Vender nas redes sociais

Conheça as melhores estratégias pra vender nas redes sociais!

Você já percebeu que vender nas redes sociais tem sido uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas de qualquer tamanho ou área de atuação? Pois é, não importa se o negócio tem 10 ou 100 colaboradores ou se está presente ou não em um marketplace, o uso das mídias sociais para as vendas está cada vez mais popularizado.

São três os fatores responsáveis por esse cenário: avanço tecnológico, amplo uso de redes sociais e facilidade de compra. Porém, apesar de ser uma estratégia bem-sucedida, é importante saber utilizar esses canais da maneira correta pra garantir o aumento das suas vendas. Afinal, você não quer que o seu negócio seja conhecido negativamente, não é mesmo?

Também é preciso ter atenção a alguns erros que costumam ser cometidos e que acabam prejudicando bastante a reputação e a credibilidade do negócio. Por esse motivo, preparamos este post pra ajudar você a usar as redes sociais de forma inteligente e, assim, impulsionar as suas vendas.

Ficou curioso pra saber mais sobre o assunto? Então, é só ler o post até o final e ver todas as dicas que preparamos especialmente pra você. Vamos lá?

Por que é importante saber vender nas redes sociais?

Você sabia que uma pesquisa feita pelo PayPal, em parceria com a Ipsos indicou que 43% dos entrevistados fizeram alguma compra nas mídias sociais nos últimos 6 meses? Isso mesmo! A partir desses dados, você consegue entender a importância das redes sociais para os consumidores, certo?

Além da facilidade que esses canais proporcionam para os clientes efetuarem uma compra, eles também exercem grande influência nas decisões de compra do consumidor. Pelo lado das empresas, as redes sociais contribuem pra aumentar a visibilidade do negócio e, consequentemente, as vendas.

Por isso, é super importante que a sua empresa esteja presente nesses meios e que você entenda quais são as boas práticas que devem ser adotadas, combinado? 

Quais são as vantagens de utilizar esses canais?

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de utilizar as redes sociais pra impulsionar as vendas do seu negócio. Ah, se o seu interesse é vender em um marketplace, fique tranquilo! O seu negócio também poderá usufruir de todos esses benefícios.

Redução do ciclo de vendas

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores digitais buscam informações na internet antes de comprar algum produto em uma loja física? Isso mesmo!

E você sabe o que esses dados revelam? Que a maioria das pessoas está tomando decisões de compra de acordo com as informações disponíveis nos sites e nas mídias sociais das empresas. Interessante, não?

Por isso, é importante demais que você ofereça um conteúdo de qualidade, com informações claras e precisas. Dessa forma, o seu negócio consegue captar leads mais qualificados e prontos pra fechar o negócio. E o resultado disso tudo é a redução do ciclo de vendas e o aumento da sua performance! Bacana, não?

Visibilidade pra sua marca

A busca pela boa visibilidade da marca é um dos principais benefícios que motivam as empresas a estarem presentes nas redes sociais. Isso ocorre porque, além de conseguir alcançar um número grande de potenciais clientes, as marcas se fixam na mente dos consumidores, o que contribui para o maior engajamento.

Ah, e pra alcançar um número cada vez maior de pessoas e se destacar ainda mais dos seus concorrentes, não deixe de desenvolver uma boa estratégia de marketing digital, certo?

Educação e nutrição de leads

Ao vender pelas redes sociais, você consegue educar e nutrir os seus leads com conteúdos segmentados, o que faz com que o seu negócio mantenha uma relação de proximidade com os consumidores.

Assim fica muito mais fácil de conversar com os clientes, não é mesmo? Com isso, você consegue compreender melhor as necessidades dos seus leads e impulsionar as suas vendas.

Consolidação da marca

Se você é dono de uma loja, com certeza sabe que desenvolver e fortalecer a imagem do seu negócio no mercado não é uma tarefa simples, não é mesmo? Pra isso, é importante não apenas criar um conceito, mas também trabalhar a imagem da sua empresa e aproximá-la dos seus clientes.

Hoje, usar as redes sociais pra alcançar esse objetivo é uma excelente estratégia. Por meio desses canais, você pode fazer postagens que desenvolvem o conceito do seu negócio e humanizam a sua marca, o que contribui pra consolidação da sua empresa no mercado. 

Aumento do tráfego

O aumento do tráfego para o seu site acaba sendo uma consequência natural das vendas pelas redes sociais. Isso ocorre porque as empresas, em geral, utilizam as plataformas como uma vitrine para os seus produtos e serviços. Caso os consumidores queiram efetivar a compra, eles são direcionados para finalizá-la no site.

Agora, se você não tem um site, não se preocupe! Uma excelente dica é vender os seus produtos em um marketplace e disponibilizar os links de cada um deles nas redes sociais. Dessa forma, a sua loja não perde oportunidades de venda por não ter um site, e você não precisa se preocupar em montar uma boa infraestrutura de TI pra garantir que tudo funcione corretamente.

Retenção e fidelização de clientes

Você acredita que as redes sociais são apenas canais de atração de potenciais clientes? Se a sua resposta é sim, temos uma boa notícia. Além dessa função, as mídias sociais são excelentes meios pra que o seu negócio retenha e fidelize os seus clientes! E você sabe por que isso ocorre? Exatamente pela relação de proximidade que passa a existir entre a empresa e os consumidores. Bacana, não é mesmo? 

Agora que você já conhece as principais vantagens de vender nas redes sociais, que tal ficar por dentro das melhores estratégias de vendas online que podem ser utilizadas pra impulsionar ainda mais as suas vendas? Esse é o assunto que vamos tratar no próximo tópico!

Como usar as redes sociais pra vender mais?

Bom, se você chegou até aqui, com certeza deve estar ansioso pra conhecer algumas das melhores estratégias e impulsionar as vendas do seu negócio por meio das redes sociais, não é mesmo? A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ser adotadas em diferentes canais. Acompanhe!

Instagram

Você sabia que o Instagram tem cerca de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro? Isso mesmo! E os brasileiros ficam atrás apenas dos norte-americanos quando o assunto é o uso dessa plataforma.

Olhando esses números, você consegue perceber a importância de desenvolver uma estratégia adequada pra aumentar as suas vendas por essa mídia, certo? A seguir, apresentamos algumas das principais!

Insira o site na biografia do perfil

Aqui, é interessante que você faça uma descrição resumida do seu negócio. Mas atenção, apresente apenas informações relevantes para os consumidores, combinado? Ah, e não se esqueça de incluir o link para o seu blog, site ou landing page, ok? Afinal, é nesse momento que o seu negócio começa a gerar leads.

Utilize hashtags

O uso de hashtags já é amplamente conhecido pelos usuários das redes sociais, certo? Por isso, é importante que você utilize hashtags criativas ao fazer uma campanha promocional ou realizar algum evento. Ah, e não se esqueça de incentivar os seus seguidores a utilizá-las também!

Escreva textos pequenos e aposte nas imagens

Ao decidir vender pelo Instagram, você deve caprichar nas imagens dos seus produtos. Como essa rede social é mais focada em fotos e vídeos, fuja dos bancos de imagem ou de fotos com muito texto, certo? Afinal, o seu objetivo é se destacar dos seus concorrentes!

Faça parcerias com influenciadores

Existem alguns perfis que têm um grande número de seguidores. Geralmente, essas celebridades digitais têm um maior poder de influência com o seu público e cobram pela divulgação de algum produto ou marca no seu perfil. Por isso, é importante que você procure fazer parcerias com influenciadores que transmitam uma boa mensagem para o seu público e que estejam alinhados com os valores dos seus produtos.

Invista no Instagram Ads

Utilizar os anúncios do Instagram Ads é uma excelente forma de complementar a sua estratégia de geração orgânica de leads. Ao fazer esse investimento, o seu negócio pode utilizar os seguintes formatos:

  • imagem única;
  • carrossel de fotos;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia;
  • coleção.

Basta escolher quais são os mais adequados para as suas postagens e arrasar! Ah, e não se esqueça de fazer publicações com uma certa frequência, ok?

Facebook

Sabia que o Facebook é a maior rede social do mundo? Isso mesmo! Com mais de 2,7 bilhões de usuários — o que já é um grande motivo pra vender por esse canal —, os recursos oferecidos pela plataforma são grandes atrativos para os empreendedores. A seguir, apresentamos algumas dicas pra sua loja ser um sucesso de vendas no Facebook. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o perfil dos seus consumidores é essencial. Afinal, é indispensável que você entenda quais são as expectativas deles em relação ao seu produto, correto? Dessa forma, a sua empresa consegue oferecer exatamente o que os clientes procuram, garantindo, assim, um maior nível de satisfação.

Promova os seus produtos

Você conhece o Facebook Ads? Não? É uma ferramenta que permite que a sua empresa crie campanhas altamente segmentadas para os seus usuários! Com isso, as chances de concretização das vendas aumentam. Ah, e o bacana é que você pode investir em publicidade de acordo com o orçamento do seu negócio. Interessante, não é mesmo?

Faça o acompanhamento das métricas

Você quer que o Facebook da sua empresa tenha um bom desempenho? Então, não deixe de acompanhar algumas métricas muito importantes. São elas:

  • engajamento: mede a interação do público com a sua página a partir de likes, cliques, compartilhamentos e comentários;
  • taxa de rejeição: mostra quantas pessoas ocultaram as publicações da sua empresa, deixaram de curtir a página ou a denunciaram como spam;
  • alcance: revela quantas pessoas visualizaram as publicações da sua página;
  • taxa de cliques: mensura quantas pessoas clicaram nos links da sua empresa, abriram as imagens postadas ou assistiram os vídeos;
  • pessoas falando sobre isso: contabiliza a quantidade de pessoas que interagiu, compartilhou, comentou ou citou o nome da sua empresa.

Ao analisar essas informações, é possível implementar ou rever estratégias pra impulsionar as vendas do seu negócio. Além disso, você consegue tomar decisões cada vez mais acertadas.

Invista na comunicação humanizada

A proximidade com o consumidor é essencial pra gerar confiança e aumentar a conversão e a venda pelo Facebook. E sabe uma iniciativa bacana que você pode adotar? Promover algumas conversas com os seus seguidores pra que eles possam falar sobre os seus produtos de maneira aberta.

Ah, e você também pode oferecer um desconto pra incentivar os seus clientes a publicarem algum comentário sobre o produto que eles compraram na sua loja.

YouTube

A produção de vídeos é uma excelente estratégia pra quem quer aumentar as vendas online. Por esse meio, é possível apresentar as características dos produtos de maneira mais detalhada, além de mostrar alguns detalhes que não aprecem nas fotos.

Como o YouTube é o segundo maior buscador de conteúdo do mundo — ficando atrás apenas para o Google —, a sua empresa não deve ficar de fora dessa rede se quer aumentar as suas vendas, certo? Veja algumas dicas de como usar essa ferramenta pra vender mais!

Tenha um bom local de gravação

Você já percebeu que alguns vídeos disponíveis no YouTube têm um som de baixa qualidade e uma iluminação inadequada? E o que você faz quando se depara com um conteúdo desse? Assiste até o final ou procura outro que aborde o mesmo assunto, mas que tenha uma produção melhor?

Se a sua resposta foi a segunda opção, então nem precisamos falar sobre essa dica, não é mesmo? Afinal, nada melhor do que você se colocar no lugar da sua audiência pra saber o que ela está esperando.

Observe a duração do vídeo

A dica aqui é: apostar em vídeos não tão curtos e que deixem a sua audiência com um gostinho de quero mais. Afinal, se você produzir um conteúdo pequeno demais, pode passar a impressão de que está incompleto e se for muito longo, pode cansar os seus seguidores. Portanto, abuse da sensatez ao produzir os seus conteúdos, certo?

Produza um conteúdo de qualidade

A sua empresa precisa produzir um conteúdo que agregue valor à sua audiência. Por exemplo, se o seu negócio vende produtos de cabelo, poste vídeos com dicas de como fazer um cronograma capilar ou quais são os cuidados necessários pra cada tipo de fio.

Dessa forma, você leva assuntos relevantes para o seu nicho, o que contribui para o maior engajamento. Portanto, faça vídeos de acordo com as necessidades e expectativas do seu público, certo?

Não se esqueça da chamada pra ação

Essa dica é muito importante pra fazer a sua audiência tomar alguma decisão de maneira rápida. Por isso, sempre termine os seus vídeos indicando alguma ação como: assistir outro conteúdo, se inscrever no canal ou acessar o seu e-commerce. Você vai ver que terá bons resultados ao adicionar essa chamada nos seus vídeos.

WhatsApp

Como o WhatsApp é um aplicativo popular, muitas empresas o utilizam como canais de atendimento para o seu negócio. Porém, se você quer utilizar essa ferramenta na sua empresa, é importante conhecer as melhores estratégias pra alcançar os resultados esperados, ok? Por isso, trouxemos algumas dicas pra ajudar você nessa empreitada. Vamos lá?

Use o WhatsApp Business

Essa é uma ferramenta desenvolvida para as empresas, que disponibiliza algumas funções e ferramentas pra ajudar na comunicação e atendimento do seu negócio. Veja alguns recursos que você tem acesso ao utilizar essa versão:

  • perfil comercial: onde é possível identificar a marca, o site e outras informações da sua empresa;
  • respostas rápidas: em que você pode criar atalhos com respostas completas;
  • etiquetas: pra marcar contatos e encontrá-los mais facilmente;
  • mensagens automáticas: em que você pode criar mensagens de boas-vindas ou de ausência, por exemplo.

Percebeu como esses recursos podem ajudar bastante na organização e no atendimento da sua empresa? Por isso, é bem importante que você aproveite todos os benefícios que eles podem oferecer para o seu negócio.

Compartilhe conteúdos e promoções com os clientes

Uma dica bem legal é usar a sua lista de transmissão pra enviar conteúdos interessantes, imagens promocionais, descontos e outras ofertas. Ah, aqui você também pode utilizar aquelas técnicas de marketing que despertem o senso de urgência pra chamar ainda mais a atenção dos seus clientes, combinado?

Personalize a comunicação

Você sabia que a personalização do atendimento é essencial pra aumentar as chances de vendas? Isso mesmo! Ao conhecer o perfil dos seus clientes, a sua empresa pode trabalhar de maneira segmentada, garantindo o envio de conteúdos e promoções relevantes de acordo com o perfil dos consumidores. 

Utilize o status do aplicativo regularmente

No status do WhatsApp, você consegue fazer algumas publicações instantâneas que têm duração limitada. Essa é uma forma excelente de compartilhar conteúdos promocionais e anúncios sem ser intrusivo. 

Tenha um banco de imagens

Você conhece o ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, ao ter um banco com as fotos dos seus produtos, a sua empresa consegue ter uma comunicação mais fluida e compartilhar as imagens diretamente com os seus clientes, o que pode despertar o interesse pelo produto.

Pronto! Agora você já sabe quais são as estratégias que devem ser utilizadas pra impulsionar as suas vendas redes sociais, certo? Porém, também é importante entender quais erros devem ser evitados pra não prejudicar o seu negócio. E é sobre isso que falaremos a seguir. 

Aprenda ainda mais com o Magalu

Falando em conteúdo pra redes sociais, que tal conhecer o nosso YouTube e saber ainda mais sobre redes sociais? A Flavia Marcon e o Pedro Alvim, do time Magalu, fizeram uma live completa pra te ajudar. Dá o play no vídeo e aproveita!

[DISTRIBUIÇÃO] Embedar este vídeo

Quais são os principais erros que devem ser evitados?

Você quer que a sua empresa se destaque nas redes sociais e seja um sucesso de vendas? Saiba que existem alguns erros que costumam ser cometidos e que devem ser evitados. Acompanhe!

Não criar uma estratégia

Muitos empreendedores sabem a importância de ter o seu negócio presente nas redes sociais. Porém, ao decidir vender por esses canais, não elaboram um planejamento bem definido e acabam metendo os pés pelas mãos, o que prejudica bastante a reputação da empresa.

Então, é fundamental que você crie uma estratégia adequada ao seu público e estabeleça a linguagem e o conteúdo da sua comunicação, certo?

Deixar de estabelecer objetivos claros

Definir objetivos com clareza é essencial para o sucesso das vendas de qualquer negócio nas redes sociais. Dessa forma, você consegue traçar as ações necessárias pra alcançar todas as metas estabelecidas. Além disso, é possível fazer uma reavaliação periódica pra saber se elas ainda fazem sentido pra sua empresa. E se não fizerem, não tenha medo de mudar!

Não administrar os perfis corretamente

Você já entrou no perfil de alguma empresa, se encantou pelos produtos oferecidos, mas quando teve interesse por algo não conseguiu efetuar a compra? Pois é, muitos negócios falham na administração dos perfis das suas redes sociais e acabam perdendo grandes oportunidades de efetivar vendas. 

Por isso, além de ter o cuidado de colocar os links para as compras, não se esqueça de inserir as informações básicas da empresa e de fazer postagens regularmente, certo?   

Publicar o mesmo conteúdo

A publicação de conteúdos repetidos pode ser entendida como desleixo ou falta de preocupação em nutrir os seus leads de maneira adequada. Logo, garanta que a página da sua empresa seja recheada de conteúdos diversificados, com dicas que podem ajudar bastante no dia a dia dos seguidores, certo?

Como você pode perceber, vender nas redes sociais é uma estratégia que tem dado certo pra empresas de qualquer tamanho ou área de atuação. Porém, é importante ter atenção às estratégias que devem ser utilizadas pra que as vendas sejam um sucesso e o seu negócio se destaque dos concorrentes. 

E aí, gostou deste post? Entendeu a importância de utilizar as redes sociais pra impulsionar as suas vendas e já sabe como utilizá-las da melhor maneira? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe as suas experiências conosco. Tenho certeza que elas poderão ajudar outros parceiros. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa