venda de material de construção online

Veja como fazer a venda de material de construção online

Que as vendas digitais estão vivendo uma de suas melhores fases, não é novidade para ninguém, certo? É nesse sentido que a venda de material de construção online vem ganhando números cada vez maiores. Esse é mais um reflexo das mudanças dos hábitos de consumo que podemos identificar no mercado.

Como a pandemia mudou drasticamente os meios de compra, o segmento de construção civil também alterou bastante. Pra garantir o distanciamento social e atender às demandas de clientes, muitas empresas migraram pela primeira vez para o comércio eletrônico.

Você, que é um empreendedor na área, já está acompanhando essas mudanças? Caso seu negócio ainda não faça venda online, aproveite pra ler este artigo e entender melhor por que é uma excelente opção.

Como é o mercado de venda de materiais de construção online?

Antes de tudo, precisamos entender os parâmetros desse segmento. Por muitos anos, as lojas físicas de materiais de construção foram marcadas por visitas e vendas de muitas pessoas, sempre com um bom fluxo.

Entretanto, conforme a era do consumidor 4.0 se instala em nossa sociedade, esse setor passa por grandes mudanças, principalmente, por sua digitalização. As vendas em ambiente digital se tornam um grande benefício, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Apesar de não ter eliminado as lojas físicas, podemos considerar o conceito de vendas omnichannel (a partir de variados pontos de contato, integrados) como um mecanismo muito certo para o setor. Em outras palavras, isso quer dizer a integração entre vendas presenciais e online, em qualquer momento, de qualquer lugar.

O marketplace é o grande destaque desse novo conceito. Afinal de contas, por que não ter um ambiente que faça o papel de intermediário entre as empresas menores e os clientes? Essa é a realidade da modalidade de comércio eletrônico, que vem aquecendo o setor de pequenos e médios negócios.

Mas você sabe como fazer uma venda de material de construção online com ajuda dessa plataforma? Essa é uma dúvida de muitos empresários, então, continue a leitura do artigo, pois vamos trazer algumas dicas para ter sucesso nesse comércio.

Quais são os maiores desafios desse nicho?

Sem dúvidas, um dos grandes desafios desse setor está diretamente ligado à cultura. Afinal, como fazer a compra de um material como esse sem vê-lo pessoalmente? Será que é mesmo o item de que necessito?

Esses questionamentos estão presentes na mente do consumidor de materiais de construção, o que pode tornar as vendas mais desafiadoras. Entretanto, isso não significa que é o fim da tendência para o setor. Pelo contrário, é uma grande oportunidade.

A extensa jornada de compra, ou seja, do primeiro contato até a efetivação da venda, pode ser utilizada para encantar a experiência do consumidor. Quanto mais pensarmos nas dores dos clientes, mais podemos ter um relacionamento aproximado com ele, mantendo-o engajado e oferecendo o suporte necessário para que ele entenda como seu problema pode ser resolvido.

Alguns exemplos que podemos considerar são as tecnologias: casas inteligentes (smart houses), Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Realidade Virtual e Aumentada. Elas entram como mecanismos para encantar o público, o que aumenta consideravelmente as chances de efetivar o resultado esperado.

Como fazer a venda de material de construção online?

Há uma série de dicas que podem ser aproveitadas por empresas desse segmento. Afinal de contas, são muitas as oportunidades que podemos identificar com esse formato de venda.

Segundo a Juntos Somos Mais, antes do início da pandemia, o índice de compra desses produtos online era de 24%. Durante a pandemia, foi observado um índice de 42%, ou seja, quase o dobro de novos compradores.

O guia definitivo para criar bons anúncios no marketplace

Assim, confira quais são as dicas mais importantes para ter bons resultados nesse segmento digital!

Conhecer a dinâmica dos canais de vendas

Antes de tudo, o primeiro passo a ser dado é conhecer como esse formato de vendas acontece. Isso porque, apesar de haver grandes oportunidades para venda de material de construção online, não significa que as mesmas estratégias de lojas físicas serão seguidas na internet.

É preciso ir a fundo no comportamento do seu consumidor, verificando como ele age, quais são suas dores e o que você pode fazer para saná-las. Não basta ter um bom preço, também, a gestão do negócio deve ser eficiente, unindo os canais de atendimento para garantir uma boa jornada de compra.

Aproveitar campanhas especiais

Assim como em qualquer segmento do varejo online, no caso de materiais de construção, existem diferentes datas que podem ser benéficas para os bons resultados de vendas online.

Por exemplo, a Black Friday é uma data excelente para quem deseja alcançar esse objetivo. É um período em que seu consumidor está disposto a investir. Então, guarde suas melhores promoções para essa época do ano.

Entretanto, devemos sempre analisar a sazonalidade, não somente no final de novembro. Outras datas também são favoráveis e geram grandes expectativas no seu público. Para isso, é preciso analisar o perfil dos consumidores 4.0 e promover ações que garantam a atração dessas pessoas.

Contar com um parceiro de vendas

Para quem está iniciando nessa jornada de vendas online, ter um parceiro marketplace pode ser uma excelente oportunidade. Isso porque ele será um potencializador de suas vendas. Quando há boa integração entre seus sistemas e os dele, é possível alcançar um grande mercado.

Assim, você não dependerá de grandes investimentos financeiros iniciais para conseguir brigar com concorrentes que já realizam suas vendas em seus sites próprios.

Ser honesto com prazos

Por fim, outra dica fundamental está ligada à logística das vendas. Assim como isso deve ser uma preocupação com suas lojas físicas, você deve estar preparado para atender ao prazo estipulado na venda.

Dessa forma, você consegue garantir uma boa experiência e, consequentemente, ganhar mais autoridade no setor. À medida que sua boa reputação crescer, seu negócio deve ganhar mais consumidores.

Por que optar pela venda a partir de um marketplace?

Em resumo, podemos concluir que atuar em um marketplace é uma grande oportunidade para empresas que buscam entrar no mercado digital. Dessa forma, os varejistas se tornam parceiros e conseguem ampliar seu raio de atuação.

Considerando a quantidade de empresas que estão voltadas para o setor, podemos entender que já é um grande desafio conquistar os consumidores. Ao escolher um marketplace, é possível dar mais visibilidade ao seu negócio, ampliando suas chances de vender mais, para um público maior.

Agora que você já entende como fazer a venda de material de construção online, é preciso buscar as melhores ferramentas e meios de executá-las. O marketplace é uma opção indicada, principalmente, para aqueles negócios que desejam expandir sua atuação ou que estão fazendo vendas digitais pela primeira vez, e precisam ganhar boa reputação no mercado online.

O que achou de saber mais sobre o assunto? Aproveite e veja nosso guia completo, com dicas fundamentais para se tornar um vendedor excepcional!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa