Youtube: vale a pena pra e-commerce?

Sabia que mais de 90% da população brasileira on-line acessa o Youtube pelo menos uma vez ao mês? Pois é! E, além de entretenimento, as pessoas também usam esse canal pra procurar por dicas pro dia a dia, marcas e produtos. Por isso, muitos e-commerces já começaram a criar seus espaços nessa rede! Agora, quer saber se vale a pena fazer vídeos pra essa plataforma pra sua loja e como planejar esse conteúdo? Nós aqui do Magalu temos algumas dicas pra te dar!

Equipamentos básicos pra começar

Olha, ter um conteúdo de boa qualidade é fundamental pra passar credibilidade pra sua audiência, viu?

Então, se você quer começar um canal no Youtube, é importante ter alguns cuidados básicos com iluminação, foco de imagem e captação de som, por exemplo. Mas não precisa investir logo no início numa câmera de última geração, microfones supermodernos e computadores potentes pra edição. Um smartphone com boa câmera, microfone e um acessório de iluminação extra já servem pra fazer conteúdos incríveis!

A dica é avançar aos poucos e ir testando o seu dia a dia na produção de vídeos, sabe? E pode pedir pras pessoas que viram seu conteúdo opinarem sobre o que gostam. Com o tempo, você vai descobrir quais melhorias precisa fazer!

Pensando o seu conteúdo

Antes de começar a gravar seus vídeos, é legal dar uma olhada no que seus concorrentes tão fazendo, tá? Também vale checar os canais de grandes empresas, como o nosso do Magalu, porque tem ideias pra assuntos simples de botar em prática e que podem fazer sucesso com seus seguidores! Isso se chama benchmarking e serve pra te dar ideias. Mas atenção: não pode copiar conteúdo dos outros como se fosse seu!

Tem muita informação legal que você pode falar no seu canal, viu? Por exemplo, dá pra apresentar produtos, mostrar como cuidar melhor deles, desenvolver rankings de qualidade e muito mais! 

Agora, antes de começar a gravar, tem que pensar o tema de alguns vídeos e planejar pelo menos uma linha geral do que pretende dizer em cada um, combinado?

O tempo de cada vídeo pode variar muito levando em conta cada assunto e quanto você vai aprofundar ele, mas tem vários e-commerces que fazem vídeos bem curtinhos de até dois minutos, enquanto outros chegam a falar meia hora de um tema. Quanto mais tempo, maior a preparação anterior que precisa ter!

A importância de editar o vídeo

Olha, gravar todo o seu vídeo de uma vez pode ser desafiador! Já pensou gravar um vídeo inteiro de 30 minutos e, no finzinho, acontecer um barulho próximo que estraga todo o trabalho? Por isso, o ideal é entender como funciona a edição de vídeo. O legal é que tem vários programas pra computadores, tablets ou smartphones, que são fáceis de usar pra fazer ajustes básicos!

Ah, e aplicativos como o Filmora Go, disponível pros sistemas operacionais Windows, Android, iOS, são práticos pra quem tá iniciando o aprendizado em edição!

Agora, se tiver tempo de pesquisar melhor como os programas de edição funcionam e quiser fazer vídeos com um visual mais moderno e detalhado, daí é melhor escolher ferramentas como o Lightworks, um aplicativo gratuito disponível pra Windows, Linux e MacOS que é usado até pra editar filmes famosos!

Paciência é fundamental

Pode variar bastante o tempo, mas é raro um canal iniciante no Youtube alcançar rápido um público muito grande, tá? Então, é importante seguir gravando e postando mesmo que o resultado inicial não seja exatamente o que você esperava!

Além disso, precisa fazer a divulgação do seu canal também pra que as pessoas conheçam ele. Pode fazer posts em outras redes sociais suas, anunciar em fóruns de discussão sobre os produtos que você vende e até escrever pra blogs sobre empreendedorismo ou da sua área de atuação, como tecnologia ou beleza! Daí seus vídeos vão ficando conhecidos aos poucos.

E se você precisa de vídeos pra divulgar um ou poucos produtos que fabrica, mas não quer ter o trabalho de manter um canal no Youtube, pode ser legal escolher um influenciador digital Youtuber! Os influenciadores costumam ser experientes e podem ajudar bastante sua loja a ficar mais conhecida. Pra saber mais sobre essa opção, é só clicar aqui

Gostou? As melhores dicas pro seu negócio tão aqui no blog da Magalu! Vem dar uma lidinha nos nossos outros textos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa