vender produtos de pet shop

Saiba agora mesmo como vender produtos de pet shop online!

Será que vale a pena vender produtos de pet shop em loja virtual? Nos últimos anos, o e-commerce apresentou um forte crescimento no Brasil e no mundo, o que foi influenciado pelo surgimento de novos hábitos do consumidor. Afinal, com o aumento do acesso à internet e da oferta de produtos online, o público passou cada vez mais a adquirir o hábito de fazer compras pela internet.

Nesse cenário, aliado ao crescimento do mercado pra animais de estimação, vender produtos de pet shop online se tornou uma ótima opção. Apesar de a concorrência ser alta nesse setor, é possível se destacar dela com planejamento e o uso de estratégias eficientes. Pensando nisso, confira nossas dicas sobre como vender esses produtos no ambiente virtual!

Faça um planejamento

Sem dúvidas, um bom planejamento é o primeiro passo pra um negócio de sucesso. Em relação aos produtos online, a atenção deve ir desde a definição do site ou plataforma até as estratégias de vendas. Pra ter um e-commerce de sucesso e ser conhecido pelo público, o ideal é investir na divulgação em canais de vendas diversos, como redes sociais, e-mail marketing e remarketing.

O planejamento também deve incluir outros pontos, como a organização do estoque e a logística de entrega. Ao buscar por fornecedores, tenha em mente que você não deve contar apenas com um em seu negócio. Afinal, depender de apenas uma alternativa pode impactar negativamente sua loja no caso de imprevistos.

Lembrando que, pra o sucesso da loja de produtos pra pet shop, é fundamental que o planejamento seja revisado de tempos em tempos. Isso vai permitir que você reavalie ou ajuste as estratégias sempre que achar necessário.

Conheça o mercado

Na hora de montar o seu negócio, outro detalhe importante é conhecer o mercado em que atua. No caso dos produtos pet não é diferente. Sendo assim, colete informações sobre os consumidores, como faixa etária, renda, se moram em casa ou apartamento, além de dados sobre os animais, como espécie e raça.

Uma dica pra definir o perfil dos consumidores é conferir quais são os itens mais procurados em seu e-commerce. Com essa e outras pesquisas, será possível que você identifique, por exemplo, o percentual de famílias que estão criando cães, gatos ou roedores. Também permite entender se os animais são de porte médio ou grande, se exigem ou não algum tipo de cuidado especial, entre várias outras informações relevantes.

Com os resultados em mãos, você saberá com mais clareza sobre quais produtos deve ou não investir. O ideal é que a pesquisa também identifique vendas em potencial, por exemplo, quais são os itens que o consumidor gostaria de encontrar na sua loja online.

Crie um portfólio de produtos

Ao criar um portfólio pra vender produtos de pet shop, procure opções que agradem todos os gostos e sejam compatíveis a todos os bolsos também. Em relação às rações, por exemplo, disponibilize desde as mais baratas até as premiuns. Além de produtos pra cães e gatos, certifique-se de contar com alternativas pra outros tipos de pets, como roedores, peixes e répteis.

Essa diversidade também deve estar presente nos acessórios pra pets, além de ser importante oferecer itens que atendam às necessidades do público. Pra isso, é fundamentar se manter atualizado e estar sempre atento às tendências do mercado pet.

Além de investir em produtos básicos e com maior volume de vendas, você também pode ter como diferencial a oferta de mix de produtos nichados e exclusivos. Nesse caso, procure itens diferenciados, o que vai desde alimentos com ingredientes especiais até acessórios de luxo.

Tenha atenção à sazonalidade

Você também pode tirar proveito de períodos específicos do ano pra aumentar as vendas de produtos de pet shop na loja online. Pra isso, é importante se planejar pra oferecer ao cliente o produto certo na hora certa.

No verão, por exemplo, os tutores costumam dar mais banhos no pet. Por isso, a dica é apostar em itens de higiene, como xampus, sabonetes. Com o aumento do risco de doenças causadas por parasitas na estação mais quente, produtos como vermífugos e pra proteção contra pulgas e carrapatos também têm boa saída nessa época do ano.

É comum que os animais de estimação viajem com os tutores no final do ano. Por isso, que tal ofertar itens como bolsa de transporte e caixas de viagem na sua loja virtual? Passeios nos parques, praias e praças também aumentam no período de férias, trazendo a oportunidade de venda de guias, coleiras, protetor de banco pra carros, bebedouros, entre outros.

Já no inverno, a busca é maior por roupinhas pra aquecer o pet. Cobertores e camas aconchegantes também vendem bem nesse período. Nessa hora, que tal investir em criatividade? Isso pode ser alcançado apostando em fornecedores com peças exclusivas pra sua loja online.

Envie mimos

Outra estratégia válida e eficaz pra vender produtos de pet shop é enviar brindes pra atrair os clientes. Tal atitude ajuda a criar uma conexão emocional com o público, fazendo com que sejam maiores as chances de adquirir os produtos que precisam na sua loja em vez de comprar na concorrência. O brinde pode ser, por exemplo, presentear em compras acima de determinados valores ou ao adquirir um kit ou conjunto de produtos.

Na hora de escolher o mimo, pense em algo que seja interessante pra quem tem um pet, como um estojo pra levar a comida do animal. Você também pode oferecer mimos personalizados com o nome da sua loja, que ainda servirá como uma lembrança constante pra o cliente.

Como vimos, vender produtos de pet shop pode ser um bom negócio, sendo importante buscar meios pra se destacar da concorrência. Nesse sentido, contar com um marketplace pode ser a melhor opção pra o seu negócio. As vantagens vão desde a força da marca varejista, trazendo maior tráfego pra sua loja online, até a possibilidade de ampliar a oferta dos itens sem precisar aumentar o espaço físico.

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