review de produtos

Review de produtos: entenda a importância para seu varejo digital

Você sabe o que é um review de produtos? Basicamente, é uma análise crítica feita por um comprador em relação às características, vantagens, pontos fortes e fracos de um produto, serviço, marca ou empresa. Ou seja, é o feedback de um cliente.

Por exemplo, após comprar um produto na sua loja e depois de usá-lo, ele pode publicar um comentário na página de vendas, nas redes sociais ou em buscadores do Google, dizendo o que achou do item, sobre a sua experiência, entre outras observações.

No entanto, o review de produtos tem uma grande importância para o varejo digital, pois ele ajuda os outros compradores que estão na dúvida de tomar uma decisão e fechar a compra. Por isso, é fundamental que você crie estratégias pra conseguir o feedback dos seus produtos. Saiba mais sobre esse assunto a seguir!

Qual é a importância do review para o varejo digital?

Você pode até vender produtos ou serviços de qualidade com os melhores preços. Porém, caso você não tenha nenhum depoimento ou avaliação de seus clientes, pode ser mais complicado de realizar suas vendas.

Isso ocorre porque, normalmente, os consumidores preferem não ser os primeiros a testarem algo. Por isso, antes de realizar uma compra, eles preferem observar como foi a experiência de outras pessoas com algum serviço ou produto.

Desse modo, os reviews funcionam como um tipo de prova social, que informa aos seus próximos clientes que outros consumidores já experimentaram realizar compras na sua loja, seja uma experiência positiva ou negativa.

A importância do review de produtos na sua loja virtual fica mais clara quando analisamos alguns dados estatísticos. Dessa forma, de acordo com a Cone Communications, após ler críticas negativas online, quatro em cada cinco pessoas mudam de ideia em relação a uma compra.

Além disso, segundo a Hrpub, 83% dos consumidores conferem tanto os reviews negativos como os positivos antes de efetuar uma compra. Ou seja, como foi possível observar, a maioria das pessoas avaliam os comentários feitos pelos clientes.

Como criar estratégias para conseguir review de produtos?

Depois de entender o que é review de produtos e qual a importância dele, você deve estar se perguntando como criar formas para conseguir tê-lo em sua empresa. No entanto, é fundamental que você desenvolva estratégias que vão o orientar a saber como pedir o feedback dos clientes, de que forma a usá-lo pra melhorar a sua loja virtual e qual a melhor forma de divulgar essas análises.

Sendo assim, preparamos diversas maneiras pra você saber, de fato, como criar estratégias de review de produtos, que sejam capazes de trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Faça um conteúdo de qualidade

Uma ótima dica é criar um blog para o seu varejo digital com a finalidade de divulgar reviews. Assim, isso poderá ajudar a ter mais visibilidade no Google. Além disso, ao postar um conteúdo mais aprofundado sobre os seus serviços ou produtos, a sua loja virtual ganhará mais credibilidade diante do público.

Uma boa sugestão é reunir nesse blog as avaliações de outros consumidores e explorar temas diversos que podem atrair a atenção de novos clientes.

Faça parcerias e encontre o seu público

Assim como dissemos agora há pouco, o ideal é conversar de forma direta com o seu público e disponibilizar conteúdos que provoquem o seu interesse. Dessa forma, pra estimular essa comunicação e conseguir aumentar as vendas, faça parcerias com influenciadores que atraem o mesmo público que você.

Depois disso, converse e peça pra que essas parcerias avaliem honestamente os seus produtos e recomendem o seu negócio. Assim, os seguidores desses influenciadores poderão conhecer o seu varejo digital e estarão mais confiantes em relação à qualidade dos produtos, uma vez que foi testado por alguém que eles já seguem.

Explore o uso das redes sociais

Por muitas vezes, as redes sociais são o ponto de partida do cliente pra sua loja virtual. Por esse motivo, é nas redes sociais que os consumidores vão conhecer seus produtos e a sua marca. Nesse sentido, divulgue as avaliações positivas que você receber nesses canais.

Quando o seu e-commerce está entregando um bom serviço e satisfazendo os clientes, é normal que eles façam elogios, deixando comentários ou mensagens no perfil e nas publicações de sua página.

Divulgar esses feedbacks faz com que você ganhe mais credibilidade com os consumidores que são usuários das mídias, além de incentivar que eles também avaliem seus produtos, serviços e a sua marca, deixando novos comentários.

Incentive os reviews

Para que você consiga manter o review de produtos do seu negócio atualizado, é necessário criar uma forma de incentivo pra que os consumidores façam novas avaliações. Entretanto, vale a pena disponibilizar aos clientes algum benefício em troca de uma análise honesta.

Uma dica é oferecer um cupom de desconto, pra quando for fazer o próximo pedido, caso deixe uma avaliação sobre o produto que comprou. Uma outra estratégia é criar um plano de fidelidade em que o cliente junta pontos a cada comentário e depois pode trocá-los por vantagens exclusivas.

Aprenda com as críticas dos clientes

É normal que o seu e-commerce receba algumas avaliações negativas sobre o produto ou o serviço, podendo ser pelo fato da qualidade não atender à expectativa do cliente ou até mesmo porque o tempo da entrega não o agradou.

É importante que você não ignore ou apague os comentários, independente do motivo. O ideal é que você responda às avaliações feitas de forma educada. Essa é uma oportunidade de mostrar ao público que você quer o melhor para o cliente e se preocupa com a experiência dele.

Agora que você já sabe o que é o review de produtos, qual a sua importância e como criar uma estratégia pra ter em seu varejo digital. Para que você consiga melhores resultados e conquiste o sucesso do seu e-commerce, o Magalu Marketplace oferece a oportunidade de aumentar as vendas, ampliar o seu negócio e criar o próprio canal de vendas online.

Você gostou deste conteúdo sobre o que é review de produtos e qual a sua importância para o seu varejo digital? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a também ficarem por dentro do assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa