Saiba como fazer reuniões produtivas

Tem algumas dicas bem simples pra deixar esses encontros práticos!



Gente, uma reunião pode fazer toda a diferença na hora de pensar os próximos passos da sua empresa, viu? Além disso, também é uma ótima ideia pra acompanhar como cada projeto tá crescendo e ver o que é preciso pra ele continuar evoluindo! Agora, pra um encontro bem produtivo, nós aqui do Magalu separamos algumas dicas bem práticas. Vem ver!

Antes da reunião

  • Se possível, organize o espaço pra reunião acontecer com os participantes em pé. É que assim fica mais fácil que todos colaborem pro encontro ser objetivo. Mas leve em conta se todos podem ficar nessa posição por um tempo razoável, tá?
  • Olha, a maioria das reuniões é feita pra tomar decisões. E elas também são ótimas pra informar mudanças pra todos os interessados de uma vez só. Por isso, já no convite, é ideal dizer qual é o objetivo do encontro.
  • Vale a pena definir alguém como líder pra reunião, viu? Pode ser quem pediu pra marcar ela ou alguém que seja bom em organização. Essa é a pessoa que vai facilitar conversa entre todos os participantes e manter o ritmo do bate-papo.

Durante a reunião

  • É importante ouvir todos os participantes sobre qualquer desafio que possa aparecer. Isso é natural e é ótimo aproveitar a oportunidade da reunião pra que soluções sejam pensadas com todos juntos.

  • No fim da reunião, já aproveite pra marcar a data do próximo encontro. Daí é maior a tendência de todos avancem num bom prazo sobre o combinado.

  • Escolheram você pra líder da reunião? Então, fique de olho se todos os temas importantes pro encontro são abordados e fique de olho se nenhum deles tá ficando muito extenso, o que pode atrapalhar a fala sobre outros.

  • Agora, se outra pessoa é a líder, é importante seguir as orientações dela, tá? Assim todos ajudam a reunião a alcançar os objetivos!

Depois da reunião

  • Vale a pena mandar uma ata para todos os participantes informando todos os pontos combinados, quem é o responsável por cada um deles e qual é o prazo para que eles sejam cumpridos.
  • Se a distância entre as reuniões é de um mês ou mais, o ideal é enviar atualizações pros participantes sobre a evolução de cada ponto combinado. Assim, tem mais chances de as pessoas não perderem o pique!

Viu só como é simples? Agora, se quiser mais dicas bem legais de como gerenciar uma empresa de sucesso, vale a pena dar uma olhadinha nessa matéria aqui sobre a entrevista de Luiza Helena Trajano, ex-CEO e atual presidente do conselho do grupo Magazine Luiza, pra Globonews.

E lembre que aqui nesse blog tem um monte de dicas que nós do Magalu preparamos pra você, que é empreendedor. Vem dar uma olhadinha!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa