seo marketplace

Como funcionam as estratégias de SEO em um marketplace?

Entre as diferentes técnicas adotadas para aumentar as vendas na loja online, o SEO em um marketplace é considerado como uma das mais relevantes. Buscadores de pesquisa como Google e Bing são amplamente utilizados e se tornaram grandes aliados para os negócios.

Porém, apesar dos resultados significativos, pode ser um grande desafio para novos empreendedores que investem nesse setor. Se você é um deles, fique tranquilo. A gente vai te explicar o que precisa saber para colocar em prática, combinado?

Qual a importância das estratégias de SEO no marketplace?

Um dos grandes desafios, principalmente de novos empreendedores em um marketplace é conseguir driblar a concorrência e aumentar a taxa de visitação da página dos seus produtos.

Nesse sentido, o SEO, sigla para Search Engine Optimization, entra como uma solução para esses casos. Sua ideia é promover os produtos comercializados e colocá-los como primeiros resultados em pesquisas relacionadas a palavra-chave do produto.

Em outras palavras, se você pesquisar, por exemplo, “comprar fraldas”, diversos anúncios de marketplace com esse produto aparecem nos primeiros resultados. Portanto, podemos entender que as páginas desses produtos estão com SEO otimizado, garantindo que ao buscarem com a palavra-chave, ela seja listada.

Como o SEO funciona para marketplace?

O principal objetivo aqui é conseguir com que as páginas dos seus produtos não sejam afetadas pelos algoritmos e seus respectivos anúncios possam ser exibidos de maneira orgânica em pesquisas.

À medida que a palavra-chave relacionada ao produto é inclusa nas páginas, juntamente com outras técnicas, conseguimos definir o aumento no número de acessos em cada um deles.

Quais técnicas podem ser utilizadas?

O objetivo de um vendedor ao montar um anúncio é garantir que a página esteja de acordo com as técnicas de SEO do produto. Quanto mais investir nelas, mais chances o seu produto terá em aparecer no topo do ranqueamento de uma pesquisa. A seguir, aprofundaremos mais sobre essas técnicas.

Link Building

Essa técnica de SEO para marketplace visa tornar as páginas relevantes para uma pesquisa. E a maneira de fazer isso, é colocando link de outras páginas de assuntos relevantes e relacionados ao seu produto.

Também podemos incluir outros itens que são vendidos no marketplace e que de alguma maneira esteja ligado ao produto anunciado. Além disso, criar parcerias com outros sites e blogs, por exemplo, oferece ainda mais credibilidade para a página de anúncio.

Pesquisa de palavra-chave

A palavra-chave é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos mais importantes. Diretamente ligado ao SEO On Page, é ela que fará a conexão entre o que foi pesquisado com seu anúncio. Ela pode estar presente na URL e ao longo da página.

Vale ressaltar que uma palavra-chave não é necessariamente o produto em si. Pode ser o nome do marketplace, nome de vendedores, SEO em descrição do produto, características, título da página, entre outros.

URLs amigáveis

Uma URL amigável é um mecanismo adotado para facilitar a pesquisa e não gerar confusão nos algoritmos dos sites de pesquisa. Opte por resumir o produto na URL de maneira simples, como no exemplo da fralda usado anteriormente: “/fralda-g-86-bebedorme”. Nesse caso, a página do produto é referente a fralda em tamanho G, com 86 unidades de uma marca — fictícia, no caso — chamada Bebê Dorme.

Em conclusão, é fundamental que empreendedores que estão entrando nesse mercado, entendam se o site parceiro que venderá já consta com toda preparação para atender as técnicas de SEO em um marketplace. No Magalu, por exemplo, sabemos da importância que essa estratégia tem a oferecer para nossos parceiros e é por isso que sempre estamos investindo em melhorias na estrutura do site para que eles possam obter sucesso nas vendas.

Quer saber mais como podemos te ajudar? Então, aproveite para se cadastrar em nosso marketplace.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa