venda de eletrônicos

Como se destacar na venda de eletrônicos? Técnicas para utilizar no marketplace

Se você pensa em investir na venda de eletrônicos pela internet, saiba que essa é uma oportunidade pra realizar ótimos negócios. Para que o sucesso da iniciativa se torne realidade, entretanto, você precisa ter atenção a alguns detalhes.

Um deles é ter um bom planejamento de marketing para e-commerce. Outro que merece transitar no seu radar é o estabelecimento de uma boa parceria, feita pra dar certo!

Com a visibilidade do Magalu marketplace, você já tem meio caminho andado. Claro que ainda não é tudo, pois é preciso saber como comercializar produtos específicos e, assim, vencer a concorrência.

Quer saber como? Confira as estratégias que selecionamos pra que a venda de eletrônicos seja um grande diferencial da sua loja!

Atente às particularidades do seu público-alvo

Nossa primeira dica vale pra qualquer nicho de mercado, mas principalmente para o diversificado comércio de itens eletrônicos. Aqui, todo cuidado é necessário na hora de montar o estoque da sua loja. Afinal, ele deve estar perfeitamente alinhado com o público-alvo da empresa.

Portanto, lembre-se de adquirir mercadorias que realmente interessem às pessoas que tenham o perfil ideal de cliente da sua loja. Quando consegue atender às preferências do seu público de maneira satisfatória, você aumenta a relação de credibilidade e confiança com os clientes.

Desse modo, quando precisam de um smartphone, roteador ou notebook gamer, por exemplo, os seus clientes tendem a dar uma passada na sua loja no marketplace pra verificar se você vende o produto.

Mantenha-se de olho nas tendências

Outro fator decisivo pra vender mais eletrônicos é você estar por dentro das novidades do mercado. Como você deve saber, a tecnologia por trás desses dispositivos segue em um ritmo alucinante. Isso significa que algo novo surge a todo o momento.

Nessas horas, é preciso saber se respaldar em um bom filtro. Nem tente disponibilizar todos os lançamentos (de cada marca, desenvolvedor etc.) de forma simultânea. Em vez disso, foque os produtos que, de acordo com o histórico de vendas online, apresentam mais chances de ocuparem uma posição de destaque para o seu público.

Ao acompanhar as tendências, você demonstra pra seus clientes que sua loja se mantém atualizada e que eles sempre terão algo novo e atrativo. Entre outras coisas, isso faz com que a quantidade de visitas regulares no marketplace aumente. E isso vai fazer o seu negócio expandir!

Capriche na descrição dos eletrônicos

Também é fundamental dedicar atenção às descrições dos produtos. Além de todo o marketing pra atrair o cliente para um item específico, você deve se preocupar com as fichas técnicas de cada eletrônico.

O grau de exigência sobre as informações de cada produto cresce conforme os consumidores vão ficando mais bem informados. Hoje em dia, até mesmo as pessoas que não são tão antenadas à tecnologia costumam observar as especificações dos eletrônicos.

Justamente pelo fato de a tecnologia mudar em um ritmo cada vez mais rápido, a maioria dos consumidores adquiriu o hábito de avaliar determinados aspectos. Boa parte já está familiarizada com a possibilidade de conflitos entre tecnologias, por exemplo.

Seu papel é o de garantir que o produto é, de fato, aquele procurado por cada cliente. Além disso, quanto mais extensa e completa a lista de detalhes técnicos e de funcionalidades, maior a probabilidade de convencer o comprador a levar o item pra casa.

Preze pela competitividade nos preços

Precificar produtos eletrônicos é uma tarefa um tanto quanto delicada. Às vezes, a quantia que você pagou por eles é alta e, portanto, deve ser repassada para o consumidor final de alguma forma. O segredo, aqui, reside em ser flexível e entender que outros produtos podem compensar uma margem menor em determinado item.

Desse modo, veja se é viável reduzir o preço de um item em particular, para que ele fique mais próximo da média praticada pelos concorrentes. Geralmente, o equilíbrio do caixa e a manutenção da lucratividade dependem de uma precificação maior pra determinados produtos, mas menor pra outros.

Para saber exatamente quais são esses produtos e chegar a preços competitivos, você deve, antes de mais nada, conhecer quais são as lojas da concorrência e como trabalham. Essa análise não serve pra imitar os seus concorrentes, mas sim pra construir boas estratégias para e-commerce.

Ofereça condições atrativas para o cliente

Por fim, é igualmente importante proporcionar condições favoráveis à aquisição dos eletrônicos. Inúmeros fatores fazem com que eles sejam valorizados no mercado, algo que se reflete no total a ser desembolsado pelo consumidor final.

De acordo com a série do modelo, ano de lançamento, tecnologia de ponta embutida e procura, o preço do produto pode ir às nuvens. Pra amenizar esse impacto, certifique-se de trabalhar com o maior número possível de opções de pagamento.

Além disso, verifique a viabilidade de oferecer frete grátis a partir de determinados valores ou conforme a distância. Deixar escapar uma venda de R$ 2 mil, por exemplo, devido a uma taxa de entrega considerada fora do aceitável para o cliente é algo negativo para sua loja. Logo, avalie e revise sua política de frete constantemente.

Ter algum clube de fidelidade, que renda descontos nas próximas compras ou brindes, também é algo a se pensar com seriedade. No fim das contas, o ponto mais importante é demonstrar o quanto seus clientes são preciosos pra sua loja. Não é à toa que o cuidado com o pós-venda amplia a chance de retorno do cliente ao marketplace pra uma nova compra.

O foco da sua loja virtual deve ser a capacidade de proporcionar uma incrível experiência de compra nos mais variados aspectos. Com isso em mente, somado ao conjunto de dicas que apresentados ao longo deste post, sua loja no marketplace será um tremendo sucesso.

Agora que você já sabe disso, resta um único detalhe pra impulsionar sua venda de eletrônicos: firmar a parceria certa. Com o Magalu Marketplace, sua loja terá à disposição uma plataforma reconhecida por oferecer a melhor experiência do varejo.

Tem interesse? Conheça as vantagens que só o Magalu Marketplace tem a oferecer e venha vender mais com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa