tendências de vendas

Descubra as 6 principais tendências de vendas para marketplaces

Se você tem um negócio online, está sempre em busca de novas estratégias pra aumentar as vendas e ter mais sucesso, não é mesmo? Uma excelente forma de adquirir informação confiável pra aplicar na sua loja é acompanhar quais são as tendências de vendas do momento.

Quando falamos de vendas no varejo online, sabemos que os marketplaces são uma das maneiras mais promissoras de ganhar visibilidade, organizar as demandas e alcançar mais clientes.

Por isso, neste artigo, queremos focar em como você pode tirar o máximo proveito da atuação em um marketplace, compartilhando tendências que podem levar os resultados da sua loja online a um novo patamar.

Quer entender quais são essas tendências de vendas e como aplicá-las na prática? Então, não deixe de ler até o final!

1. Automação de serviços financeiros

Houve um tempo em que fazer pagamentos pela internet ainda era motivo de crise pra muitos consumidores. Hoje, temos certeza que esse momento já passou e nossos clientes estão cada vez mais seguros pra pagar compras online.

O desafio para lojistas agora é outro: garantir que visitantes do site tenham o máximo de opções de pagamento possíveis e não abandonem uma compra por não encontrarem seu método de preferência.

Pra quem atua em e-commerces independentes, é necessário fazer integrações com sistemas intermediadores de pagamento. No entanto, pra quem atua em um marketplace robusto, essa tendência de vendas pode ser mais facilmente seguida, já que o próprio marketplace oferece essas integrações com inúmeras formas de pagamento.

Isso significa ter todos os pagamentos recebidos com maior fluidez e centralizados em uma só plataforma. Além disso, apostando nessa tendência, você poderá ver mudanças nas suas métricas de abandono de carrinho, já que menos pessoas vão se decepcionar e deixar os produtos de lado nesse estágio final da compra.

2. Expansão de parceiros

Com quais parceiros você tem contado quando vende online? Se ainda são poucos ou nenhum, saiba que expandir suas parcerias também é uma das tendências de vendas que pode te ajudar a vender mais.

Está se perguntando como fazer isso? Uma forma interessante é contar com grandes plataformas de marketplaces, que oferecem infraestrutura pronta e diversas vantagens para lojas parceiras.

A parceria com marketplaces é estratégica pra quem quer aparecer mais para o público. Afinal, sua marca estará bem posicionada em um shopping virtual e associada a uma grande marca confiável. Não apenas as chances de vender aumentam, como também cresce a percepção que as pessoas têm sobre sua loja na internet.

3. Maior número de canais

Ainda falando sobre visibilidade, é importante entender que, quanto mais você expõe a marca da sua loja virtual, mais chances tem de melhorar os resultados de vendas. É por isso que estar em um maior número de canais é uma das tendências do e-commerce para os próximos meses.

Canais são espaços virtuais em que você pode mostrar sua marca e seus produtos, criando um relacionamento com seus clientes. Desse modo, é possível fortalecer sua presença digital e garantir que consumidores poderão entrar em contato e fazer compras por diferentes caminhos.

Que tal alguns exemplos? Um site de e-commerce e marketplace são canais, mas também podemos citar o Instagram e Facebook Shopping, o Pinterest e TikTok, além dos espaços físicos.

A ideia é realmente marcar presença em espaços onde seu público está presente. O “pulo do gato” nessa história é garantir que o cliente tenha uma experiência de compra fluida e que possa até atravessar de um canal para o outro, como você verá no próximo tópico de tendência.

4. Experiências de compras híbridas

Como falamos, parece que uma tendência acaba dando origem a outra: elas estão integradas. Isso porque, ao estar presente em muitos canais, é comum que seu consumidor comece a ter interesse de compra em um canal e talvez queira terminar a aquisição em outro.

Garantir que ele pode fazer isso sem ruídos é o que chamamos omnicanalidade, ou loja híbrida. Ser um negócio omnichannel é uma das grandes tendências de vendas há alguns anos e em breve pode ser essencial pra uma loja online que quer crescer.

Um exemplo claro de uma compra híbrida é aquela em que o cliente escolhe uma roupa no site e retira na loja. Ou então, começar a ver peças pelo Instagram e ser encaminhado pra um marketplace.

Pra fazer isso se tornar realidade no seu negócio é importante ter organização e centralização de informações. Por isso, usar boas plataformas de vendas pode te ajudar.

5. Otimização no atendimento

Vamos pra mais uma das tendências de vendas? É preciso desenvolver um atendimento otimizado. Estamos falando de um processo fluido, com menos ruídos e dificuldades para o cliente, seja antes da venda, seja durante ou depois da compra.

Com tantas opções de lojas online por aí, você quer que sua marca se diferencie, não é? E uma forma de fazer isso é oferecendo um atendimento de qualidade, que seja ágil, humanizado e realmente resolva os problemas do consumidor.

Sabemos que parece desafiador, pois isso envolve mapear processos, entender a jornada do consumidor, suas dores, além de contar com um time de atendimento e um espaço que centralize e organize os pedidos.

Por isso, podemos voltar à tendência em que falamos da importância de parceiros. Ter boas parcerias é uma forma de resolver alguns problemas complexos da operação da sua loja de uma forma simples. Em marketplaces, por exemplo, você já vai contar com uma infraestrutura pronta pra receber perguntas e fazer um atendimento de muita qualidade.

6. Redução de custos dos envolvidos

Por fim, uma tendência de vendas que parece um tanto óbvia, mas é muito importante no contexto econômico em que estamos. É preciso reduzir custos pra manter uma operação sustentável financeiramente em sua loja virtual.

Você pode estar sentindo algumas dificuldades financeiras nos últimos tempos, com taxas aumentando, produtos ficando mais caros com seus fornecedores e cada vez mais pontos de contato na operação.

Uma forma de reduzir custos em momentos como esse é fazer uma avaliação dos marketplaces que oferecem melhor custo-benefício, com mais vantagens e menos taxas, considerando o grau de exposição e de suporte que sua loja terá. Você vai descobrir que alguns gastos não estão valendo à pena e pode optar por soluções efetivas para o seu negócio.

Esperamos que essas tendências de vendas possam se tornar práticas no seu negócio, possibilitando que você conquiste novos clientes e aumente sua presença online.

Se você quer continuar se desenvolvendo pra empreender com ainda mais sucesso, aprenda em nosso artigo como escolher um bom curso sobre marketplaces. Assim, você pode se aprofundar no tema e tomar decisões certeiras!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa