Venda de móveis online

Venda de móveis online: tudo que você precisa saber antes de começar

Por meio de todo o suporte e infraestrutura proporcionados pelo marketplace ideal, você consegue vender o que puder imaginar via internet. Entre as muitas opções de produtos comercializados, um dos grandes destaques é a venda de móveis online.

O segmento chama a atenção devido aos excelentes números registrados no comércio eletrônico. Em uma pesquisa recente, o desempenho do setor de móveis e decoração mostrou força, apontando um crescimento de quase 24%, próximo dos 34,44% alcançados pelos supermercados, por exemplo. Ótimos números, não concorda?

Quer saber o que ajuda a explicar esse aumento promissor e como você pode transformá-lo em realidade?

Confira, a seguir, quais são os detalhes mais importantes antes de inaugurar a sua loja virtual de móveis online e fazer o maior sucesso!

Por que investir no mercado de móveis?

Boa parcela do ótimo resultado do ramo de móveis na web é movida pelo aumento do desejo dos consumidores de melhorar o conforto de seus lares. Com mais tempo em casa devido à pandemia desencadeada pela Covid-19, as pessoas passaram a buscar formas de valorizar os espaços de suas casas ou apartamentos.

Como você deve saber, estamos em uma época em que qualquer boa novidade logo é repetida e repassada adiante. À medida que os benefícios das mudanças começaram a surgir, eles foram compartilhados com amigos e familiares por meio de postagens de fotos em redes sociais. Não demorou muito pra que muita gente também fosse em busca de móveis novos e aconchegantes para suas residências.

Se antes já havia uma tendência voltada à revitalização dos ambientes internos, isso se intensificou de uma maneira praticamente imprevisível. A melhor notícia é que o mercado de móveis online ainda tem espaço pra se expandir e se diversificar ainda mais.

Como começar a venda de móveis online?

Pra aproveitar o momento e conquistar o público interessado nesse tipo de produto, você precisa conhecer e adotar as melhores práticas do mercado.

Gerencie o estoque de maneira profissional

Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores conduzem o controle de estoque de um modo improvisado. Quando falamos em profissionalismo, isso significa que é necessário considerar os mínimos detalhes relacionados à estocagem dos produtos.

Tudo começa com a própria concepção do estoque, pois ela define quais serão os itens disponíveis pra compra. Aqui, é fundamental saber ler o fluxo de entradas e saídas das mercadorias. Na prática, trata-se do hábito de analisar quais são os produtos mais pedidos e, entre eles, quais são aqueles que contribuem mais para o aumento do faturamento.

Ao mesmo tempo, também é preciso dar a devida atenção ao próprio local de armazenamento dos produtos da sua loja. O lugar deve ter não só espaço apropriado, mas igualmente condições adequadas, a fim de preservar a integridade de cada item (dos menores aos maiores).

Lembre-se de que os materiais usados na fabricação variam de um móvel pra outro. Enquanto alguns são mais resistentes, outros costumam ser mais delicados. Em ambos os casos, cabe a você garantir que todos os itens cheguem às mãos de consumidores e clientes de forma intacta.

Esse cuidado é importante tanto pra conquistar a confiança do público-alvo quanto pra evitar eventuais problemas atrelados a solicitações de devoluções.

Aproveite as vantagens do marketplace ideal

De modo geral, vale ressaltar que o marketplace é uma alternativa muito vantajosa pra quem deseja ter um negócio online. Pra usufruir dos benefícios que ele oferece, você precisa apenas selecionar uma plataforma que seja administrada por uma marca com larga experiência no mercado.

Dessa forma, fica fácil aproveitar estas e outras vantagens:

  • baixo custo de investimento — toda a infraestrutura associada ao site de compras é de responsabilidade da gestora do marketplace;
  • maior visibilidade — a marca do seu negócio passa a figurar ao lado da imagem de uma grande empresa do mercado varejista;
  • marketing pronto — os mecanismos de busca já estabelecem a ligação entre seu negócio e a organização proprietária do marketplace;
  • maior probabilidade de crescimento — por todos os motivos anteriores, a presença do marketplace faz com que a chance de aumentar o faturamento em menos tempo se torne bem significativa;
  • diferencial competitivo — por fim, as facilidades proporcionadas pelo marketplace também elevam o poder de competitividade da sua empresa perante a concorrência.

Atente à logística

Outro ponto que requer cuidado redobrado, a logística está intimamente vinculada a um aspecto essencial para o sucesso da venda de móveis online: a gestão do prazo de expedição.

Afinal, trata-se do conjunto de procedimentos relacionados ao envio dos móveis aos clientes. Basicamente, isso explica por que a expedição é tão importante pra que os pedidos sejam entregues dentro do prazo acordado com os consumidores.

Pra que tudo flua como o desejado, certifique-se de alinhar os intervalos de reposição dos itens junto aos fornecedores. Simultaneamente, verifique antecipadamente os possíveis gargalos que possam comprometer os processos. Assim, você ganha um tempo precioso na hora de resolver algum imprevisto.

Também é imprescindível repassar datas de entregas sintonizadas com a realidade. Se um determinado produto não está disponível à pronta-entrega, não adianta estabelecer datas de entrega muito curtas, certo?

Em tais circunstâncias, a estimativa correta do prazo necessário pra chegada do item ao endereço indicado pelo cliente dependerá da rotina de reposição combinada e seguida pelos fornecedores.

Por sinal, lembre-se também de calcular o frete. Como se trata de móveis, você terá de efetuar acordos com uma empresa transportadora de confiança.

Como se destacar dos concorrentes?

De todas as ações que podem ser tomadas pra que seu negócio fique à frente da concorrência, há duas extremamente notáveis. A primeira delas se refere ao ato de criar uma descrição de produtos que seja realmente detalhada e, sobretudo, com uma linguagem atraente.

Quantas vezes você já não viu um belo produto, até com ótimas fotos, mas informações insuficientes sobre suas características? Isso acontece com mais frequência do que a gente imagina. Pra se destacar, é preciso fazer algo melhor do que isso. Dedicar tempo à apresentação de cada item faz toda a diferença.

A segunda medida consiste em manter um pós-venda impecável. Isso se traduz em oferecer um acompanhamento completo, que compreenda toda a jornada de compra do cliente.

Em vez de se restringir a convencê-lo a adquirir um móvel, preocupe-se em saber qual é o grau de satisfação dele com o produto. Essa disposição amplia a possibilidade de uma nova compra no seu site, pois ajuda a conquistar a confiança do consumidor. Afinal, ela cria mais uma lembrança positiva (e afetiva) da sua empresa aos olhos de cada cliente.

Ao seguir essas orientações, você já sabe exatamente o que deve colocar em prática pra que a venda de móveis online da sua empresa seja um tremendo sucesso. Claro que ainda há muitas outras dicas sobre como vender mais e melhor com seu marketplace.

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