vender peças automotivas

Saiba como vender peças automotivas no ambiente online!

Hoje em dia conseguimos encontrar de tudo na internet e os consumidores estão cada vez mais habituados com as compras no ambiente virtual. É possível até vender peças automotivas online, e você pode lucrar bastante com isso. Afinal, as vendas pela internet só estão crescendo no Brasil.

É verdade que o setor automotivo sentiu um pouco os reflexos da pandemia, mas a retomada está acontecendo e existem boas expectativas pra 2021. Você pode aproveitar essa chance pra vender peças e construir um negócio de sucesso!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba como fazer vendas online e ter bons lucros com peças automotivas. Confira!

Panorama do e-commerce brasileiro

O e-commerce brasileiro vinha seguindo a tendência mundial de crescimento gradativo. Em função da pandemia, houve uma aceleração da expansão desse setor. As pessoas passaram a recorrer às compras online até mesmo para itens do dia a dia.

Para se ter uma ideia, em 2018 o comércio online cresceu 12%, em 2019 foram 16%, em 2020 houve um salto de 41%, e só no primeiro trimestre de 2021 o aumento foi de 57, 4% em relação ao mesmo período de 2020!

As boas notícias não param por aí. A expectativa é de que até 2024 o e-commerce brasileiro cresça 56%. Essa é uma ótima oportunidade para você aproveitar um mercado em expansão constante e se dedicar a um nicho que também é bastante promissor. Afinal, para 2021 é esperado um crescimento de 21% do mercado de carros no Brasil.

Dicas para vender peças automotivas na internet

Se você pretende vender peças automotivas na internet você precisa conhecer estratégias de e-commerce de modo geral, além das características do setor de automóveis. Veja a seguir algumas dicas para começar suas vendas com o pé direito!

Venda em um marketplace

Para começar a vender peças automotivas online do jeito certo, prefira fazer uma parceria com um marketplace. Esse é um espaço virtual que oferece toda a estrutura necessária para montar a sua vitrine virtual.

A plataforma de marketplace evita a necessidade de criar um site do zero. Ela já está no ar, tem a sua base de clientes e um time de marketing que ajuda a fazer a divulgação dos produtos. Você só precisa conferir as regras, criar o seu cadastro e montar o seu catálogo online.

As boas plataformas não cobram nada por isso. Você pode publicar os seus produtos de forma gratuita e só precisa pagar uma pequena porcentagem das vendas realizadas. O Magalu Marketplace tem ainda algumas facilidades pra ajudar você a vender mais, como campanhas de frete grátis, programas de descontos, Magalu Ads e uma forte estratégia de marketing.

Entenda as particularidades do mercado

Não se esqueça de estudar as particularidades desse mercado. É preciso entender o que está acontecendo no mercado internacional e o que os seus concorrentes estão fazendo, assim é possível adotar as melhores práticas, estratégias e estabelecer metas de venda palpáveis.

O guia definitivo para criar bons anúncios no marketplace

Confira quais são as novidades e tendências, pesquise sobre quais peças são mais procuradas, aquelas que oferecem um ticket médio maior e os itens com mais saída. Assim você pode apostar naquilo que realmente tem venda, para não ficar com estoque encalhado.

Vale procurar lacunas no mercado para oferecer produtos que os outros não disponibilizam. Pode segmentar trabalhando em um nicho mais estreito, como os itens para personalização. Tudo vai depender do estudo de mercado para conferir onde estão as melhores oportunidades.

Escolha bons fornecedores

Você vai precisar firmar parceria com bons fornecedores. Essa é uma etapa importante do seu planejamento porque essas empresas precisam ter disponibilidade constante das peças que você vai vender, além da qualidade garantida, para que nem os clientes ou sua loja tenha problemas.

Além da diversidade e da qualidade das peças, veja o sistema de trabalho dessas empresas. Confira os valores, as opções de pagamento, os prazos de entrega entre outros detalhes, para analisar se está alinhado com aquilo que você precisa.

Invista em diferentes modalidades de pagamento

É importante diversificar as formas de pagamento para vender peças automotivas pela internet alcançando um público maior. Quando disponibilizamos diversas formas de pagamento, abrimos um leque de opções para o consumidor, atendendo diferentes perfis de pessoas.

Considere que alguns gostam de pagar suas compras à vista usando o boleto, outros podem preferir usar o cartão, seja para pagamentos à vista ou parcelado. Tem ainda a opção Pix, uma grande novidade e uma forte tendência. Oferecer essas e outras formas amplia as suas chances de venda.

Procure a diferenciação

Lembra que comentamos sobre escolher um nicho para vender peças automotivas pela internet? Essa é uma forma de você se diferenciar da concorrência e ter mais de exclusividade com o seu catálogo. Você pode se tornar referência de mercado oferecendo para os clientes aquilo que ninguém mais tem ou que é difícil de encontrar.

Mas essa não é a única maneira de você ter um diferencial atrativo. Capriche na hora de criar o seu catálogo porque ele chama a atenção do cliente. Use fotos de boa qualidade, crie títulos interessantes e com palavras-chave, elabore uma descrição de produtos bem completa, trazendo todas as características do item que você está vendendo.

No caso das peças automotivas, a descrição detalhada trazendo uma boa ficha técnica é fundamental. Quem vai comprar o produto precisa ter certeza de que ele é indicado para um determinado modelo de veículo, tem todas as funcionalidades necessárias e as especificações recomendadas pela montadora.

O setor de e-commerce está crescendo e trazendo novas oportunidades, isso significa que a concorrência também está aumentando. Então, pode ser mais fácil vender peças automotivas pela internet usando o marketplace. Assim você vence os muitos desafios desse mercado, alcançando uma boa visibilidade e mais sucesso.

Tem alguma dica diferente dessas pra compartilhar com a gente? Então deixa nos comentários e aproveite pra contar o que achou das informações que deixamos aqui!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa