sistema para marketplace

4 tipos de sistemas para marketplace e os diferenciais do Magalu Marketplace!

Com a integração da internet na nossa vida, hoje, a gente tem muita praticidade e agilidade, não é? E as vendas online, claro, não poderiam ficar de fora desses privilégios! Mas quem tem produtos a serem comercializados precisa, antes, compreender algumas particularidades, entre elas o que é um sistema pra marketplace.

Antes de tudo, não custa deixar claro: um marketplace é uma espécie de shopping virtual, que abriga diversas lojas. Os vendedores dali contam com várias vantagens — como a oportunidade de mais visibilidade e o aumento nas vendas. Já os consumidores têm acesso a uma infinidade de produtos, que podem ser adquiridos com toda a segurança e conforto.

Por exemplo, com um sistema pra marketplace forte como o do Magalu, o cliente final pode comprar tudo com a gente, de roupas a móveis, passando por alimentos e eletroeletrônicos. Pra você, parceiro, as chances de vendas aumentam demais!

Pensando nisso, neste artigo, você vai entender sobre o que é um sistema pra marketplace, saber qual tipo é o do Magalu e, claro, descobrir todos os diferenciais do Magalu Marketplace.

Vamos nessa?

Quais são os 4 tipos de sistemas pra marketplace existentes?

As vendas no marketplace funcionam de maneira simples. Na prática, o vendedor se cadastra na plataforma, informando dados pessoais e da empresa. Depois do registro liberado, adiciona os produtos, com descrições e valores.

Na maior parte das vezes, tudo é feito dentro do sistema pra marketplace. Assim, para o parceiro, as responsabilidades são a emissão da nota e o envio do produto.

Outro ponto é que eles podem variar de acordo o público-alvo e os produtos expostos. Os principais sistemas pra marketplace são os seguintes!

1. Marketplace B2B

A sigla quer dizer business-to-business, que significa de empresa pra empresa. Assim, os produtos são comercializados apenas pra lojas, que, depois, os revendem.

2. Marketplace B2C

No caso, trata-se do business-to-consumer, ou da empresa para o consumidor. Aqui, as lojas vendem diretamente ao público final, assim como é o Magalu Marketplace!

3. Marketplace C2C

Trata-se do consumer-to-consumer, que é de um consumidor para outro. Nesses sistemas pra marketplace, pessoas físicas vendem pra pessoas físicas. Podem ser produtos usados ou não.

4. Marketplace de nicho

No marketplace de nicho, como o nome sugere, há foco em apenas um segmento mais específico. Exemplos são a Época Cosméticos, que vende produtos de beleza diversos (como shampoos e maquiagens) e a Netshoes, com tênis e artigos esportivos.

E quanto às características do sistema marketplace do Magalu?

Olhando para o Magalu Marketplace, podemos verificar vários diferenciais competitivos pra você, que é varejista. Confira todos eles!

Diversidade de produtos

O Magalu tem um ecossistema que reúne diversos marketplaces (Shoestock, Zattini, Netshoes, Época Cosméticos, Estante Virtual), o que proporciona aos vendedores muitas oportunidades. 

Nossos parceiros contam com uma multibandeira. Aqui, eles entram, podem vender de tudo e criam conexão fácil com uma grande base de clientes. E os clientes têm ao alcance diferentes tipos de mercadorias. Não é à toa que nossa campanha é a #TemNoMagalu. De forno industrial a palito de dente, é possível encontrar muitas coisas aqui!

Foco no cliente e no vendedor

Já com relação a esse ponto, vemos todos como nossos parceiros e queremos que todo mundo saia ganhando. Ou seja, além de seguirmos com o pensamento de foco no cliente, também trabalhamos pra ter um ótimo relacionamento com o vendedor — você, no caso!

Dessa maneira, pra gente, todos têm o mesmo nível de importância. Então, sempre investimos em facilidades aos dois grupos.

Pagamentos

No sistema pra marketplace do Magalu, existem boas oportunidades. Uma delas é na parte financeira. O Magalu Pagamentos é um grande ponto de apoio dos vendedores, que podem optar por receber no modelo 100% antecipado. Nele, mesmo que a venda tenha sido feita em 10 parcelas, eles recebem tudo de uma vez. Isso é muito bom, não é mesmo? Afinal, na pandemia, muitas lojas têm precisado otimizar o capital de giro.

Ah, e também existe a possibilidade de receber no fluxo, de acordo com a quantidade de parcelas selecionadas.

Logística

A logística na entrega costuma ser uma das principais preocupações de quem vende pela internet. Concorda que entregar o produto dentro do prazo e com o máximo de economia possível é uma preocupação constante?

Pois saiba que o Magalu Marketplace oferece apoio nesse processo. Com o Magalu Entregas, dá pra aumentar as vendas e a satisfação dos clientes finais. Há, por trás disso, uma multicanalidade, já que são mais de 1.200 lojas, diversos centros de distribuição e uma gigante malha de caminhoneiros.

Ah, detalhe importante: qualquer vendedor pode usar esse serviço, desde que comercialize produtos em dimensões de correio. Uma tranquilidade extra, não é?

Outros serviços

Não podemos nos esquecer do Luiza Labs, nosso espaço de tecnologia, que respira inovação e é responsável pela digitalização do varejo brasileiro. Já O Maga+ é nosso serviço de telefonia. Vendemos chips, possibilitamos a navegação gratuita no Magalu e facilitamos o acesso a WhatsApp e a Facebook.

A ideia é contribuir com a digitalização do Brasil, mas sabemos que, pra isso, precisamos chegar à raiz. Não adianta fornecermos benefícios, se as pessoas não conseguem se conectar, não concorda?

Também temos o Cliente Ouro, um programa de fidelização, o que significa que nele há clientes que compram mais. Assim, o vendedor pode acessar esse canal, segmentar vários consumidores e aumentar as oportunidades de venda. Dá pra testar um preço pra uma parcela menor do seu público e entender o quanto ele é relevante ou não.

Com todos esses diferenciais, é possível notar o quanto o Magalu, como sistema pra marketplace, trabalha pra trazer satisfação dos parceiros, não acha?

Em 2020, ainda aderimos à causa de proteção à mulher e criamos um campo de denúncia de abuso doméstico. As ações têm se mostrado tão positivas que a marca foi uma das mais bem-lembradas na pandemia. Bem, estamos falando de Luiza Helena, né? Uma grande figura pública, que tem todo o negócio na mão dela!

Além disso, em nosso sistema pra marketplace, queremos fazer aos outros aquilo que gostaríamos de receber. Buscamos uma relação ganha-ganha-ganha, na qual não só a gente, mas também vendedores e clientes finais aproveitam vantagens incríveis. 

Gostou de conhecer um pouco mais do Magalu Marketplace? Então, que tal ser nosso parceiro? É só se cadastrar na plataforma do Magalu!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa