trabalho remoto

Trabalho remoto para empreendedores: entenda como funciona

Empreender é um passo muito valioso pra carreira de várias pessoas. Na maioria das vezes, essa é uma atitude que representa autonomia profissional e permite colocar uma série de ideias em prática. Mas será que é possível seguir com o trabalho remoto nessa profissão?

O home office já era uma tendência do mercado e se intensificou ainda mais com o início da pandemia de Covid-19. No entanto, uma dúvida muito comum entre as pessoas que trabalham com o próprio negócio é se é possível adotar esse modelo de trabalho.

E é justamente isso que a gente quer responder pra você neste post. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe e fique por dentro de ótimas informações!

É possível fazer home office sendo empreendedor?

Respondendo à pergunta que não quer calar: dá pra trabalhar em home office sendo empreendedor? Mas é claro que sim! Só que, para isso, você vai precisar ter uma boa organização.

Inclusive, o trabalho remoto é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades gerenciais. Afinal, é preciso aprender a administrar não apenas o próprio negócio como a rotina, no geral.

A gestão do tempo é uma das palavras-chave pra fazer um bom trabalho remoto ao atuar no próprio negócio. Além disso, pode ser necessária a adoção de ferramentas muito interessantes para otimizar a sua rotina. 

Como funciona o trabalho remoto para quem vende produtos online?

E se uma pessoa trabalha vendendo produtos online? Ainda dá pra fazer home office? Nesse caso, a lógica é a mesma. Contudo, a atenção maior será no controle do estoque e das entregas. Inclusive, o uso de programas computacionais, como planilhas e sistemas próprios para a logística, pode fazer a diferença nesse quesito.

Antes de tudo, é importante definir onde você vai organizar o seu estoque. Caso seja na sua própria casa, certifique-se de separar um espaço adequado pra manter todos os produtos alinhados e protegidos, de fácil acesso para a preparação dos pedidos.

Já com relação às entregas, é preciso fazer um bom cálculo do prazo e do frete, além de ter uma ótima comunicação com a empresa responsável pelo transporte. Definir horários pra realizar o envio dos pedidos vai ser de grande ajuda para organizar a rotina e não deixar que a flexibilidade do home office traga prejuízos ao seu negócio.

Quais são as vantagens do trabalho remoto?

Acabamos de falar sobre uma das vantagens do trabalho remoto, mesmo que indiretamente. É o conjunto de benefícios oferecidos por esse modelo que tem feito com que haja cada vez mais adeptos ao home office, sendo empreendedor ou não.

A seguir, entenda mais sobre o que você pode desfrutar ao escolher trabalhar remotamente!

Flexibilidade de horário

Nada como trabalhar no seu próprio tempo, não é mesmo? Com o home office, é possível ter mais flexibilidade do seu horário, ajustando melhor a rotina de compromissos pessoais com as demandas profissionais.

Para quem não tem uma loja física, essa vantagem é potencializada. Afinal, é possível aproveitar os melhores horários disponíveis no seu dia a dia pra se dedicar ao trabalho, sem prejudicar as outras atividades programadas. Mães empreendedoras, por exemplo, gostam bastante dessa flexibilidade.

Economia

Já pensou no quanto você pode economizar trabalhando de casa? Lógico que alguns investimentos precisam ser feitos, como em materiais para o seu escritório e aumento no consumo de energia elétrica, por exemplo.

No entanto, gastos como aluguel, transporte, alimentação fora de casa, entre vários outros, são reduzidos ou zerados. Isso traz um ótimo impacto na precificação dos seus produtos e na lucratividade do negócio.

Mais produtividade

Quando você consegue organizar a rotina pra trabalhar remotamente, em pouco tempo é possível notar como a sua produtividade vai aumentar. Além de ter mais descanso de qualidade e disposição, é possível aumentar o controle das atividades, de modo que a rotina flua com mais facilidade.

Inclusive, não vai ser difícil notar que o estresse com o trabalho diminui com o tempo, o que é benéfico até mesmo para o seu bem-estar.

Como apostar no trabalho remoto?

Então, o que fazer pra colocar a mão na massa? É claro que vamos dar também algumas dicas pra começar a incluir o trabalho remoto na sua rotina. Confira!

Crie uma rotina de trabalho

O primeiro passo é definir como vai ser a sua rotina de trabalho. Lembre-se de que o home office não dispensa a organização, muito pelo contrário. Por esse motivo, tente utilizar agendas e demais estratégias pra se programar no dia a dia e aproveitar ao máximo o horário.

Quer mais uma dica pra começar a se acostumar com o trabalho remoto? Prepare-se como se você fosse sair de casa pra ir até o seu emprego. Tire o pijama e se arrume, defina horários pra iniciar o período de produtividade e faça pausas sempre que precisar, como para se alongar, alimentar e ir ao banheiro. 

Tenha um espaço exclusivo para o trabalho

Ter um ambiente de trabalho também vai ajudar muito a aproveitar o home office da maneira mais adequada. Além de manter a organização física do seu negócio, como do estoque, dos documentos e dos materiais necessários pra rotina, isso ainda vai inspirar você a trabalhar da forma que gostaria.

Desse modo, é possível ter mais motivação, evitar a procrastinação e melhorar a concentração. Tudo isso contribui pra fazer o dia render e, ainda, ter ideias inovadoras para aplicar no seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor

Lembra que a organização é a peça-chave para o trabalho remoto? Então, por que não usar ferramentas que ajudam nisso? A tecnologia está aí pra colaborar nessa missão, e já vamos adiantando que não é necessário fazer grandes investimentos pra ter um bom proveito dos recursos digitais.

Plataformas de armazenamento em nuvem, ferramentas de gerenciamento de rotina, planilhas de controle de estoque ou das finanças, sites pra se reunir com outras pessoas: tudo isso pode ser encontrado gratuitamente na internet e implementado no seu trabalho remoto.

No entanto, se você quiser um sistema personalizado pra sua loja, vale a pena ir em busca de serviços especializados. A vantagem desse investimento é a possibilidade de ter tudo o que você precisa em um só lugar, otimizando ainda mais a organização.

Como um marketplace pode ajudar a tornar o trabalho remoto uma realidade?

Que tal ter uma rotina de trabalho remoto ainda mais facilitada? Vender em um marketplace oferece essa possibilidade. Primeiro, você não precisará mais se preocupar com o site da loja, pois já teria uma plataforma pronta pra cadastrar os seus produtos.

Além disso, com o Magalu Marketplace, por exemplo, você tem vantagens na entrega de produtos, consegue atrair mais clientes e, ainda, tem menos burocracias pra lidar no dia a dia. Assim, é possível fazer uma boa gestão de vendas, de forma totalmente prática, e ver o crescimento sustentável do seu negócio em pouco tempo.

Agora que você já sabe que o trabalho remoto é uma realidade também para empreendedores, comece a colocar em prática as dicas que demos neste post. Além disso, lembre-se de que é sempre possível contar com o Magalu Marketplace pra desfrutar de muito mais vantagens nos negócios!

Gostou do post? Ficou com dúvidas de como fazer a gestão de estoque de sua loja? Então, veja mais dicas sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa