Trabalhar com metas de venda

Trabalhar com metas de venda: 6 passos essenciais para seguir

Trabalhar com metas de venda é uma ótima estratégia pra quem quer ver o negócio crescer de maneira saudável. Isso vale tanto para os estabelecimentos físicos quanto para as lojas virtuais.

No entanto, é importante saber como definir metas. O ideal é que elas sejam o mais específicas possível, mas também é necessário que elas sejam alcançáveis. A partir disso, você vai conseguir criar um planejamento pra ir em busca dos objetivos da empresa, mensurando o tempo que vai levar até que eles sejam atingidos.

Quer saber como trabalhar com metas de venda? Então, acompanhe este post e confira 6 dicas imperdíveis!

1. Entenda o que são metas de venda

É impossível trabalhar com algo que você não sabe o que é, nem entende como desenvolver. Por isso, o primeiro passo é compreender, de fato, o que são as metas de venda. Resumidamente, são parâmetros que você deseja seguir pra manter ou aumentar o desempenho da empresa e motivar o processo de vendas.

Pense em um objetivo pessoal que você já tenha traçado. A partir do momento que ele surge em sua mente, é comum começar a pensar em estratégias pra que o desejo se torne real, não é verdade? O mesmo deve acontecer quando se está planejando alcançar uma meta de vendas.

Assim como praticamente tudo em uma empresa, as metas de venda precisam ser planejadas. Contudo, pra isso, elas devem ser bem-definidas. A partir desse momento é que será possível traçar os passos que devem ser dados pra que elas sejam atingidas — é como dividi-las em objetivos menores.

2. Saiba como definir as metas da sua loja

Não adianta apenas falar “quero que as vendas alcancem o total de X Reais” e achar que essa foi uma meta traçada. A definição de um objetivo deve ser feita de maneira estratégica, a fim de que ele, de fato, seja alcançado.

Desse modo, suponha que você queira que as vendas aumentem em 30%. Pra isso, é preciso mensurar em quanto tempo é possível tornar essa meta uma realidade e quais são as medidas que precisam ser tomadas.

Assim, ao dizer “quero que o volume de vendas aumente em 30%, alcançando um total de X Reais, em um período entre 3 e 5 meses, por meio de ações promocionais, como divulgar a marca nas redes sociais, oferecer descontos e marcar presença no marketplace”, você definiu uma meta. Perceba que ela é mensurável, alcançável, tem um período definido pra ser atingida e apresenta medidas específicas e relevantes.

Essa é uma estrutura que segue o método SMART — sigla para Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time Based (Temporal). Essa é uma técnica muito inteligente para a definição de metas, pois permite criar objetivos que podem ser planejados de acordo com a realidade.

3. Prepare-se para transformar a sua rotina de trabalho

Assim que as metas de venda são definidas, é preciso que a rotina de trabalho também favoreça o seu alcance. Essas mudanças no dia a dia devem ser baseadas no planejamento criado pra atingir o objetivo.

Utilizando o exemplo anterior, se é no tempo de até 5 meses que você gostaria de aumentar em 30% as vendas, o que precisa ser alterado na empresa durante esse período pra que isso realmente aconteça? Seria o aumento do número de funcionários? Uma parceria com novos fornecedores? A automação de processos internos? Uma melhor administração do capital de giro?

Questionamentos assim são relevantes pra se organizar melhor e tornar as metas de venda mais tangíveis. Assim, é possível manter a empresa em crescimento e evitar frustrações ou, até mesmo, prejuízos.

4. Aborde o seu cliente da melhor maneira

Outra medida indispensável pra melhorar o índice de vendas no marketplace e assim alcançar as metas estabelecidas é o atendimento ao cliente. Todo consumidor precisa saber que está recebendo a devida atenção e tem as suas dúvidas explicadas pra sentir confiança em um estabelecimento.

Assim, a forma como uma marca aborda o cliente faz toda a diferença. Entretanto, pra melhorar a relação com os consumidores, o primeiro passo é conhecê-los. Descobrir quais são as suas preferências, dores e expectativas com um produto ou serviço é importante, assim como estudar algumas informações relevantes, como idade, localização, escolaridade etc.

Um método excelente pra saber como se comunicar da melhor maneira com o cliente é a definição de uma persona — um personagem semifictício baseado nas principais informações dos seus consumidores ideais. Conhecendo bem as características dessa persona, é possível oferecer o atendimento ideal e promover a sua loja no marketplace.

Ao longo do tempo, essas ações ajudam a divulgar os produtos e a melhorar a reputação da marca. Consequentemente, as vendas tendem a aumentar e o negócio pode mensurar um bom crescimento.

5. Defina indicadores de eficiência

A gestão da loja também precisa acompanhar a eficiência das estratégias tomadas pra trabalhar com metas de venda. É fundamental ter em mente que nem sempre as medidas escolhidas serão as melhores, mas é ainda mais importante saber como agir quando algum passo não está dando certo.

Para saber se uma ideia não foi tão boa, nada melhor do que ter indicadores de eficiência. Observar o tempo médio de uma venda, o volume de abandono do produto no carrinho e o número de reclamações são apenas algumas maneiras de saber se o planejamento está trazendo resultados positivos.

Essa é uma dica que vale tanto para as vendas online quanto as físicas. Analisar esses indicadores é importante pra manter as atitudes que estão dando certo e reformular as estratégias que não pareceram tão promissoras.

6. Conheça o mercado 

Por fim, é preciso saber também como está o mercado em que a empresa atua. Observar a sazonalidade e as tendências também vai ajudar a melhorar as metas. Por exemplo, se o seu nicho de atuação é a venda de chocolate, estabelecer objetivos maiores para os meses próximos à Páscoa é muito mais eficiente.

Dessa maneira, pra conquistar os objetivos e trabalhar com metas de venda, é importante se dedicar à pesquisa de mercado, atualização dos processos internos e análise dos indicadores de eficiência. Tudo isso associado a um bom planejamento e controle dos objetivos traçados pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Quer saber como ler mais conteúdos relevantes para ter sucesso profissional? Aproveite a visita e baixe o nosso e-book sobre integração no marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa