Social listening: sua empresa bem informada!

Fique por dentro de tudo sobre seu mercado e saiba como usar isso a seu favor!

Quer um jeito prático de ter boas ideias pra conquistar clientes e ainda ficar por dentro de todos os assuntos que podem ser grandes desafios ao seu negócio? Então, vale a pena saber mais sobre social listening! Nós aqui do Magalu temos várias dicas pra você ficar por dentro desse trabalho que pode fazer toda a diferença no dia a dia da sua empresa. Vem ver!

O que é social listening?

Olha, social listening é um conjunto de ações feitas pra ficar de olho nas informações publicadas sobre a sua empresa, concorrentes e assuntos que podem interessar aos seus clientes. Ou seja, ele envolve desde saber o que as pessoas falam até o que você vai colocar em prática a partir do que ouviu dizer!

Ah, ao contrário do que pode parece, no social listening você vai procurar informações não só em redes sociais, mas também em blogs, fóruns de discussão e sites de notícia, viu? Na verdade, vale qualquer opinião ou notícia em qualquer lugar on-line, desde que elas sirvam pra te ajudar em seu negócio.

Por que investir em social listening?

Olha, uma vantagem em fazer um bom trabalho de social listening é ouvir clientes sobre problemas com o seu e-commerce, mesmo que eles não tenham te procurado diretamente. Muitas crises acontecem quando uma reclamação que não era conhecida pela empresa acaba tomando uma proporção muito grande, sabia?

Saber sobre essas queixas rápido ajuda a resolver a situação enquanto elas ainda são pequenas e não arranharam a sua imagem.  

Outra coisa legal é que esse trabalho te ajuda a ficar por dentro do que a sua concorrência tá fazendo. É possível até ver se novas estratégias de marketing deles tão funcionando bem! Daí você pode ter ideias pra inovar em seu negócio ou saber de alguma prática que não funcionou bem com os clientes.

Além disso, tem assuntos sobre e-commerce que saem na imprensa e que podem deixar seus clientes com dúvida sobre o que devem fazer. E com o social listening, você identifica que o consumidor ficou preocupado com uma situação e pode tomar a iniciativa de tranquilizar ele, o que chama a atenção pra sua loja. Demais, né? Um exemplo disso é quando tem reajuste dos Correios. Sobre isso, é legal você saber que os parceiros do Magalu contam com o Magalu Entregas e isso é uma vantagem nesse caso, tá?

Como fazer social listening?

Pra quem prefere praticidade, tem muitas ferramentas pagas on-line que fazem esse monitoramento e algumas vão te dar até relatórios bem práticos. Daí é muito simples ficar por dentro de tudo o que pode te interessar na hora de conversar com o seu público, viu?

Agora, se preferir, você também pode fazer esse estudo. Pode parecer um pouco complicado, mas dá pra encontrar muitas soluções incríveis pro seu e-commerce com ferramentas gratuitas!

Uma delas é o Google Alerts. Ele funciona assim: você coloca nessa ferramenta um termo que você quer ficar por dentro e ele sempre avisa por e-mail quando algo for captado sobre esse assunto na ferramenta de buscas do Google. Pode colocar o nome da sua empresa, de concorrentes ou de produtos, por exemplo. Muito bom!

Também vale a pena ter um leitor de feed no seu computador ou smartphone. Essa ferramenta ajuda a concentrar num lugar só tudo o que você precisa saber sobre algum assunto! Dá pra acompanhar sites de notícias, blogs e até redes sociais em alguns casos. Tem muitos programas gratuitos desse tipo, mas muitos em inglês, tá? Um deles é o Flipboard, que mostra todas as informações pra você como se fosse uma revista!

Essas duas ferramentas precisam de cadastro pra usar, mas é muito rápido e vale a pena, viu? Com essas duas opções, dá pra ficar por dentro de tudo o que interessa sobre o seu e-commerce, concorrentes e as informações que interessam pros seus clientes.

E, como vai conseguir bastante informação, pode ser legal criar uma planilha pra registrar reclamações encontradas e quais foram as ações tomadas e o acompanhamento de concorrentes e ideias que apareceram durante o estudo deles. Vai ficar até mais fácil identificar padrões que vão indicar uma oportunidade de seu e-commerce ficar ainda melhor!

Ah, às vezes clientes ficam insatisfeitos com um produto ou querem devolver ele por algum motivo, né? Essa é uma grande chance pra conquistar opiniões positivas sobre a sua loja! Pra saber como fazer isso, dá uma lida nessa matéria aqui!

Gente, nós aqui do Magalu ficamos sempre de olho em tudo o que pode ser legal pros nossos parceiros, viu? Vem acompanhar outras notícias feitas pra você aqui no blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa