vendas b2b

Descubra como fazer para investir em vendas B2B na internet

Você provavelmente já ouviu falar em vendas B2B, mas sabe o que isso significa? Esse modelo de e-commerce tem diversas características que exigem um cuidado diferenciado do empreendedor.

Preparamos este texto para você com o objetivo de ensinar como investir em vendas B2B, quais são as suas particularidades, quais os recursos que ajudam na automatização, além de destacar como as vendas B2B são uma oportunidade de negócios. Confira!

O que é o comércio B2B?

Nada mais é do que a compra e venda de produtos ou serviços entre duas pessoas empresas e não para o consumidor final. Podemos dizer que B2B é o mesmo que “business to business” que, em português, é “um negócio que vende pra outro negócio.”

Além disso, neste e-commerce, não há um canal de vendas próprio, pois as empresas tornam-se parceiras e criam uma relação para arrecadarem valor de forma recíproca.

Quais são suas particularidades?

Pelo fato do B2B ter algumas particularidades, é fundamental que o empresário fique atento a alguns detalhes pra garantir o sucesso nesse tipo de negócio. Entenda.

Optar por marketplaces

O marketplace voltado para o modelo de vendas B2B é um ambiente digital que está entre duas pessoas jurídicas: a compradora e a vendedora. Essa plataforma tem a finalidade de fazer com que a transação de compra e venda seja mais prática, facilitando a procura por parceiros comerciais.

Normalmente, essas plataformas são mais fáceis de se cadastrar, disponibilizam formas de pagamentos eficazes e se integram com sistemas de gestão usados pela empresa. Dessa forma, é essencial optar por um marketplace que seja útil nas necessidades do negócio, como o do Magalu.

Saber direcionar as ações de marketing

É necessário que o plano de marketing seja elaborado de forma estratégica. Normalmente, em vendas e-commerce B2B, o público-alvo tem mais conhecimento de como funciona e quais empresas fazem parte do mercado.

Esse fator faz com que não sejam necessários tantos recursos pra manter a eficiência do marketing para o modelo de vendas B2B. No entanto, existem algumas características que precisam ser analisadas durante a criação da estratégia de marketing. Veja:

  • é fundamental ter atenção na criação, segmentação e sustentação de leads pra assegurar o vínculo a médio e longo prazo — isso pode ser feito por meio do blog da empresa, e-mail marketing e e-books, por exemplo;
  • o marketing B2B atua com o público corporativo, que valoriza mais as pesquisas, as informações e os dados reais para tomar as decisões — diferente do marketing B2C, que atua com as emoções dos consumidores pra atraí-los;
  • a duração do período de vendas B2B é maior que o modelo B2C — desse modo, é importante que o marketing consiga informações que demonstrem como o produto agregará valor ao consumidor, assim adiantando dados que poderiam ser buscadas pelo possível cliente.

Como fazer para investir em vendas B2B na internet?

Para investir em e-commerce B2B na internet, é necessário alinhar seu processo de vendas. Veja a seguir alguns pontos que podem te ajudar nessa abordagem.

Pesquise sobre o mercado e os clientes

Tudo começa na pesquisa pra conhecer os negócios em potencial que se encaixam ao perfil de cliente almejado e quem são os concorrentes. Além disso tudo, é essencial identificar como o seu produto se encaixa no mercado e quais valores ele agrega.

Busque por potenciais clientes

Tratando-se de como vender pra B2B, o ideal é encontrar o profissional que toma a decisão nas empresas e que tem potencial de ser cliente. Coloque o cargo nas páginas de perfil pra baixar conteúdos ricos e, assim, conseguir conceituar os leads de forma mais precisa.

Planeje o seu marketing de conteúdo

Após pesquisar bastante sobre as empresas que podem ser seus clientes, ou concorrentes, e o mercado em geral, esse é o momento de ser encontrado por eles. O marketing digital é o caminho ideal nesse sentido. Ou seja, o blog, o e-mail marketing e as redes sociais são canais importantíssimos de divulgação.

Acompanhe o atendimento

Após a reunião com o cliente e o envio da proposta, esse é o momento do acompanhamento do cliente. Dessa forma, organize o tempo de resposta utilizando como base o histórico da empresa.

Capriche no atendimento final

Para quem deseja vender para B2B, o momento da assinatura do contrato é bastante estratégico. Seja claro e profissional, explicando cada detalhe para o cliente. Aproveite também pra esclarecer sobre as primeiras etapas, pra depois conversarem sobre a parte burocrática.

Invista em um pitch de vendas eficiente

O momento ideal do processo de fazer a venda para B2B é quando um lead está disposto a dialogar com um vendedor. Ou seja, aproveite para conhecer mais ainda o lead e as suas dificuldades. É preciso que o vendedor saiba ouvir e transmitir confiança em relação à proposta feita.

Quais são os recursos que ajudam na automatização?

O Sistema de Gestão Integrado (ERP) é a tecnologia que proporciona a automação dos processos. Podemos citar o Tiny ERP, que emite notas fiscais e oferece outras opções que otimizam a gestão financeira, de faturamento, compras e produtos pra um e-commerce.

Dessa maneira, antes de escolher, é importante que o gestor avalie as finalidades do sistema e as integrações que fazem parte do e-commerce, que compreende:

  • marketplaces: o Marketplace Magalu é uma ótima opção, pois integra os marketplaces B2B e B2C;
  • logística: ligação com empresas relacionadas à logística;
  • hubs e conectores: possibilita que o marketplace se junte ao ERP quando não existe integração entre eles;
  • plataformas de e-commerce: são utilizadas pra fazer a gestão das lojas virtuais, vitrines online, seus catálogos, entre outras;
  • gateways de pagamento: facilitam transações e ampliam as formas de pagamento.

Depois de entendermos todos os pontos analisados, é importante destacar que o investimento em vendas B2B é fundamental pra conhecer novas possibilidades do mercado que podem ampliar o negócio, oferecer expectativa de caixa e potencializar os ganhos com menos custos. Ainda mais hoje em dia em que existe um crescimento desse tipo de negociação, não é mesmo?

Você gostou deste post sobre como fazer pra investir em vendas B2B na internet? Então siga a gente no Instagram pra ficar por dentro de todas as atualizações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa