vender produtos naturais online

Como vender produtos naturais online e conquistar meu público-alvo?

Apostar em tendências é uma ótima estratégia de negócio para fazer com que um empreendimento se torne um sucesso rapidamente. Nesse contexto, vender produtos naturais online surge como uma opção cheia de potencial pra entregar bons resultados.

Um dos principais motivos pra apostar na venda de produtos naturais, principalmente se você se identifica com esse segmento, é que as pessoas estão demonstrando um maior interesse no consumo consciente. Isso implica mudanças de comportamento do público ao dar preferência por itens que apresentam um processo de produção mais limpo, sustentável e transparente.

Além disso, o segmento do e-commerce é outro que teve um forte crescimento nos últimos anos, apresentando outro novo hábito de consumo das pessoas. Assim, ao alinhar essas duas áreas, as chances de ter um negócio de sucesso aumentam.

No entanto, como nem tudo é simples, é preciso ressaltar que estratégias eficientes são indispensáveis para atender às particularidades do segmento de produtos naturais e de venda online. Quer saber como fazer o seu negócio marcar presença no mercado e conquistar o público-alvo? Então, veja só as dicas do Magalu!

Pesquise a concorrência

Como você viu, as pessoas estão aumentando a procura por itens de natureza sustentável e com menos interferências artificiais. Isso está presente na alimentação, na beleza, na moda e nos mais variados segmentos do mercado.

A essa altura, é de se esperar que existam marcas fortes e com alta competitividade. São esses negócios que você precisa estudar para conhecer a concorrência na área. Assim, é possível visualizar melhor os aspectos fortes e fracos dessas empresas.

Quanto aos pontos fortes da concorrência, eles servem para entender o que o público espera da sua loja e como se destacar. Por outro lado, os aspectos mais fracos das empresas que atuam no mesmo mercado podem evidenciar estratégias em que você deveria investir no seu negócio pra atender às necessidades dos consumidores e ganhar a preferência.

Entenda o mercado

A boa notícia é que quanto mais você pesquisa sobre a concorrência, melhor consegue entender como funciona o mercado nesse nicho de atuação. Conferir as tendências e manter o seu negócio atualizado são passos importantes pra se destacar entre as outras empresas do ramo dos produtos naturais.

Além disso, não é só a competitividade que é importante. Considerar os comportamentos de consumo dos clientes, verificar as variações do mercado, acompanhar as notícias nacionais e do mundo e saber como se adaptar às mudanças também são fatores fundamentais para entender a área com a qual você está lidando.

Tenha um mix de produtos de qualidade

Já ouviu falar sobre o conceito de mix de produtos? Ainda não? Então, deixa que a gente ensina para você. Sabe quando você vai a um restaurante e pede pra olhar o cardápio? Com apenas uma leitura rápida é possível perceber se o local oferece aquilo que você pretende consumir, não é mesmo?

A mesma ideia vale para estabelecimentos fora do ramo da alimentação, e principalmente nas vendas online. Em outras palavras, o mix de produtos é o catálogo do que uma loja comercializa. Por esse motivo, é preciso ter uma boa estratégia para defini-lo.

Apostar em produtos de qualidade, ao fechar parcerias com fornecedores confiáveis e comprometidos com o melhor do mercado, você consegue criar um mix muito atrativo e satisfazer os clientes.

Além disso, é preciso considerar a divulgação e a apresentação dos produtos em sua loja. Tirar fotos que realçam as principais características do que a sua empresa vende é um grande diferencial que pode levar ao sucesso, pois permite que os clientes identifiquem com mais facilidade se o catálogo do estabelecimento vale a pena ou não.

Faça o armazenamento correto

Sabe um dos aspectos que mais faz aumentar as vendas, mas que muitas pessoas negligenciam? A gestão estratégica de estoque. Pense conosco, de que adianta uma empresa oferecer uma grande variedade de produtos naturais, se não consegue manter o armazenamento e acaba perdendo algumas de suas mercadorias, por conta do prazo de validade?

Afinal, ao lidar com o ramo de produtos naturais, é preciso ter em mente que alguns deles têm data de vencimento curta, justamente pelo fato de não apresentarem tantos conservantes químicos e seguirem o processo natural da deterioração.

Além do mais, problemas no controle de estoque podem levar a atrasos na entrega de pedidos, o que impacta diretamente a reputação da marca no mercado, principalmente no ambiente online.

Por essa razão, o uso de ferramentas adequadas para manter o armazenamento correto de sua mercadoria é outro ponto importante para se preocupar quando o assunto é vender produtos naturais online.

Invista em um marketplace

Já pensou nas vantagens de ter a sua loja presente em um shopping? Agora, imagine como seria se o seu estabelecimento estivesse em um local ainda maior e com um enorme volume de pessoas.

Essa é a ideia de trabalhar em um marketplace. Semelhantes a um shopping center, porém, online, as plataformas reúnem as mais variadas lojas, com os mais diversos produtos, em um só endereço virtual. Assim, o cliente pode navegar pelo local e achar tudo o que precisa, sem precisar sair de casa.

Investir em um marketplace, além de ser mais econômico e prático, oferece várias vantagens que podem complementar a lucratividade de sua loja virtual. Isso sem falar que os custos para se tornar uma loja parceira são baixos — inclusive, o cadastro é gratuito.

Por ser prático, o marketplace também é um grande aliado na otimização de tempo e dinheiro. Assim, é possível voltar os recursos da empresa para o atendimento ao cliente, a gestão de estoque e vários outros aspectos fundamentais.

É por isso que o Magalu Marketplace tem apoiado diversos parceiros. Ao oferecer um espaço seguro para realizar as vendas, as lojas conseguem ter um maior alcance de clientes e aproveitar a oportunidade pra satisfazer ainda mais o público.

Como visto, vender produtos naturais online não é uma missão impossível. Tudo o que você vai precisar é de um bom planejamento e da organização de todo esse processo. Além disso, contar com uma plataforma com credibilidade no mercado vai tornar o processo de vendas ainda mais prático e estratégico.

Curtiu as nossas dicas? Isso é porque você ainda não conhece a nossa página do Facebook. Acesse e acompanhe as nossas postagens ainda mais de perto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa