes sociais, dos sites de pesquisa ou de qualquer outro espaço em que a imagem do negócio esteja sujeita à avaliação.

Produza conteúdos relevantes

Ter um bom conteúdo associado com a imagem de sua marca é outro ponto positivo para a reputação online. A boa notícia é que essa iniciativa pode começar por você. Para produzir assuntos relevantes para o público, é preciso começar a entender o que ele gosta de ver.

Após fazer essa pesquisa, tente criar conteúdos que estejam associados com a preferência dos seus clientes e que ajudem a passar um lado mais humano da marca. Percebeu como até mesmo essa estratégia pode andar junto de outra?

Para melhorar a produção de conteúdo na internet, sempre é possível encontrar materiais ricos pra ajudar nessa missão. Fazer treinamentos de marketing, vendas e atendimento também contribui muito para obter sucesso nessa proposta.

Como os consumidores avaliam a experiência de compra online?

Para ter um e-commerce de sucesso, é preciso considerar que as avaliações online têm um peso fundamental na reputação da loja. Afinal, esse é o espaço que os clientes usam para contar como foi a experiência de compra.

Para garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível, vale considerar toda a jornada pela qual uma pessoa pode passar até concluir a compra, como encontrar a loja, navegar pelo site, montar o carrinho, fazer o pagamento, receber o pedido e ter um atendimento pós-venda.

Você pode apostar nos marketplaces para melhorar a reputação online da sua loja. Plataformas como o Magalu Marketplace são capazes de ajudar você a oferecer tudo o que os clientes precisam para ter uma boa experiência de compra e ainda contribuem pra que a sua marca tenha mais visibilidade. Tudo isso é feito com processos claros, garantia de entrega e apoio aos parceiros.

Agora que você sabe como garantir uma boa reputação online, não perca tempo e comece a colocar essas dicas em prática. Assim, é possível aumentar as vendas e conquistar um público cada vez maior.

Tem interesse em saber como o marketplace pode ajudar a sua loja? Então, conheça mais sobre os nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa