Volta às aulas: aproveite os últimos dias pra ganhar clientes

Sabia que o preço dos materiais escolares em 2020 tão com uma tendência de aumento de mais ou menos 8% em comparação com o ano passado? É o que disse um estudo da Abfiae, Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares! Por isso, a quantidade de pessoas que pesquisam bastante antes de escolher esses produtos tem tudo pra crescer.

Então, que tal fazer uma comunicação que vai conquistar a atenção de clientes antes do início das aulas? Nós aqui do blog do Magalu temos algumas dicas pra você!

Conquistando o cliente de material escolar

Quase 80% das pessoas buscam materiais na web antes de ir em lojas físicas

Olha, uma pesquisa divulgada pelo Google no ano passado afirmou que 77% das pessoas faz pelo menos uma pesquisa na internet antes de comprar qualquer material escolar, viu? Então, as oportunidades pra conquistar o cliente antes de ele chegar na loja física são grandes!

E o preço de cada produto pode variar bastante! Pra você ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Procon/SP, neste ano de 2020, mostrou que alguns itens chegam a ter uma diferença de 300% no valor. E o Procon/SC encontrou produtos com mais de incríveis 1000% de variação! Muita coisa, né?

Então, fazendo uma comunicação objetiva, destacando bem as qualidades que o seu e-commerce oferece e mostrando que o produto tá com um preço justo, as chances de fechar a venda e deixar o cliente satisfeito são ótimas! Quer uma ajudinha nessa conversa com os consumidores? Dá uma olhada nesses detalhes em que você precisa ficar de olho na hora de fazer seus anúncios:

Público-alvo: nessa reta final dos anúncios de volta às aulas, é importante conversar com todos os públicos que podem ter interesse nos seus produtos, tá? Por exemplo, vale a pena criar anúncios levando em conta diferentes estilos de vida, região, faixa etária e muitos outros detalhes!

Agora, tem que levar em conta que a publicidade direcionada diretamente a crianças é considerada abusiva desde 2014 por uma resolução do governo, tá? Ainda que ela não tenha força de lei e nem uma punição específica em caso de não cumprimento, pra quem não tem experiência na comunicação específica pros pequenos pode ser interessante focar os anúncios em pais e mães, além de estudantes maiores de idade, como os universitários ou alunos de alguns cursos técnicos.

Descontos e promoções: outra estratégia pra estimular o consumidor a fechar a compra é falar sobre promoções e descontos com um prazo curto pra acabar, sabe? Daí você estimula a compra pelo senso de urgência, pra que eles não percam a oportunidade. Agora, antes de oferecer essa vantagem, tenha em mente que o seu e-commerce não pode ficar no prejuízo!

Kits: a praticidade também é uma aliada pra convencer os internautas na hora da compra, viu? Então, dependendo dos produtos da sua loja virtual, dá pra montar kits muito completos! Daí, o cliente vai conseguir de um jeito simples o que precisa e você até aumenta seu ticket médio.

É possível montar desde opções simples com canetas, lápis, lapiseiras, cadernos e mochila, até outros temáticos e com vários outros produtos, como garrafinhas de água, tesouras, réguas e muito mais. Prático, né?

Prazo de entrega: agora, na hora de anunciar os produtos ou mesmo quando for fechar a venda, é importante ser objetivo na fala sobre prazo de entrega, combinado? É que tem alunos podem até não precisar de alguns itens logo no início das aulas, mas em outros casos a chegada dos itens é urgente. Então, pra evitar situações delicadas com os clientes, o ideal é sempre deixar essa informação bem explicada!

Ficou em dúvida se vale a pena divulgar os preços das suas promoções nas redes sociais? Essa matéria aqui pode te ajudar a decidir!

Fala sério, é bem mais fácil aproveitar todas as oportunidades pro seu e-commerce no dia a dia com as dicas aqui do blog do Magalu, né?

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