trade marketing digital

Trade Marketing Digital: saiba o que é e como aplicar na empresa

Se você tem um negócio online e descobriu a importância dos nichos de mercado, isso significa que já deu um enorme passo em direção ao sucesso no seu negócio. Enorme, mas não único, uma vez que existem outros pontos fundamentais para isso, como a própria criação da persona. Hoje, vamos falar a respeito de outro elemento essencial: o Trade Marketing Digital.

Sem trabalhar esse fator, fica bem mais difícil convencer um cliente ideal a finalizar sua jornada de compra. Certamente, uma boa estratégia de marketing digital é determinante pra que sua loja se torne referência no mercado e estreite os laços com o seu público-alvo.

Mas e quanto à experiência do cliente? Isso já é atribuição do Trade Marketing Digital. Por isso, pra entender melhor o assunto e saber como aplicá-lo no seu negócio, continue com a gente a seguir!

O que é Trade Marketing Digital?

Conforme a pista que demos ao mencionarmos a experiência do cliente, o Trade Marketing Digital está ligado a uma seleção de medidas direcionadas a conquistar os usuários de uma loja online.

Caso as técnicas usadas sejam bem-sucedidas, as chances de abandono do carrinho de compras diminuem.

Quais são os pilares do Trade Marketing Digital?

Pra que funcione perfeitamente, você deve confirmar que a estrutura do seu site ou plataforma de marketplace ofereça um PDV online completo e moderno. Afinal, a qualidade dessa ferramenta de gestão de vendas digitais contém uma grande parcela de participação na taxa de conversão.

Na prática, um bom PDV conduz o visitante (o consumidor ou o cliente já fidelizado) pela loja virtual em cada etapa do processo de compra. Da informação de disponibilidade do item desejado à emissão da nota fiscal equivalente à transação, tudo é feito de forma automática pelo sistema em questão.

Os demais pilares do Trade Marketing Digital são:

  • adaptação ao omnichannel;
  • desenvolvimento de sites e aplicativos embasados em UX (experiência do usuário, em português).

Como aplicar o Trade Marketing Digital em seu negócio?

Na hora de aplicar a metodologia, vale a pena considerar todos os aspectos que empolgam e estimulam as pessoas a continuarem navegando pelo seu site. A ideia é que, mesmo que não imediatamente, algum pedido seja finalizado com sucesso em um algum momento. Pra isso, siga as dicas que separamos logo abaixo.

Foque a experiência do usuário

De modo geral, o que convence uma pessoa a se manter em uma plataforma online é um conjunto de fatores. Seguindo uma sequência lógica, tudo se inicia com a qualidade do layout do site ou do app de marketplace disponível pra acesso.

Além de uma boa combinação de cores, tenha em mente que é essencial oferecer páginas com botões estrategicamente posicionados. Soma-se a isso a garantia de que os mecanismos de filtro estejam funcionando corretamente.

Outro ponto elementar é a comunicação que a interface estabelece com o público. O uso de frases curtas, porém objetivas e claras, tende a causar uma profunda diferença na continuidade ou na suspensão do processo de aquisição do produto.

Basta lembrar que o consumidor digital do momento anseia por lojas virtuais capazes de oferecer sistemas de compra ágeis e simplificados. Estamos em uma época na qual a maioria das pessoas não tem muito tempo disponível.

Logo, se ficarem com dúvidas e acharem necessário, elas não hesitam em trocar de site e fechar aquele pedido em outro lugar. Por falar nisso, vale também frisar que a versão web da plataforma deve ser otimizada para os navegadores de dispositivos móveis. Esse detalhe assegura uma navegação de qualidade em qualquer aparelho.

Diversifique o portfólio de produtos

Ciente de que a estrutura montada para receber os produtos está alinhada às expectativas dos consumidores, você deve definir o que colocar à venda. Nesse sentido, o ideal é que sua loja ofereça um mix de produtos interessante, com os itens adequados colocados em destaque.

Às vezes, um mesmo item contém diversas cores. Lojas de vestuário ainda devem ficar atentas à variedade de tamanhos. Nesses casos, vale a pena planejar a aquisição de uma boa quantidade de opções — essencialmente daquelas que tenham mais saída.

Forneça informações completas

Como o visual não é tudo nessa vida, uma tela agradável aos olhos é insuficiente para conquistar a sua audiência. Além do conteúdo geral de utilização das páginas do site, é preciso ter máxima atenção às informações relacionadas à descrição dos produtos em si.

Voltando ao perfil do consumidor digital moderno, ele prefere lidar com ambientes que concedam total autonomia pra tomar suas decisões. Dito isso, esse tipo de usuário aprecia lojas virtuais que se preocupam em apresentar uma lista completa de especificidades vinculadas a cada item divulgado.

Isso não significa que todo mundo lê, de fato, palavra por palavra do que está disposto ali. No entanto, as pessoas valorizam a liberdade de procurar por conta própria as informações essenciais pra tirar dúvidas e, finalmente, fechar o pedido. 

No mais, é igualmente necessário que o site tenha um material que combine belas fotos com a apresentação dos benefícios proporcionados pelas principais funcionalidades do produto. Assim, o potencial cliente se imagina usando aquele item. A tática se aplica, inclusive, ao marketing no Instagram e àquele praticado em outras redes sociais.

Monitore a concorrência

Ficar de olho nas táticas realizadas pela concorrência é praticamente obrigatório pra quem deseja vender mais na internet. Afinal, trata-se de um ambiente extremamente competitivo e repleto de alternativas por todos os lados. Cabe a você, então, encontrar uma maneira de se diferenciar da multidão.

Quais são as vantagens do Trade Marketing Digital?

Se ainda falta algum incentivo para colocar esse conjunto de técnicas em prática, vamos reforçar os benefícios que ela proporciona ao seu negócio:

  • aumento das vendas: quanto mais os visitantes do seu site se sentirem confortáveis durante a navegação, maiores são as chances de eles permanecerem lá por mais tempo — quanto mais gostam do que veem, mais propensos eles ficam a consumir os produtos;
  • melhora da experiência do cliente: o efeito anterior se conecta com a oferta de uma experiência de compra plena, feita para suprir as necessidades do seu público e superar suas expectativas;
  • fortalecimento da marca: outra consequência se reflete em um relacionamento duradouro do cliente com sua loja online.

Você acaba de conferir os principais detalhes do Trade Marketing Digital. Como demonstramos, o conceito contempla várias estratégias destinadas a ampliar sua base de clientes. Isso, claro, influencia bastante no resultado das vendas do seu site. Outro fator decisivo pra isso é se manter atualizado quanto às novidades do mercado.

Então aproveite que está por aqui e conheça agora mesmo as principais tendências do e-commerce pra 2022

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa