unboxing

O que é unboxing? Entenda mais e saiba como aproveitá-lo

Provavelmente, você já ouviu falar sobre unboxing, uma das estratégias mais populares pra estimular o interesse emocional em seus produtos. Em canais de eletrônicos, brinquedos, cosméticos e afins, a prática é utilizada há muitos anos pra aguçar o interesse dos consumidores e, com isso, estimular a compra. 

Hoje, demonstraremos porque essa técnica é tão eficiente e importante pra aumentar as suas vendas. Mais do que nunca, é importante saber se conectar com o seu consumidor — e não há forma melhor de fazer isso do que dando a ele um pouquinho da experiência de ter os seus produtos. Então não perca tempo e acompanhe!

O que é unboxing?

O unboxing é uma expressão inglesa que, em português, pode ser traduzida livremente como a experiência de tirar algo da caixa. Como todos sabem, o desembrulhar de um presente é um acontecimento muito marcante, e que está gravado na memória afetiva da maioria das pessoas como um episódio repleto de euforia e felicidade.

É assim que as pessoas se sentem ao abrirem a caixa do seu celular recém comprado, ou qualquer outro item que elas valorizem. E é justamente disso que se trata o unboxing, não apenas o momento, mas a demonstração ao seu consumidor, oferecendo uma pequena dose dessa experiência e, quando possível, estimulando a compra. 

Da forma como percebemos, a experiência do unboxing é tão importante de um ponto de vista psicológico e emocional que o uso de boas embalagens acabou transbordando até mesmo pra fora do varejo. No setor alimentício, existem muitas empresas que apostam, além da qualidade do produto, também na qualidade da experiência de retirada do alimento da embalagem.

Pode parecer um detalhe pequeno, mas essas marcas criam um pequeno estímulo emocional e, com isso, se vinculam a essas emoções e percepções positivas na memória do cliente, facilitando tanto a fidelização como uma frequência de pedidos ainda mais recorrente. No e-commerce, o objetivo é um pouco diferente, mas o mecanismo é praticamente o mesmo.

Com o unboxing, você tem a oportunidade de se engajar com o seu consumidor de maneira didática, próxima e descontraída. Com isso, você desenvolve a confiança e a empatia do cliente pela marca, e se aproxima cada vez mais de uma conversão. Por fim, essa estratégia também é uma oportunidade de apresentar os principais destaques e curiosidades sobre seus itens. 

Como o unboxing funciona?

Existem duas maneiras de implementar essa estratégia em sua loja. A primeira é fazendo o vídeo de unboxing dos seus produtos nos canais de comunicação da sua marca, elevando a visibilidade dos seus itens e interagindo diretamente com os consumidores. Já a segunda, que é igualmente importante, é promover uma experiência agradável.

Por exemplo, digamos que você tem uma marca de roupas e acessórios que têm uma pegada sustentável, jovem e despojada. Além de demonstrar essa filosofia em suas peças, você pode aproveitar o unboxing pra reforçar essa abordagem e, ao mesmo tempo, encantar o consumidor da sua marca, com uma experiência agradável, simpática e carismática.

Para isso, você pode investir na produção de embalagens ambientalmente sustentáveis e com um formato divertido, cartões com mensagens personalizadas e uma série de outros mimos pra estreitar a relação entre você e o consumidor. O importante é que exista um alinhamento claro entre a sua marca, os seus produtos e a sua embalagem.

Por exemplo, não “pega bem” pra uma marca que se apresenta como sustentável enviar os seus produtos embrulhados em várias camadas de plástico. Da mesma forma, uma marca infantil não pode se comunicar de maneira adulta. E uma marca elegante, sóbria e sofisticada não deveria optar por uma comunicação informal. 

Esse alinhamento é realmente muito importante, pois qualquer dissonância pode estragar a experiência do unboxing. Claro, o consumidor ainda utilizará o produto, mas a marca terá desperdiçado a oportunidade de criar uma experiência memorável e que, em vez disso, só conseguiu um breve momento de estranheza.

Quais as vantagens do unboxing?

Ancoragem emocional, engajamento e fidelização. Da forma como percebemos, esses são os principais motivos pra elaborar e investir em uma boa experiência de unboxing aos seus produtos. É importante que o consumidor entenda que existem pessoas por trás da marca, gente que se importa com a satisfação e o bem-estar de quem comprou o produto.

No e-commerce, é muito importante saber identificar e estimular boas emoções em seu consumidor e, assim, vincular essas experiências agradáveis à memória da sua marca. Além de criar engajamento, isso cria um ponto de referência na memória do consumidor, que fica mais propenso a voltar a comprar na sua loja, em vez de tentar algo novo com os seus concorrentes. 

Como implementar a prática do unboxing? 

Como destacamos nos tópicos anteriores, existem duas formas de investir e implementar o unboxing em sua operação. É importante que exista compatibilidade entre a sua marca e a experiência que você oferece na abertura dos seus produtos. 

Mas, agora, vale destacar um pouco o lado digital da experiência de quando você utiliza os seus canais, como as redes sociais e até mesmo o Magalu, pra demonstrar um pouco mais de seus produtos. O primeiro fator importante é a qualidade visual. Para isso, uma boa câmera e uma boa iluminação são questões fundamentais. 

Outro detalhe importante é a remoção de distrações. A depender do produto, o manuseio é o principal protagonista e, por isso, é importante estar com as mãos limpas e as unhas “em dia”. Afinal, o foco deve ser o produto, e não qualquer outro detalhe paralelo.

Se você estiver fazendo unboxing com áudio, complementando a abertura com suas observações sobre o produto, também é importante gravar a sua voz com algum dispositivo de boa qualidade, evitando chiados, ruídos e interferências prejudiciais à experiência.

No fim das contas, não tem segredo. Parte do que torna o unboxing uma tendência tão eficaz é a sua simplicidade. Se você está mostrando, basta focar nos melhores momentos, detalhes e qualidades do produto, da mesma forma que o consumidor faria. Ao criar a experiência, basta pensar como você gostaria de ser recebido com a abertura e a descoberta do produto. 

Agora que você entende o que é o unboxing e como essa prática pode aumentar as suas vendas, aproveite pra melhorar ainda mais o seu conhecimento estratégico. Para isso, é só conferir o nosso Guia Definitivo para o seu Mix de Produtos no Marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa