Vender roupas online

Tudo que você precisa saber sobre vender roupas online

Entre todas as possibilidades lucrativas do e-commerce ou marketplace, vender roupas online é uma das melhores decisões que você poderia tomar. Para comprovar isso, basta observar os números positivos do comércio eletrônico. Ao lado da comercialização de acessórios, o aumento das vendas de roupas pela internet no primeiro trimestre de 2021 chegou a 23%.

Tendo em vista a expectativa de recuperação da economia no segundo semestre, você deveria se perguntar o que precisa fazer para se beneficiar disso. Basicamente, é necessário seguir algumas etapas para implantar o negócio em ambiente virtual e, além disso, encontrar formas de se diferenciar da concorrência.

Quer mesmo saber como comercializar roupas online e conquistar resultados excelentes? Confira nossas dicas e veja que é bem mais simples do que parece!

Como começar a vender roupas online?

O primeiro passo, que é selecionar um nicho de mercado que ofereça um ótimo retorno, você já deu. Antes de comemorar as vendas e os lucros, entretanto, é necessário se concentrar na infraestrutura da sua loja virtual. Pensar apenas no faturamento sem se preparar adequadamente para obtê-lo é um equívoco.

Quanto melhor a organização e o planejamento, maiores são as chances de sucesso em um curto, médio e longo prazo. Então, observe com calma tudo o que você precisa ter para trilhar o caminho do sucesso no mundo das vendas online.

Defina a plataforma

A primeira coisa a se fazer é definir a plataforma. Aqui, basta uma busca na web para perceber que existem diversas opções, o que mais confunde do que ajuda. Para facilitar e resumir o dilema, tenha em mente que existem dois caminhos.

O primeiro deles é criar seu próprio site, algo que costuma ser trabalhoso, ou pagar para que alguém o desenvolva e o mantenha no ar. Uma alternativa em voga devido à estrutura robusta que proporciona aos lojistas parceiros é o marketplace, caso do Magalu.

Nesse modelo de negócio, sua marca fica atrelada à outra, maior e respaldada por uma base de clientes extremamente consolidada. Para encontrar os melhores marketplaces do mercado, verifique alguns diferenciais, como a facilidade de uso da plataforma. Ela é determinante para que os usuários consigam navegar e encontrar pelo que procuram, ok?

Faça um estoque

Ter um estoque parado é um problema que pode afetar qualquer loja (física ou virtual). O segredo para evitar esse tipo de situação está no planejamento e no controle de estoque.

Com relação à parte de planejar, vale a pena compor a estocagem com base nas preferências do público-alvo da sua loja. De acordo com as escolhas dos seus clientes (ou potenciais clientes), fica mais fácil montar um estoque inteligente.

Na prática, isso significa que ele não ficará abarrotado de peças apenas para fazer volume. Conforme pesquisas, registros anteriores (se você já tem uma loja física, por exemplo) e análise de tendências, fica mais fácil se aproximar das expectativas de quem visitar sua loja virtual.

Defina como será a logística de entrega

Outro fator fundamental para qualquer negócio ancorado na internet está relacionado à estrutura logística, não é mesmo? Cada vez mais exigente e atento, o consumidor, de maneira geral, acostumou-se a receber suas compras feitas pela web antes do prazo previsto. Quando isso acontece com frequência, a marca da sua loja ganha uma referência importante.

Mais uma vez, é interessante aderir a um marketplace que proporcione um sistema de entregas já testado e aprovado por milhares de consumidores brasileiros. É o caso do Magalu Entregas!

Uma dica consiste em constatar se há isenção do frete — vital para diminuir os custos, principalmente para quem está começando a vender de forma online.

Divulgue seus produtos

Existem diferentes maneiras de promover as peças comercializadas pela sua loja. As mais efetivas no mundo moderno derivam das práticas associadas ao marketing digital, como enviar e-mails que convidem os clientes a conhecer as novidades da semana.

A publicação das peças em redes sociais também ajuda a ampliar bastante o contato constante entre sua loja e o público desejado por ela. Com o passar do tempo, essas ações fortalecem esse relacionamento, tornando-o estável ao longo de meses e anos.

Como se destacar da concorrência?

Até agora, nós abordamos os principais pontos comuns a toda uma loja virtual bem-sucedida, concorda? Existe ainda outro aspecto elementar para que você realize ótimos negócios: a análise de concorrência online.

Desse modo, é possível, entre outras coisas, estar ciente quanto à identificação de seus concorrentes diretos e indiretos. A partir disso, há uma série de detalhes que conferem certo caráter de exclusividade ao seu negócio, como as dicas que mencionamos abaixo.

Ofereça produtos únicos

Disponibilizar o que muitas outras lojas têm pode dar alguma segurança, mas propiciar peças únicas causa um efeito muito melhor. Se você buscar na memória, certamente descobrirá que algumas lojas são preferidas no lugar de outras, certo?

Entre todos os motivos para que isso aconteça, existe aquela sensação de só achar o que precisa em determinado lugar. No caso específico de lojas de roupas, você pode tanto se especializar em alguns estilos quanto se planejar para sempre trazer novidades difíceis de serem encontradas.

Faça promoções

Igualmente relevante, as campanhas promocionais devem seguir uma linha de bom senso com o objetivo de não comprometer muito a margem de lucro do seu negócio.

Se a justificativa da promoção for o excesso de peças em estoque, por exemplo, sinal de que ele foi mal realizado. Para ficar longe de erros como esse, aprenda a definir o preço de venda dos produtos da maneira apropriada.

Tenha uma forte presença online

Neste ponto, chamamos sua atenção para a necessidade de marcar presença nos mais variados ambientes virtuais. Além de criar contas em redes sociais, por exemplo, adquira o hábito e formas de se manter online, com disposição para interagir com seu público.

Dessa maneira, você fortalece a marca da sua loja, fazendo com que ela seja lembrada com mais facilidade e frequência. Esteja atento aos canais mais utilizados pelos seus clientes e certifique-se de situar a marca do seu negócio em cada um deles.

Foque o atendimento de qualidade

Finalmente, mas não menos relevante, a qualidade de atendimento é, sem exageros, o fator mais indispensável de todos. Nesse sentido, tenha o cuidado de proporcionar diferentes formas de contato com quem consome ou está interessado em consumir as roupas da sua loja, tudo bem?

Lembre-se de que ótimo atendimento não termina na venda, mas continua no pós-venda. Só assim a experiência de compra será completa, um fator cada vez mais crucial para conquistar e fidelizar um número satisfatório de clientes.

Considere todas essas orientações preciosas e prepare-se para vender roupas online como nunca! Falta apenas um único detalhe: ficar por dentro de algumas táticas compartilhadas pelos melhores vendedores do mercado.

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