Vender itens de decoração

6 dicas para vender itens de decoração online

Em tempos marcados pelas facilidades das compras online, muita gente sente vontade de abrir um negócio virtual. O ambiente online é versátil e favorece comercialização de todo tipo de produto. Sabia que você pode, por exemplo, vender itens de decoração por meio de diferentes plataformas?

Essa é uma boa alternativa pra complementar o trabalho em lojas físicas. Dependendo dos resultados, dá até pra ficar apenas com as negociações pela internet. Porém, como toda atividade que envolve mercadorias, a manutenção de um e-commerce demanda um bom planejamento.

Quer saber como se preparar, definir as melhores estratégias e aumentar as chances de sucesso? Fique de olho nas dicas que preparamos!

1. Venda produtos de qualidade

O perfil do público-alvo tem bastante influência nas características dos produtos. Mas seja qual for a condição financeira ou a preferência estética dos seus clientes, é importante focar a qualidade. Hoje, a variedade de materiais e tecnologias é tanta que fica fácil encontrar itens com bom custo-benefício.

Pense que, ao vender itens de decoração de boa procedência, a probabilidade de ter avaliações positivas aumenta. Isso faz com que o nome da loja seja visto com bons olhos e receba cada vez mais a atenção de futuros consumidores.

Faça valer todo o esforço aplicado na busca por mercadorias bonitas e duradouras. Pra isso, você pode descrever os diferenciais em detalhes e expor essas informações na página da loja. Também produza fotos atrativas, com iluminação adequada, evidenciando os melhores aspectos dos seus artigos.

2. Tenha um bom marketing

Seu negócio precisa ser visto pra ser lembrado pelo público. E não há nada melhor que transformar os espaços virtuais em vitrines atrativas da sua loja. Além de caprichar na aparência do site e organizar os dados da sua empresa, invista em divulgação por outros meios.

Algumas redes sociais, como Instagram e Facebook, são ótimas aliadas pra levar seus anúncios a grupos variados. O ideal é criar perfis comerciais nessas mídias, com o nome da sua loja, pra que os visitantes saibam quem está por trás das publicações.

Deixe as vantagens dos produtos bem claras em cada postagem feita na internet. Um dos grandes diferenciais do marketing digital está na possibilidade de acompanhar os resultados das ações por meio de indicadores e outras ferramentas. Assim, fica fácil saber o que funciona ou precisa de melhorias na hora de vender itens de decoração.

3. Entenda as plataformas online

Embora não demande toda a estrutura de uma loja física, o e-commerce exige investimentos em tecnologia e ferramentas específicas. Pra criar um site seguro e profissional, você precisará contratar um serviço de hospedagem e uma plataforma adequada pra administrar cada etapa das vendas.

Não caia na tentação de escolher domínios gratuitos, pois isso pode tirar a credibilidade do seu negócio. Existem várias opções de serviços com custo acessível e que darão todo o suporte necessário pra você fazer a gestão da loja virtual.

Se ainda tem dúvidas sobre as regras e o funcionamento de determinadas plataformas, entre em contato com as equipes responsáveis por esses espaços. Questione o que achar necessário antes de se aventurar em algo desconhecido.

4. Busque bons fornecedores

Uma boa relação com as empresas que fornecem seus produtos é fundamental para a manutenção das atividades. Se algum parceiro deixa de cumprir o acordo em relação à quantidade de itens ou prazo de entrega, por exemplo, todas as etapas posteriores tendem a ficar prejudicadas.

Imagina chegar ao ponto de vender itens de decoração aos montes e ficar sem a resposta do seu principal fornecedor? A longo prazo, quem acaba ficando com a imagem prejudicada no mercado é a sua loja, pois não terá condições de enviar todos os pacotes solicitados pelos clientes.

Pra evitar problemas e imprevistos, avalie a reputação das empresas que estão em sua lista de potenciais parceiros. Considere, ainda, detalhes como a capacidade produtiva de cada uma, as formas de entrega, a qualidade do atendimento e o tipo de suporte oferecido aos clientes.

5. Saiba se diferenciar dos concorrentes

Observar o que outros lojistas estão fazendo é essencial pra ficar por dentro das melhores práticas. Inclusive, esse exercício ajuda a identificar ações indevidas e que não geram resultados positivos para o seu nicho. Ou seja, é possível usar essa coleta de informações como um indicativo do que não fazer no seu dia a a dia.

Perceba, portanto, que a análise de concorrência não deve servir como meio de copiar estratégias, mas orientar suas tomadas de decisão em diferentes períodos. Se verificou que campanhas específicas tiveram êxito em uma data sazonal, por exemplo, poderá adotá-las anualmente pra potencializar as vendas.

Uma boa forma de estar sempre à frente é acompanhar as demandas dos clientes pelas redes sociais, blogs de decoração e outros canais que geram alguma interação com o público. Assim, você saberá quais artigos e acessórios buscar a cada atualização ou mudança do mix de produtos.

6. Conte com as vantagens do marketplace

Mesmo com um site bem estruturado pra vender itens de decoração, você pode explorar outros caminhos pra obter mais alcance de público. Uma opção vantajosa, nesses casos, é apostar nas parcerias com uma boa plataforma de marketplace.

Todo mundo já se deparou com uma ao pesquisar produtos pra casa ou de uso pessoal, por exemplo. São aqueles sites grandes que concentram diversos tipos de lojas e uma infinidade de mercadorias. Funcionam como shoppings virtuais, onde cada lojista tem um espaço exclusivo pra negociar com os clientes.

A vantagem de optar pela venda em marketplace está na economia de tempo e de recursos financeiros. Afinal, você não precisa se preocupar com a manutenção do site. Isso faz com que você possa se dedicar à descrição dos itens e demais processos que favorecem a comercialização.

O Magalu Marketpace vem se destacando pela variedade de benefícios proporcionados a seus parceiros. Você conta com o apoio de serviços de entrega para todo o Brasil e até descontos nas compras à vista pagos pelo Magalu, em campanhas específicas. Também confere lives que solucionam as principais dúvidas dos lojistas.

Agora que você sabe os principais cuidados para vender itens de decoração, aproveite pra descobrir como o Magalu Marketplace apoia os novos varejistas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa