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YouTube da Luiza Trajano: o que posso aprender com os conteúdos do canal?

É muito recomendado que empreendedores busquem conhecer outras personalidades do mundo corporativo para se inspirar e aplicar seus conceitos na gestão do seu negócio. Nesse sentido, o canal no YouTube da Luiza Trajano é um clássico exemplo para quem busca importantes lições sobre o mercado.

Eleita recentemente pela revista Time, como uma das 100 pessoas mais influentes ao redor do mundo, sua visão é fonte de inspiração para grandes líderes. Afinal de contas, como uma mulher conseguiu transformar sua loja, inaugurada em 1957, como uma das maiores redes varejistas, além de ser avaliada em mais de dezenas de bilhões de dólares?

Antes de você acessar o canal do YouTube, gostaríamos que você conhecesse mais sobre essa personalidade e o que aprenderá ao consumir os conteúdos dela. E é sobre isso que abordaremos neste material, confira!

Entenda por que conhecer o canal do YouTube da Luiza Trajano

Afinal de contas, você sabe quem realmente é Luiza Helena Trajano? Fundadora e atual presidenta do conselho do grupo Magazine Luiza, empresa considerada a mais admirada no Brasil, segundo levantamento feito pela Ibevar-Fia em 2020. 

Além disso, quando mencionamos sobre ela, hoje também conhecida como Magalu, estamos mencionando sobre uma empresa altamente conhecida pela inovação e o impacto gerado com as suas ações sociais.

E é sobre essa grande admiração que o grupo possui, encabeçado por Luiza, que a trouxemos como referência na área do empreendedorismo. Como tornar o meu negócio inovador, admirável, responsável e lucrativo? Essa é uma preocupação que todos devem ter ao empreender, afinal, ter uma empresa não é apenas sobre vender.

Veja as 7 lições que aprenderá no canal do YouTube da Luiza Trajano

Mas então, o que podemos ver no canal da Luiza e como ele será um diferencial para minha carreira como empreendedor? Alguns aspectos são fundamentais para que um negócio seja prosperador:

  • aprender com os erros;
  • liderança e o cuidado com a equipe;
  • força feminina;
  • valores em primeiro lugar;
  • saber ouvir seus consumidores;
  • buscar por inovação e tecnologia;
  • estar presente.

Logo abaixo explicaremos detalhadamente o que é abordado sobre esses temas e como eles são relevantes para o seu negócio. Além disso, também aprofundaremos sobre como desenvolver cada uma dessas lições, confira! 

1. Aprender com os erros

Por mais que tenhamos todos os preparos possíveis, é impossível garantir que nunca aconteça erros. Isso é comum e faz parte do nosso cotidiano como empreendedor. Entretanto, a grande experiência é aprender com eles e como podemos nos desenvolver com isso. 

Uma importante fala da Trajano é: “Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. O importante é redirecionar o erro rapidamente”. Mais do que buscar corrigir falhas, é procurar entender como aquilo aconteceu e o que precisa ser feito para não repetir.

Essa capacidade é fundamental, principalmente quando se está começando e os erros são muito mais comuns do que imaginamos. Além disso, os erros dos outros também devem servir como aprendizado para nós mesmos. 

2. Liderança e o cuidado com a equipe

Gerir um grupo de pessoas nem sempre será uma tarefa fácil: delegar tarefas, lidar com diferentes pessoas, solucionar atritos, entre outros desafios fazem parte do cotidiano de uma pessoa gestora. 

Para Luiza, a equipe é o coração de uma organização e eles devem ser cuidados com muita atenção. Nada adianta uma empresa extremamente bem desenvolvida, com processos definidos e diversas tecnologias adotadas se não atentarmos ao bem mais precioso: capital humano.

Portanto, a grande dica é escutar sempre seus colaboradores para as tomadas de decisão. Mesmo que tenhamos ferramentas que gerem dados precisos, são eles que estão no dia a dia da empresa e tendem a ter propriedade sobre determinados assuntos.

Além disso, devemos sempre buscar desenvolvê-los. Ver um colaborador crescer é a grande virtude do líder.

3. Força feminina

Não é à toa que Luiza é a líder do grupo “Mulheres do Brasil” que já reúne mais de 95 mil mulheres no Brasil e no exterior. Mulheres batalham pela injustiça cultural que as reduzem na sociedade e, principalmente, no mundo corporativo.

A ideia de Trajano é que todas tenham os recursos necessários para conquistar as mesmas oportunidades. Suas capacidades não devem ser reduzidas, nem questionadas, assim como seus direitos dentro da organização.

Portanto, um dos maiores ensinamentos que podemos observar no YouTube da Luiza Trajano é o respeito e igualdade que as mulheres devem ser tratadas, bem como eliminar o machismo enraizado em nossa cultura.

4. Valores em primeiro lugar 

O papo de definir os valores da sua empresa não é mera aparência. Em quais princípios você acredita que são importantes transparecer em seu negócio? Esse é um assunto muito abordado no canal. 

Vivemos em uma sociedade que passa por uma grande transformação. A todo momento precisamos estar atentos a essa grande mudança e colocá-los em prática. Não somente internamente com a preocupação com seu capital humano, mas com a sociedade.

E é justamente por esse motivo que o grupo Magalu tem tanto apelo às ações sociais. Não é só uma questão de “fazer bonito” para ter uma boa reputação, mas sim acreditar em seus valores e saber contribuir para um lugar mais justo e humano.

5. Saber ouvir seus clientes

Aquele papo de “cliente sempre tem a razão” não se aplica aqui. Esse é um conceito aplicado de maneira errônea em escritórios e empresas. Entretanto, uma verdade é: saiba ouvir seus consumidores, eles têm muito a ensinar.

Esse foi um grande diferencial da Luiza no começo da sua carreira como empreendedora: ela conversava com os clientes e sabia dar atenção a eles. Como consequência, a sensibilidade na dose certa gerava uma relação de proximidade e confiança. 

“Um negócio só é fechado a partir do momento que tocamos na emoção do consumidor e não na razão”, essa é uma fala de Luiza que sempre esteve presente e deve ser inspirada em muitos que desejam engajar e fidelizar seus consumidores.

6. A busca pela inovação e tecnologia

Você certamente já deve ter visto a personagem Lu, presente em redes sociais e outros veículos de comunicação, certo? Ela surgiu em 2009 e de lá para cá, se tornou referência para muitas outras empresas criarem seus embaixadores virtuais.

A Lu ajuda a criar uma personificação para a empresa e, como consequência, novamente, uma aproximação entre consumidores e marca. Mais do que isso, é o conceito da inovação e tecnologia por trás disso.

Uma empresa sempre deve buscar a evolução e tendências do mercado. Elas serão fundamentais para o seu crescimento, além de tornar o negócio mais eficiente e promover a experiência do cliente.

E não tenha medo de inovar, todas as mudanças são essenciais para o crescimento. Lembrando que se tivermos erros no caminho, eles não devem ser ignorados. Devemos usá-los para aprender e evoluir.

7. Esteja presente

Estar presente é uma das principais dicas que podemos ter no canal da Luiza. Além de dar oportunidade para que seus clientes sejam ouvidos, é preciso oferecer diferentes meios de comunicação.

Por esse motivo, esteja presente em diferentes canais. Opte por não se limitar a redes sociais e invista em todas as tendências que surgem para o seu mercado. Assim, quanto maior for sua atuação, mais lembrado seu negócio será.

Em resumo, esses são alguns dos aprendizados que você conhecerá no canal do YouTube da Luiza Trajano. Eles são fundamentais no mercado atual e para o comportamento da nossa sociedade.

E aí, ficou curioso? Conheça o canal da Luiza Trajano e compartilhe este conteúdo com outras pessoas em suas redes sociais e permita que eles saibam o que a Luiza tem a compartilhar com seus ideais! 

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