Vender tênis

Está pensando em vender tênis online? Veja estas 4 dicas

Se você está pensando em começar a vender tênis pela internet, vai gostar de saber que essa é uma excelente alternativa de negócio. O e-commerce está crescendo cada vez mais, e as expectativas para o setor de moda são boas para os próximos anos.

Só que a gente não pode esquecer que a concorrência é grande. Por isso, antes de se aventurar nessa empreitada você precisa se planejar bem. Assim vai estruturar seu novo negócio pra já começar com um diferencial e se destacar.

Sabe o que é melhor? Vender online é simples, e também não é difícil se destacar nesse meio. Basta fazer tudo direitinho pra chamar a atenção do público e conquistar a simpatia dele. A gente separou 4 dicas pra ajudar. Confira!

Como está o mercado de venda de tênis online?

Que tal começar se animando com alguns números positivos? Pra você ter uma ideia do sucesso nos últimos anos, em 2018 o Brasil alcançou um faturamento de R$ 13 bilhões com a venda de artigos esportivos. Desse total, acredite, R$ 8,9 bilhões foram arrecadados com a venda de tênis. É muita coisa, né?

Mas não para por aí. Em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 41%. Foram 194 milhões de pedidos feitos só nesse ano. E se você acha que isso já é uma ótima notícia, pasme, porque a expectativa é de que até 2025 o mercado da moda cresça 3,9% por ano, e isso também impulsiona o setor de calçados.

É por isso que vender tênis pela internet é um negócio promissor. Mas não é só sair atirando pra todo lado. Como todo empreendimento, você precisa se organizar e se planejar criando uma boa estrutura de base pra oferecer um atendimento diferenciado. A seguir a gente explica como começar suas vendas.

Como começar a vender tênis?

Escolhendo vender tênis online você já começa a atuar em um nicho de mercado, mas pode trabalhar com um público ainda mais específico. O tênis é um item que muita gente usa e que atende às necessidades de diversos perfis. Então, você pode escolher trabalhar só com um determinado grupo de pessoas pra afunilar ainda mais.

Por exemplo: pode trabalhar com numerações especiais, atender só mulheres, adolescentes ou crianças; quem sabe, pode oferecer tênis unissex, ortopédicos ou específicos para prática de esportes.

Depois de definir qual tipo de produto vai vender, procure bons fornecedores. Escolha parceiros de confiança, que você sabe que vão repor o seu produto com rapidez. Verifique o atendimento oferecido por eles, as facilidades no pagamento, entre outros detalhes que vão evitar problemas no meio do caminho.

Tem um detalhe muito importante: o canal que você vai utilizar pra vender tênis online. É preciso ter um espaço na internet, uma plataforma de vendas que faça a conexão entre você e seus clientes.

Como está começando agora, a melhor alternativa é o marketplace. Você encontra toda a estrutura pronta, só pra publicar os produtos e vender. Não precisa se preocupar com desenvolvimento de site, integração de ferramentas de vendas, e até mesmo as campanhas básicas de marketing já vão estar à sua disposição. Bem prático, né?

Como me diferenciar dos concorrentes?

Tudo pronto? Então agora chegamos ao ponto que você estava esperando: as dicas pra se diferenciar na hora de vender tênis online. O mercado está cheio de concorrentes, então, coloque tudo em prática pra ter certeza de cativar o público e fidelizá-lo.

Desenvolver um diferencial é indispensável pra que as pessoas vejam que têm mais vantagem ao comprar da sua loja. Por isso, anote tudo direitinho, faça sua lição de casa e coloque a mão na massa pra começar com o pé direito!

1. Conheça seu cliente

Definindo qual tipo de tênis vender você também estabelece qual público vai atender. Se escolher vender modelos para prática de exercícios, por exemplo, vai saber que são pessoas que estão em busca de qualidade de vida e bem-estar, que se preocupam com saúde e aparência física.

Essas informações são importantes pra entender um pouco mais sobre o perfil do seu cliente em potencial. Assim, pode escolher as melhores imagens pra ilustrar sua vitrine e consegue criar uma descrição que encante essas pessoas, que fale a língua delas, trazendo a mensagem que precisam escutar naquele momento.

Também ajuda bastante na hora de criar a identidade da sua loja, escolher cores, fontes, logotipo, entre outros detalhes. Tudo isso faz diferença pra que o público se identifique com a sua marca e o seu produto, mostrando que aquilo foi feito pra ele.

2. Ofereça um bom mix de produtos

Ter uma boa diversidade de produtos é essencial para que os seus clientes tenham opções. As pessoas querem alternativas, gostam de comparar os modelos, conferir o que cada um tem de diferente e fazer a compra conforme aquilo que atende melhor ao seu gosto e estilo.

Então, ter um mix bem diversificado aumenta as suas chances de vender. Você vai disponibilizar produtos com características diferentes, aumentando o poder de escolha dos seus clientes. Ao mesmo tempo, estará criando uma loja mais robusta.

Não se esqueça de considerar o perfil dessas pessoas na hora de compor o seu catálogo. Escolha as marcas que seu cliente costuma consumir, que têm mais procura e que entregam um bom custo-benefício. Perceba que não estamos falando apenas de preço, mas também de vantagens.

3. Capriche nas campanhas de marketing

Suas campanhas de marketing precisam manter o foco no perfil do seu público-alvo. Lembra que a gente explicou sobre falar a língua dos seus clientes? É exatamente isso que precisa fazer nos seus anúncios, mas não só neles, também no seu próprio catálogo.

Escolha títulos atrativos, crie uma boa descrição e use palavras-chave, sempre considerando aquilo que funciona para o seu público. Explore ferramentas e canais de divulgação que alcancem essas pessoas. Trabalhe com as redes sociais pra ter contato com seus clientes de forma constante.

Não se esqueça de considerar o funil de vendas na hora de criar as campanhas. Afinal, cada um dos seus clientes está vivendo um momento, estando mais ou menos pronto pra realizar a compra. Personalizar mensagens e segmentar as estratégias faz toda diferença pra não perder oportunidades.

4. Ofereça um ótimo atendimento

Esteja sempre à disposição dos seus clientes. Abra canais de comunicação, responda às perguntas, esclareça dúvidas e não deixe nenhuma mensagem sem atenção. Se surgir algum problema, mostre boa vontade em trazer a melhor solução para que seu cliente fique satisfeito.

Dê atenção, também, para os comentários nas redes sociais. Interaja com as pessoas e mostre que está sempre aprimorando o seu trabalho pra garantir uma boa experiência de compra. Cada cliente quer ser tratado como único, e ele realmente é.

Inclusive, ele pode ser o seu grande aliado se estiver satisfeito com o atendimento oferecido, já que fará campanhas positivas sobre a sua loja. Pra que isso aconteça, garanta uma boa experiência em toda a trajetória, inclusive no pós-venda, porque a relação com o público não termina depois que a venda é concretizada.

Agora você já tem bastante informação pra começar a vender tênis pela internet, só precisa mesmo planejar o seu negócio antes de dar o próximo passo. Assim vai definir cada detalhe de como as coisas vão funcionar e terá maiores chances de sucesso.

Conte com o Magalu Marketplace nessa sua nova empreitada! Assine nossa newsletter para podermos enviar mais dicas no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa