Saiba como evitar inadimplência

Reading Time: 3 minutes

Gente, pesquisas recentes das instituições Serasa Experian, SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Logistas mostram que a inadimplência ainda tem crescido no país tanto entre pessoas físicas como em empresas, principalmente comércios, viu?

É que a capacidade de pagamento de consumidores e empresários acaba sendo influenciada pelo alto número de desempregados e a menor renda média que algumas pessoas tão conseguindo.

Por isso, é importante que você saiba direitinho o que fazer pra manter seu e-commerce fora das estatísticas de devedores enquanto a economia não entra em fase de recuperação. Quer umas dicas? Nós aqui do Magalu preparamos algumas pra você!

Organizando sua empresa

Fazer acompanhamento de dívidas diariamente ajuda a manter controle de pagamentos

Pra não prejudicar o seu negócio, é preciso ter planejamento sobre o que ainda vai ser recebido e que atitude tomar caso o pagamento não aconteça! 

Uma dica legal é fazer um acompanhamento das dívidas dos clientes. Ficar de olho naquelas que tão prestes a vencer e saber quais deixaram de ser pagas é o primeiro passo na busca de receber tudo direitinho!

Se puder manter essa medição diariamente, ótimo! Daí você não vai ter surpresas e encontrar um número elevado de falta de pagamentos de uma hora pra outra, sabe?

Também é legal notar quais canais e métodos de cobrança funcionam melhor com seus clientes e quais não dão certo. Esse levantamento vai deixar o contato com seus consumidores bem mais perto do ideal. E tudo de um jeito prático!

Evitando falta de pagamento

A pesquisa do Serasa Experian, divulgada em setembro, mostra que 40% da população adulta no país tá negativada. Isso é um sinal de que realizar cobranças é algo que pode acabar fazendo parte do seu dia a dia mais do que você gostaria. O bom é que tem algumas ações que dá pra adotar em busca de diminuir as chances de não receber pagamentos!

Descontos pra pagamento à vista já são um incentivo clássico, mas também dá pra abater o valor de parcelas quitadas antes da hora! É bom pro cliente e faz com que o pagamento antes do prazo limite seja priorizado.

Ainda antes do atraso de parcelas, vale a pena investir em lembretes! Uma mensagem simples por e-mail ou SMS 5 dias antes de vencimento e na data final podem ajudar a pessoa a não perder o prazo por engano! Ah, mas faça isso apenas se o cliente te autorizou no momento do cadastro na sua loja, tá?

Contato por telefone pode ser melhor pra negociar dívidas mais altas

Venceu o pagamento? É possível seguir com essas cobranças eletrônicas ou fazer contato por telefone, o que é mais indicado em caso de valores mais altos e que tendem a envolver uma negociação maior na hora de quitar. 

Negociando dívidas

Na hora de fazer a cobrança, cuidado pra não desrespeitar nenhum direito do consumidor, combinado? Isso leva até mesmo a causar problemas na Justiça! Na dúvida, melhor usar serviços especializados.

Agora, se quiser fazer esse processo dentro da sua empresa, o ideal é fazer contato com o cliente de um jeito tranquilo, ouvindo o que ele tem a dizer. Explique também que é importante que seu e-commerce receba e, de preferência, faça contato já com uma proposta de negociação. Daí fica mais fácil partir desse primeiro passo pra chegarem a um acordo!

Uma dica importante: qualquer que seja a resposta do consumidor, é importante que você deixe registrados todos os contatos. Se tiver que buscar seus direitos na Justiça, ter esses comprovantes pode fazer a diferença.

Por fim, lembre que muitos motivos levam uma pessoa a não fazer o pagamento na data e nem por isso ela vai passar a ser pra sempre uma cliente ruim. Caso tenha feito abordagens fora do ideal e queira reconquistar algum consumidor, dá uma lida nessa matéria aqui! 

Fala sério, fica bem mais fácil cuidar do dia a dia do seu e-commerce com as dicas do blog do Magalu, né?

Deixe seu comentário