vendas de natal online

Como preparar a sua empresa para as vendas de Natal online? Veja 7 dicas!

Quem trabalha no setor do comércio sabe muito bem que as vendas sazonais representam uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da loja. E já que as festas de fim de ano são uma das datas que mais atraem os consumidores, é importante ter uma estratégia pra aproveitar esse período e conseguir um bom rendimento com as vendas de Natal online.

Afinal, a loja precisa estar pronta para receber um fluxo maior de visitas e oferecer produtos de qualidade com um bom atendimento. Assim, o negócio pode se destacar entre os concorrentes e maximizar seus resultados.

Quer saber como fazer isso na sua loja pra ter um bom volume de vendas de Natal online? Preparamos uma lista com 7 dicas essenciais pra você se preparar. Confira!

1. Prepare o estoque

Antes de qualquer outra coisa, você precisa ter o que oferecer aos seus clientes, não é mesmo? Então, comece preparando o seu estoque. Faça um breve inventário do que já tem à disposição e providencie o que falta. Lembre-se de que essa época do ano costuma ter uma maior demanda e planeje as quantidades adequadas pra não perder vendas por falta de estoque.

Também é importante ter o cuidado de buscar fornecedores de confiança para evitar o transtorno de não receber os produtos a tempo. Desse modo, você vai ter tudo à mão para fazer as entregas das vendas de Natal online em um curto prazo, do jeito que os clientes esperam.

2. Escolha alguns produtos pra destacar

Para chamar a atenção dos clientes logo nos primeiros instantes de visita à sua loja, é interessante selecionar alguns produtos que devem ser colocados em destaque. Por isso, observe o que está em alta dentro do seu nicho, ou seja, quais artigos prometem ser campeões de venda no próximo Natal, e invista neles.

Vale a pena, ainda, analisar os resultados de vendas dos anos anteriores pra identificar o que geralmente é buscado pelos clientes nessa data. Uma mistura de clássicos e novidades pode montar uma vitrine virtual bastante atraente para os consumidores.

3. Ofereça descontos

Uma estratégia que não pode faltar em sua preparação para as vendas de Natal online é a oferta de promoções e descontos. Embora as pessoas geralmente tenham mais dinheiro no bolso nesse período, graças ao décimo terceiro salário, elas também gastam mais durante as festas de fim de ano e acabam procurando os preços mais baratos.

Em vista disso, determine quais produtos terão desconto, como isso vai funcionar — isto é, se o desconto será fixo ou progressivo — e durante quantos dias essa promoção será válida. Aproveite também para oferecer descontos sobre aqueles produtos que estão parados no estoque há algum tempo e finalmente conseguir vendê-los.

Tenha o cuidado de fazer um planejamento financeiro pra saber quanto desconto você pode oferecer sem que isso represente um prejuízo nas vendas. Assim, você vai vender alguns produtos por um valor menor, porém em maior quantidade, garantindo uma margem de lucro satisfatória.

4. Disponibilize boas opções de pagamento

A praticidade é mais uma característica que os consumidores buscam no período que antecede as festas natalinas. Se o procedimento pra finalizar a compra for muito complicado, isso pode afugentá-los. Por esse motivo, o ideal é oferecer diversas opções de pagamento para que seus clientes tenham a liberdade de escolher entre elas de forma bem simples.

Para isso, é necessário contar com um sistema de gestão que possibilite a integração com os meios de pagamento, permitindo que sua loja aceite desde boleto bancário até vários cartões de crédito e débito, entre outras opções. Também é importante que você disponibilize a alternativa de parcelar a compra, pra que o valor caiba no bolso do cliente.

5. Tenha o cliente no centro da estratégia

Como já deve ter dado pra perceber até aqui, os bons resultados das suas vendas de Natal online dependem da experiência do cliente. Todas as estratégias adotadas precisam ter como foco a jornada de compra, que deve ser o mais simples e prática possível. Do contrário, a empresa fica em desvantagem em relação aos concorrentes.

Um aspecto fundamental a observar é a transparência de todo o processo. Informações como fotos e descrição dos produtos, preço, formas de pagamento, frete e prazo de entrega devem ser facilmente acessíveis. Esse é um requisito indispensável para que os consumidores sintam segurança em comprar na sua loja.

6. Não se esqueça do pós-venda

Por falar em experiência do cliente, o pós-venda é uma parte essencial dela. Isso porque os consumidores tendem a comprar novamente em lojas que não descuidam do atendimento uma vez que o pagamento é concluído. Dessa forma, o pós-venda é uma etapa decisiva na fidelização dos seus clientes.

Para que sua marca cause uma boa impressão diante do público, certifique-se de solucionar eventuais problemas na entrega, bem como cuidar dos casos de troca e devolução de mercadorias. Ainda em relação às entregas, dê uma atenção especial às embalagens nas quais os produtos são enviados pra garantir que cheguem ao seu destino sem nenhum dano.

7. Esteja presente em um marketplace

O sucesso das vendas de Natal online da sua loja depende, em boa parte, da plataforma que você utiliza. Nesse sentido, utilizar um marketplace é a estratégia ideal, pois a plataforma reúne todos os recursos tecnológicos necessários pra oferecer um atendimento personalizado, seguro e prático aos clientes.

Além disso, estar presente em um marketplace é como fazer parte de um shopping virtual, aumentando as suas chances de atrair clientes que ainda não conhecem a sua marca. Levando em conta que o público está cada vez mais habituado a comprar pela internet, essa é uma excelente maneira de você ampliar suas vendas.

Seguindo essas dicas, sua loja vai ter muito mais visibilidade para se destacar entre as concorrentes e conquistar os consumidores. Então, não perca tempo e se prepare pra aproveitar a oportunidade de garantir boas vendas de Natal online e, assim, potencializar o faturamento do seu negócio.

Gostou das orientações que trouxemos? Que tal continuar se informando pra melhorar as suas vendas? Conheça também as principais causas de abandono de carrinho e saiba como resolver esse problema!

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