vender sapatos online

Confira 7 práticas para vender sapatos online!

Vender sapatos online é uma excelente estratégia atualmente, sabia? Afinal, o setor de moda, que inclui vestuário, calçados e acessórios, teve um crescimento de 52% entre abril de 2020 e de 2021. Então, é um segmento muito promissor que pode trazer alta rentabilidade pra você. Mas é preciso fazer tudo do jeito certo.

A concorrência é alta e o consumidor exigente. Logo, pra que você consiga se diferenciar e alcançar resultados melhores, vale adotar algumas práticas pra tornar sua loja mais atrativa e atender às expectativas dos clientes.

Pensando nisso, a gente preparou este post especial pra apresentar quais são essas práticas que ajudam a vender sapatos online. Continue lendo e descubra como desenvolver seu diferencial, sair na frente e vender mais!

1. Tenha fornecedores confiáveis

O trabalho dos fornecedores também influencia na hora de vender sapatos online. Escolhendo bem essas empresas, você terá parceiros estratégicos que vão ajudar a aumentar as suas vendas, começando pela diversidade e a qualidade dos produtos oferecidos.

É muito importante que seus fornecedores disponibilizem diversas opções de marcas, modelos e cores. Desse jeito, terá um catálogo bem completo, trazendo opções pra agradar a todos os gostos. Mas tem outro detalhe: a empresa precisa ter sempre essa mercadoria pra fornecer pra você — e não correr o risco de ficar sem estoque.

O sistema de trabalho dos fornecedores é mais um aspecto a ser analisado. Faça um comparativo entre os preços praticados, as facilidades e os prazos de pagamento, os prazos de entrega dos pedidos, entre outros detalhes. É preciso que ele trabalhe de uma maneira alinhada com o fluxo da sua loja, pra que você não fique na mão e consiga oferecer preços atrativos.

2. Invista em fotos de qualidade

Na hora de criar as fotos pra loja virtual não se esqueça de que são essas imagens que vão ilustrar a sua vitrine, apresentando os produtos pra o público. Sendo assim, elas precisam ter uma excelente qualidade e serem chamativas, despertando o interesse.

A foto deve valorizar o calçado que está sendo vendido, ressaltar as características dele, ser bastante fiel às cores originais, mostrar detalhes e tudo mais que o cliente queira saber pra tomar a sua decisão de compra.

Você pode escolher fazer as fotografias com fundo branco pra destacar o calçado. Por outro lado, também existem aquelas fotos com cenários, que trazem um contraste de cores e elementos. São coisas pequenas, mas que enchem os olhos do cliente e valorizam o produto.

3. Elabore um bom site ou catálogo

Você pode vender sapatos online criando a sua própria loja virtual ou aderindo a um marketplace. Nos dois casos é fundamental que, na hora de elaborar o site ou catálogo, você tenha bastante cuidado com a montagem da sua vitrine e a apresentação da mercadoria.

Das imagens a gente já falou, mas não são apenas elas. Crie títulos atrativos e, ao mesmo tempo, estratégicos pra aparecer mais alto nos resultados de busca. Não se esqueça de colocar uma boa descrição de produtos falando sobre a marca do calçado, seus materiais e diferenciais. Por exemplo, se é ergonômico, respirável, confortável, com amortecimento e assim por diante.

Um site ou catálogo bem elaborado é essencial por representar sua loja na internet. Por isso, deve estar organizado, bonito e atrativo pra o cliente, além de ser fácil de navegar e não trazer nenhum tipo de dificuldade na hora de finalizar a compra, pra que não haja desistência.

4. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais também podem ajudar a vender sapatos online, já que o público está nesses canais. A grande vantagem de ter perfis é que isso é grátis e você pode criar postagens das mais diversas, pra apresentar suas mercadorias e manter uma comunicação próxima com o consumidor.

As pessoas gostam de interagir com as marcas e empresas, e cada vez mais estão em busca de um atendimento humanizado. As redes sociais trazem essa humanização porque criam proximidade entre a sua loja e o seu público. Ele pode fazer perguntas, enviar mensagens ou mesmo ser convertido dali para a página de vendas.

5. Crie conteúdo pra divulgar os produtos

Tenha um blog e aproveite os recursos das redes sociais e outras plataformas da internet pra elaborar conteúdos com dicas de looks, sugestões de uso dos calçados, formas de conservar, entre outros materiais. Eles geram engajamento dos clientes com a sua marca.

Você vai atrair a atenção do público por compartilhar informações interessantes, de modo a despertar o interesse pelos seus produtos. Assim, essas pessoas estarão vendo as possibilidades e vantagens que os seus calçados trazem e vão se identificar com essas situações.

6. Ofereça variedade de meios de pagamento

Não deixe a sua loja engessada em relação aos meios de pagamento. Hoje em dia, existem diversas formas de pagar por uma compra online, e quanto mais você explora esses métodos, mais atrativa a sua loja se torna pra os clientes.

As pessoas gostam de ter liberdade na hora de decidir como vão fazer o pagamento das suas compras. Além disso, cada uma delas tem suas próprias preferências. Algumas gostam de usar cartão, outras ainda preferem os boletos e tem aquelas que já aderiram de vez ao Pix.

Diversificando você dá essa liberdade de escolha, mas não é só isso, porque também consegue alcançar consumidores com diferentes perfis. Então, passa a atender às necessidades e preferências de cada um deles, ajudando bastante a aumentar as vendas.

7. Conte com a estrutura de um marketplace

Escolhendo vender sapatos online por um marketplace, você consegue disponibilizar pra os seus clientes todas as facilidades citadas aqui. Também encontra diversos recursos e ferramentas pra montar a sua loja sem dificuldade, além de ter o suporte de um time de especialistas.

No marketplace já existe uma equipe responsável por fazer a divulgação das campanhas de marketing, e isso inclui os seus sapatos. Você tem mais tranquilidade sobre a gestão logística da sua loja e pode integrar com ferramentas pra fazer o controle de estoque e cálculo de frete, por exemplo.

Colocando essas dicas em prática pra vender sapatos online, você verá sua loja crescer. E fazendo a parceria com o Magalu Marketplace, vai potencializar ainda mais os seus resultados. Afinal, não trabalhará sozinho, mas com uma grande marca que o público confia.

Gostou das dicas? A gente tem um monte de dicas bacanas pra compartilhar com você! É só seguir nossas redes sociais e ficar de olho nas postagens. Acesse: Instagram, YouTube e Eventials.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa