Transformar loja física em digital

Passo a passo pra transformar a sua loja física em digital

Você já deve ter ouvido falar em transformação digital, não é mesmo? Afinal, esse processo apresenta uma relevância cada vez maior pra empresas de qualquer tamanho — seja de pequeno, médio ou grande porte.

Se você ainda não está muito familiarizado com esse termo, não se preocupe. Aqui, vamos te ajudar a entender melhor por que é importante transformar sua loja física em digital. Também apresentaremos um passo a passo pra ajudar a sua loja a ter sucesso nessa jornada.

Como você poderá observar, as ações que devem ser adotadas dependem do modelo de negócio virtual escolhido. Também vamos mostrar como nós, aqui do Magalu Marketplace, podemos ajudar você nesse processo com toda a expertise e experiência que o nosso time tem no varejo brasileiro.

Ufa, parece muita coisa, não é mesmo? Mas calma, que ainda tem mais! Ficou curioso pra entender melhor sobre o assunto? Então, é só ler nosso artigo até o final e aproveitar todas as dicas e conhecimentos que trouxemos pra você. Boa leitura!

O que é transformação digital?

A transformação digital se refere ao uso de tecnologias digitais para solucionar problemas muito comuns nos negócios. Entre eles:

  • a queda de desempenho;
  • a baixa produtividade;
  • a ineficiência.

Ela ocasiona uma mudança radical na estrutura das empresas, dando um papel central e estratégico para a tecnologia. Vendo dessa forma, parece que apenas empresas de grande porte e que têm muito dinheiro podem participar desse processo, não é mesmo? Mas isso não é verdade!

Um levantamento feito pela Capterra nos ajuda a entender melhor essa afirmação. De acordo com a pesquisa, cerca de 43% das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras compraram ou instalaram novos programas de computador para operar de maneira remota, devido ao contexto de isolamento social em que estamos vivendo.

Além disso, muitos negócios físicos tiveram que migrar para o universo virtual para não fechar as suas portas. Pra você ter uma ideia melhor do que estamos falando, de acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, o ramo apresentou um crescimento de 40,7% no país até agosto de 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online.

Ao observar essas informações, você consegue entender que boa parte dos seus concorrentes está investindo em uma estratégia digital, correto? E se você não quer ficar de fora dessa tendência, é importante traçar os seus objetivos e definir algumas ações para ter uma experiência de sucesso no mundo virtual.

Por que transformar sua loja física em digital? 

Aqui, mostramos alguns benefícios de transformar sua loja física em virtual. Acompanhe!

Concorrência 

Você já ouviu falar sobre o consumidor 4.0? Não? Pois saiba que esse é um perfil de consumo diferenciado e que está totalmente antenado com o mundo digital. Algumas das suas principais características são:

  • engajamento nas redes sociais;
  • facilidade de tomar qualquer decisão de compra;
  • atenção às opiniões de outros usuários de marcas e produtos;
  • nível de exigência elevado;
  • amplo acesso à informação.

Observando o surgimento desse novo perfil de consumidor, muitas empresas têm investido nas vendas online para absorver essa demanda e garantir maior participação no mercado. Por isso, é importante que você esteja antenado a essas novas tendências e observe o que os seus concorrentes estão fazendo para não ficar de fora.

Oportunidade de crescimento

Em geral, o alcance de uma loja física é limitado aos bairros e regiões mais próximas. Com isso, o número de potenciais clientes se reduz a essa área de abrangência, o que muitas vezes acaba prejudicando as vendas.

Já as lojas virtuais não têm uma limitação geográfica e pessoas de diferentes localidades têm acesso aos seus produtos, o que pode aumentar as vendas e, consequentemente, os seus lucros. Dessa forma, os negócios digitais, além de alcançarem pessoas de todo lugar do país, ainda conseguem fortalecer o engajamento e aumentar a exposição da marca. Bacana, né?

Investimento

Os gastos com uma loja online também costumam ser menores, tanto no investimento inicial quanto com a manutenção. Afinal, você não precisa investir em vitrines chamativas ou pontos comerciais em locais de grande circulação para atrair clientes.

O importante é investir em um centro de distribuição para garantir que as entregas sejam realizadas de maneira eficiente, garantindo um maior nível de satisfação dos clientes! Uma vantagem ao criar uma loja no Magalu Marketplace, por exemplo, é poder contar com um serviço de logística exclusivo para os nossos parceiros. Isso ajuda muito a diminuir os custos e investimentos nessa área, não é mesmo?

Funcionamento 

Em geral, as lojas físicas funcionam cerca de oito horas por dia — seja por questões de segurança, legislação ou para evitar o pagamento de horas extras para os funcionários. Já as lojas virtuais não têm um limite de horário de funcionamento e o cliente pode fazer a sua compra no momento que for mais conveniente.

No fim de um dia cansativo, por exemplo, é mais difícil que um cliente em potencial vá até uma loja física para olhar de maneira despretensiosa um produto e faça uma compra. No entanto, a possibilidade de ele entrar em um site, no conforto da sua casa, olhar algo que desperte o seu interesse e efetue a compra não é nada desprezível, concorda?

Diversidade na divulgação

Ao investir em uma loja virtual, você tem maior facilidade para fazer a integração com as redes sociais e divulgar os seus produtos. Além de criar promoções nas redes, enviar e-mails ou criar um blog, você pode integrar todos os canais de comunicação com a sua loja, ampliando a divulgação do seu negócio.

Dessa forma, a sua loja consegue alcançar um número cada vez maior de consumidores, com um custo reduzido e com um grande potencial de alavancar as vendas.

Viu como é vantajoso transformar sua loja física em digital? Agora, vamos te ajudar compartilhando algumas dicas de como fazer essa migração de maneira eficiente.

Como migrar a loja para o mundo digital?

Agora que você já sabe por que é importante migrar o seu negócio para o mundo digital, deve estar se perguntando como fazer esse processo, não é mesmo? Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar nessa empreitada. Acompanhe!

Passo 1: defina o modelo de negócio

A internet oferece várias possibilidades para quem quer empreender no mundo digital. Por isso, é importante conhecer cada uma delas pra saber qual é a mais adequada aos seus objetivos. As principais opções disponíveis são:

  • e-commerce: em que você pode criar a sua vitrine virtual e expor os seus produtos;
  • marketplace: onde você vende os seus produtos em plataformas de terceiros.

É importante ter em mente que a escolha do modelo de negócio determina quais passos você tem que seguir pra transformar sua loja física em digital. Se você decidir investir em um e-commerce, deve acompanhar todas as etapas que apresentamos neste artigo. Porém, se acha mais interessante vender em um marketplace, só precisa considerar os passos 3 e 7.

Passo 2: tenha uma boa infraestrutura de TI

Um dos aspectos que influenciam diretamente no sucesso da sua loja virtual é a infraestrutura de TI. Isso acontece porque é muito desconfortável para o consumidor entrar em sites que não têm uma versão mobile ou que apresentam problemas no momento da escolha ou do pagamento dos produtos. Inclusive, esses são alguns dos fatores mais comuns para o abandono do carrinho de compras.

Por isso, se você quer montar um e-commerce, por exemplo, é importante avaliar aspectos como:

  • desenvolver uma plataforma própria ou comprar alguma solução em nuvem;
  • escolher um bom servidor web;
  • definir as ferramentas para suporte;
  • investir em bons gateways de pagamento.

Esses processos são um pouco complicados, por isso é importante contar com o auxílio de profissionais especializados para garantir que o seu site seja responsivo.

Ah, e se você não quer se preocupar com essas questões, saiba que, ao se tornar nosso parceiro, você tem acesso a uma excelente infraestrutura de TI, testada e aprovada pelo nosso time de profissionais altamente especializado e com grande experiência no varejo brasileiro.

Passo 3: escolha um local adequado de armazenagem

Apesar de as lojas virtuais não precisarem de espaços físicos pra fazer a exposição dos seus produtos, é importante ter um local adequado e seguro para o armazenamento dos estoques. Por isso, é importante escolher um lugar com condições adequadas e que seja de fácil acesso tanto para os veículos da empresa quanto pra transportadora.

Além disso, não se esqueça de fazer o planejamento dos estoques pra definir o tamanho ideal dos armazéns pra que as mercadorias fiquem armazenadas da maneira correta e em segurança. Afinal, você não quer que os seus produtos sejam danificados ou furtados, não é mesmo?

Passo 4: defina a cadeia de distribuição e logística

Essa definição é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Afinal, não adianta ter uma infraestrutura de TI e de armazenagem de alto padrão se os produtos não chegam para os clientes dentro do prazo estabelecido, não é mesmo? Por isso, é importante ter uma estratégia bem definida de como deve ser feita a distribuição dos produtos e ter um bom planejamento das operações logísticas.

Além disso, é importante buscar alternativas pra que o preço do frete não seja tão oneroso para os consumidores, pois esse valor costuma pesar muito no momento de fechar a compra.

Passo 5: esteja presente nas redes sociais 

A presença nas redes sociais é muito importante pra quem quer ter sucesso nos empreendimentos virtuais. Afinal, esses canais permitem a divulgação e a ampla visibilidade dos produtos a potenciais clientes. Para ter sucesso nessa estratégia, você deve:

  • escolher as redes que mais se comunicam com o seu público;
  • definir um cronograma de publicações;
  • produzir um conteúdo de qualidade;
  • explorar as hashtags;
  • usar as ferramentas das redes a seu favor.

Ao seguir essas dicas, a sua loja poderá ter um número expressivo de seguidores e ganhar autoridade no seu segmento de atuação, o que contribui para o aumento das vendas e o sucesso do negócio.

Passo 6: invista em marketing de conteúdo 

Investir em estratégias para otimizar os mecanismos de busca é fundamental para todo negócio virtual. Dessa forma, o seu site pode ganhar uma posição de destaque nos buscadores e aparecer para o público certo, o que tem um grande potencial de alavancar as vendas.

Por isso, se você quer atrair tráfego para a sua loja e ter sucesso no seu empreendimento online, não deixe de ter uma estratégia de marketing digital bem definida, combinado? 

Passo 7: comece em um marketplace 

Se você pretende transformar sua loja física em digital e não quer se preocupar com outras questões além das vendas, a escolha dos marketplaces é uma excelente opção. Em geral, essas plataformas já têm toda a infraestrutura de TI, logística, marketing e outras áreas bem definidas e você só precisa se preocupar com a gestão do seu negócio. Interessante, não?

Veja outras vantagens de investir em vendas nos marketplaces!

Investimento baixo

Como você não precisa se preocupar em montar uma infraestrutura de TI ou com os processos burocráticos que envolvem as operações logísticas e de outras áreas, o custo de vender em um marketplace é muito menor quando comparado com um e-commerce e menor ainda em relação a uma loja física.

Público diversificado

Várias pessoas visitam os marketplaces diariamente em busca de uma enorme variedade de produtos. Desse forma, a sua loja está exposta a diferentes perfis, o que pode despertar o interesse de um número maior de clientes. Isso pode alavancar as suas vendas e contribuir para o sucesso do seu negócio.

Ampla visibilidade

Os marketplaces recebem milhões de visitas todos os dias. Por isso, você não precisa se preocupar em gastar muito tempo e dinheiro com a divulgação da sua loja e dos seus produtos. Mas lembre-se: uma boa divulgação nunca é demais.

Compartilhamento de gastos

Ao se cadastrar em um marketplace, você divide o espaço com muitas outras marcas. Dessa forma, os gastos com publicidade são compartilhados entre todos os lojistas e não pesam no orçamento do negócio.

Confiança

Como os marketplaces já têm um grande público fidelizado, aumentam as chances de um potencial cliente comprar da sua loja, quando ela está cadastrada nessas plataformas. Isso ocorre porque não existe o problema de saber se a loja é realmente confiável e segura.

Agora que você já conhece as vantagens de vender em um marketplace, vamos falar um pouco sobre o Magalu Marketplace, que é o nosso shopping virtual que permite que você venda os seus produtos dentro do Magazine Luiza.

Quais são os diferenciais do Magalu Marketplace? 

O Magalu Marketplace foi criado em 2016 e, hoje, é considerado um dos maiores e melhores do Brasil. Com um número cada vez maior de parceiros e colocando sempre o cliente em primeiro lugar, alcançamos resultados surpreendentes.

E pra você não ficar de fora, separamos alguns diferenciais da nossa plataforma no mercado. Acompanhe!

Experiência no varejo 

Nós, aqui do Magalu, temos ampla experiência no varejo brasileiro e buscamos sempre colocar o cliente em primeiro lugar. Por isso, se você quer transformar sua loja física em digital, saiba que ao se tornar nosso parceiro a sua empresa só tem a ganhar. Afinal, ao se cadastrar no nosso marketplace, você terá todo o nosso time de especialistas trabalhando pra sua empresa.

Venda multicanal 

O Magalu Marketplace é a única plataforma verdadeiramente multicanal do varejo brasileiro. Hoje, temos mais de 20 milhões de clientes e mais de 35 milhões de acessos por mês e tratamos o cliente como se fôssemos uma loja só. Aqui, você escolhe a estratégia mais adequada para o seu negócio e usa a nossa expertise para crescermos juntos no mundo digital.

Entregas em todo o Brasil 

Ao se tornar nosso parceiro, você não precisa se preocupar com a logística de entregas dos seus produtos. Afinal, você pode usar o Magalu Entregas à vontade, que é o serviço gratuito de entregas do Magalu. 

Com ele, o frete é calculado com base em nossas tabelas e você só precisa se preocupar em vender. Interessante, não é mesmo? E as vantagens não param por aí! Ao usar esse serviço, veja outros benefícios que o seu negócio pode ter acesso:

  • frete mais barato para o cliente final;
  • comissão apenas no produto;
  • etiqueta pra impressora zebra e comum;
  • rastreio automático em tempo real.

Plataforma de anúncios

Pra que você não se preocupe em fazer altos investimentos para atrair clientes, desenvolvemos o Magalu Ads, que é uma plataforma de anúncios exclusiva para os parceiros do nosso marketplace. Por meio dela, é possível colocar o seu produto em destaque e criar campanhas segmentadas pra consumidores que buscam itens do seu segmento. Viu como pensamos em tudo?

Pagamentos

Aqui, o seu negócio também pode aproveitar os benefícios do Magalu Pagamentos, que oferece o MagaluPay e a antecipação de recebíveis.

O MagaluPay é uma conta digital, com foco nos consumidores, que permite que sejam realizadas transferências e o pagamento de contas, ajudando na fidelização dos clientes no Magazine Luiza.

Já a antecipação de recebíveis é um recurso que você pode utilizar para reorganizar o seu fluxo de caixa, antecipando as compras parceladas. Não tem motivo para você não ser nosso parceiro, não é mesmo?

Transparência

Se mesmo após todos os diferenciais que apresentamos você ainda não tem certeza se quer ser nosso parceiro, saiba que nós, aqui do Magalu, criamos o projeto Venda Mais pra estabelecer uma relação de transparência e pra ajudar os nossos parceiros a utilizar todos os recursos do nosso marketplace.

Esse canal é em formato de um blog, em que divulgamos, de forma periódica, notícias, instruções e dicas pra que os nossos parceiros consigam alavancar as suas vendas. Na página, você encontrará dicas divididas nas seguintes categorias:

  • webinars;
  • depoimento de parceiros;
  • casos de sucesso;
  • oportunidades de vendas;
  • encontro de negócios;
  • eventos externos;
  • Magalu Ads;
  • Magalu entregas;
  • parceiros;
  • calendário de eventos.

Com todas essas informações, você se tornará um especialista em vendas online e terá bastante sucesso no seu empreendimento. Basta se dedicar, saber identificar e aproveitar as oportunidades e se preparar com bastante antecedência. Ah, e o nosso time está sempre disponível pra ajudar em qualquer dúvida, ok?

Como se cadastrar no Magalu Marketplace?

Depois de ver todos esses diferenciais do nosso marketplace, você deve estar curioso pra saber como se tornar nosso parceiro, não é mesmo? Não se preocupe, apresentamos brevemente um passo a passo bem simples pra você cadastrar a sua loja. Veja a seguir:

  • acesse o site;
  • clique em cadastrar minha loja;
  • preencha os dados da loja:
  • CNPJ;
  • razão social;
  • nome fantasia;
  • CEP de postagem;
  • vendido e entregue por;
  • integração com o Magalu.
  • informe os contatos da empresa:
  • responsável comercial;
  • responsável SAC;
  • responsável financeiro;
  • responsável jurídico;
  • responsável de TI.
  • forneça os dados financeiros da empresa:
  • frequência de recebimento do valor das vendas;
  • data de recebimento das vendas;
  • definição de parcelamento máximo dos produtos;
  • quantidade máxima de parcelas sem juros;
  • dados bancários.
  • aguarde a análise da nossa equipe por e-mail.

Viu como é simples, rápido e intuitivo? Ah, e não se esqueça de preencher todos os dados corretamente, pois eles serão analisados com bastante cuidado pelo nosso time antes de enviar uma resposta pra você, certo? Depois da resposta positiva, é só cadastrar os seus produtos e aproveitar todas as vantagens do nosso marketplace.

Como você pode perceber, pra que as empresas se mantenham competitivas no mercado, é essencial que saibam como transformar sua loja física em digital. Afinal, com a transformação digital e o surgimento de novos hábitos de consumo, as empresas estão buscando conquistar cada vez mais espaço no mundo virtual para, assim, alavancar as suas vendas.

Por isso, se você não quer ficar de fora dessa tendência, não deixe de definir uma estratégia pra que o seu negócio tenha uma forte presença online. Ah, e não se esqueça que nós, aqui do Magalu, temos um time completo de especialistas preparados para ajudar você nesse processo.

E aí, gostou deste post? Entendeu quais são as vantagens de transformar a sua loja física em digital e como ter sucesso nessa jornada? Se você quer para a sua empresa usufruir de todas as vantagens do Magalu Marketplace, é só acessar o nosso site e fazer o seu cadastro! Teremos o maior prazer de ter você como nosso parceiro. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa