Terceira idade: é o público ideal pra sua loja?

Eles são responsáveis por quase 1/3 das compras na internet aqui no país!

Gente, atender a pessoas da terceira idade do jeito ideal pode ser bem legal pra sua loja virtual, viu? Um relatório da empresa E-bit | Nielsen mostra que quase 30% das compras em comércio eletrônico são feitas por elas! Agora, esse é um público que tem diferenças importantes de outros, tá? Se quiser saber mais sobre esses clientes, nós aqui do Magalu vamos contar pra você!

Internet e os 60+

O número de pessoas com 60 anos ou mais que tem o hábito de navegar na internet cresceu bastante nos últimos anos, viu? Agora, tem cinco detalhes muito importantes que várias pesquisas mostram e que podem fazer toda a diferença pra você:

  • Os idosos acessam bastante a internet: alguns estudos apontam que mais de 80% daqueles que acessam a rede fazem isso todos os dias!
  • Eles tão cada vez mais independentes no uso da web. Muitos preferem fazer buscas no Google pra tirar dúvidas do que perguntar a outras pessoas, por exemplo.
  • Os principais motivos que levam os idosos à web são a aproximação com familiares e amigos, além da buscas por notícias.
  • Pessoas da terceira idade com ensino superior tendem a comprar mais pela rede do que aqueles que cursaram até o ensino médio.
  • Os principais motivos que levam os 60+ a uma compra pela internet é o preço e a comodidade de receber os produtos em casa.

Olha, vale a pena ter tudo isso em mente quando planejar sua comunicação com clientes da terceira idade, tá? E esses são só alguns dos detalhes principais, mas tem mais!

Navegando nas redes sociais

Vários levantamentos mostram o Facebook como a rede social favorita do pessoal dos 60+. Por exemplo, um estudo da Senior Lab mostra que 7,4 milhões de idosos brasileiros tavam nessa rede até agosto de 2018, um aumento de 56% desde 2016!

O WhatsApp também é bastante usado por essa geração, tá? Agora, ao contrário dos mais jovens, eles não são muito fãs do Instagram.

E olha que legal: o mesmo levantamento mostrou que 49% dos idosos no Facebook já comprou pela web. Bastante coisa, né? Então, se quiser esse público no seu e-commerce, vale a pena fazer um plano de comunicação com foco na rede social que eles usam.

Produzindo conteúdo pra terceira idade

Quando uma pessoa começa a chegar perto dos 60 anos, algumas mudanças no corpo acontecem naturalmente, né? Uma que você precisa levar em conta é a visão dos idosos! Pode parecer algo simples, mas uma letra pequena demais ou cores muito parecidas e que não facilitem ver o que tá na tela atrapalha muito o dia a dia deles.

Até porque o smartphone, que tem uma tela pequena perto de outros meios de acessar a rede, é o principal canal deles com a internet! E driblar esses desafios devem fazer parte da sua estratégia pra conquistar clientes da terceira idade, tá?

Por exemplo, dá pra usar ferramentas como o efeito negativo no seu site, que faz o fundo dele ficar preto e dar mais destaque pras informações.

Outra dica importante: é fundamental que eles sintam segurança na hora de fazer uma compra no seu e-commerce. Então, destaque sempre que possível as ferramentas que o seu site possui pra garantir a privacidade do cliente! Isso aumenta as chances de tudo dar certo na hora de fechar um negócio, viu?

Tem mais: é natural que a capacidade de manter a atenção focada também diminua nos 60+. Então, ainda que a informação pra todo mundo na internet tenha que ser bem objetiva e simples, esse público merece uma atenção especial nesse quesito, tá? Faça uma comunicação bem prática e fique à disposição pra tirar dúvidas.

O que a terceira idade compra


Eletrônicos, eletrodomésticos e viagens são bastante procurados por eles na rede

As pessoas da terceira idade aproveitam a internet pra encomendar principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, viu? Mas ela também procuram empresas de outros segmentos, como aquelas que trabalham com viagens.

Então, é sempre bom tentar sair das ideias mais antigas ligadas à terceira idade! Que tal ousar um pouco? Ao contrário do que muitos pensam, tem estudos mostrando que o número deles que namoram e jogam videogame cresce cada vez mais. E esses temas podem ser bem explorados numa comunicação pra sair do óbvio!

Quer entender melhor como conquistar esse ou qualquer outro público? Vale a pena investir em social listening! Pra saber mais sobre esse recurso, é só clicar aqui!

Gente, fala sério, tem muita informação legal aqui no blog do Magalu pros nossos parceiros, né?


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