vendas no natal

Como preparar a sua loja virtual para as vendas no Natal?

Além de ser uma época mágica, que acalenta o coração de muita gente e nos prepara para as conquistas de um novo ano que chega, as festividades natalinas são muito produtivas para os comerciantes. Afinal, a procura por presentes pra familiares e amigos faz com que as vendas no Natal disparem.

Então, vale a pena investir em estratégias para atrair consumidores para a sua loja virtual. Uma boa divulgação, sugestões de presentes e diferenciais na entrega são algumas das iniciativas que podem ajudar você a vender mais no Natal

Quer aprender a colocá-las em prática? Então, continue a leitura e veja as dicas que separamos para você!

Faça um planejamento

Para aproveitar as oportunidades dessa época tão produtiva para o comércio, invista em um planejamento de vendas para o período. Vale a pena dedicar algum tempo para pensar nas melhores estratégias direcionadas especialmente para o Natal.

Comece analisando os resultados dos anos anteriores para ver o que pode ser melhorado. Por exemplo, se você teve problema com entregas, que tal procurar outros parceiros de frete? Olhar os bons resultados é igualmente importante, porque assim você já tem boas pistas do que vai dar certo com seu público.

Além disso, analise o comportamento do consumidor no Natal pra acertar em cheio no que ele precisa. Para isso, os relatórios de vendas e outras métricas são seus grandes aliados! Informação é ouro nos negócios, ainda mais na hora de bolar estratégias.

Prepare o estoque

Depois de planejar suas estratégias, você já sabe quais produtos serão sua prioridade em vendas no Natal, certo? Então, é hora de organizar o estoque pra garantir que todos os pedidos sejam rapidamente atendidos.

Ainda, é bom você se certificar de que as informações do e-commerce estejam atualizadas em relação à disponibilidade de estoque. Não há nada pior do que fazer uma compra e receber uma mensagem de que o produto esgotou, concorda? Ainda mais quando aquele seria um presente pra alguém especial.

Uma boa gestão de estoque também é útil para que você faça promoções cruzadas, do tipo “compre X e leve Y”. Assim, você poderá movimentar produtos que estão parados e melhorar ainda mais o faturamento da empresa.

Faça sugestões de presentes

Anote aí uma dica muito valiosa pra essa época do ano: muitos consumidores não sabem exatamente o que querem quando acessam a sua loja virtual. Quantas vezes ficamos quebrando a cabeça para comprar o presente ideal para alguém?

E, como boa parte das vendas no Natal tem a ver com os presentes que a gente costuma trocar no fim de ano, nada melhor do que preparar sua loja pra facilitar a decisão de compra do cliente. Fazer sugestões de presentes para vários perfis de pessoas e planejar alguns kits prontos são iniciativas muito bem-vindas!

Tenha condições de pagamento competitivas

Para ter ótimos resultados em vendas no Natal, também é interessante praticar condições de pagamento competitivas. É claro que isso passa por uma revisão nos preços dos produtos: ofertas e cupons promocionais são ótimos nessa época. Isso até porque, se você não oferecer descontos, seu concorrente fará isso e ganhará a preferência do consumidor.

Mas também é importante ampliar as possibilidades de pagamento. Lembre-se de que essa é uma época com muitos gastos associados: as festas de fim de ano, logo mais impostos como IPTU e IPVA, materiais escolares, viagens de férias, e por aí vai. Assim, condições de parcelamento atrativas podem ser decisivas para conquistar seu cliente!

Além disso, ofereça outras vantagens que sejam viáveis para o seu negócio, como um percentual de cashback para o cliente receber parte do dinheiro de volta, descontos especiais para pagamentos por boleto e, é claro, a possibilidade do Pix. Esta última tem sido uma das formas de pagamento preferidas do brasileiro, viu?

Invista em divulgação

Agora, se há um aspecto central no sucesso de vendas desse período, é o marketing! Por mais produtivo que o Natal seja para o comércio, o fato é que a concorrência também fica bem acirrada. Sua loja precisa apostar em várias formas de ser vista na internet!

De nada adianta ter promoções imperdíveis e as melhores condições de pagamento se o seu cliente não fica sabendo disso, certo? Então, esse é o momento de investir ao máximo em estratégias de divulgação na internet — a começar pela produção de elementos visuais para a loja virtual, como banners no clima de Natal.

Além disso, aposte nas melhores práticas de marketing digital, como campanhas pagas no Google Ads, conteúdos nas redes sociais, fluxos temáticos de e-mail e muito mais!

Busque diferenciais na entrega

Entregar os pedidos rapidamente deve ser uma das suas maiores preocupações. Com tantas possibilidades na internet, muitas vezes com valores semelhantes, o consumidor vai preferir o produto que chega mais rápido. 

Ainda mais quando se trata de presente: as pessoas ficam ansiosas para receber logo a compra, né? Então, certifique-se de contar com bons parceiros para o envio das encomendas: segurança e rapidez são características fundamentais.

Outro diferencial e tanto para esse momento é enviar um “mimo” com o produto. É a sua chance de fidelizar o consumidor com um atendimento caloroso como essa época merece. Pode ser um brinde, uma personalização de produto, um presentinho extra, uma nota de agradecimento escrita à mão. Solte a criatividade!

Marque a presença em um marketplace

Por fim, não deixe de escolher um marketplace pra marcar presença! Na verdade, essa é uma dica para o ano todo. Afinal, colocar sua vitrine nessa espécie de “shopping virtual” é excelente para a visibilidade do seu negócio, ajudando a atrair consumidores que não conhecem sua loja.

Além disso, muitos clientes vão diretamente para os marketplaces na hora de fazer compras. A comodidade de encontrar em um lugar só tudo o que a gente precisa é muito atrativa. Isso sem contar que, assim, você contará com uma plataforma já consolidada no mercado, com todos os recursos necessários pra se aproximar do seu cliente, como ferramentas de anúncio.

Agora você tem boas dicas para aumentar suas vendas no Natal! Tudo começa com um bom planejamento e divulgação de produtos. Mas, como você viu, o sucesso nos resultados da sua loja depende também da atenção a questões mais operacionais, como as formas de entrega e as condições de pagamento.

Continue por aqui e veja como escolher os produtos de destaque na sua loja online!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa